sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Deus Criou Lúcifer Perfeito?

Segundo uma boa parte dos cristãos, Deus criou tudo e tudo que ele criou era bom. Entre suas criações encontramos a figura mais odiada de todas: Satanás. Deus o teria criado puro e belo, mas este escolheu se rebelar contra seu criador. Como muitos dizem: “Deus não criou Satanás, criou Lúcifer”. Deus criou um ser sem maldade, mas devido ao seu livre arbítrio, se tornou orgulhoso, iníquo. Mas nessa história há algo estranho.

Se Deus criou Lúcifer perfeito (quando digo perfeito, não estou o comparando a Deus, mas apenas dizendo que Lúcifer foi criado sem mácula, sem maldade), como este ser perfeito veio a se tornar tão mal? A resposta mais dada a essa pergunta é que Lúcifer tinha livre arbítrio e poderia escolher seu próprio destino. Mas essa não me parece uma boa resposta. Se Lúcifer foi criado perfeito, como ele fez mau uso do seu livre arbítrio, se rebelando contra Deus, que ele mesmo sabia ser infinitamente mais poderoso que ele? Como um ser perfeito faria mau uso do seu livre arbítrio pra comenter um verdadeiro suicídio? Tudo bem que ele tivesse sua liberdade de escolha, mas um ser perfeito usá-la pra se destruir, é esquisito, não acham? Isso é chamar Lúcifer de burro! Eu não consigo conciliar um ser perfeito com uma atitude tão medíocre!

Segundo a interpretação mais comum (ao menos aqui no Brasil), se encontrou iniquidade em Lúcifer. Como se pode encontrar iniquidade em um ser perfeito? De onde veio essa iniquidade? Se Lúcifer foi criado por Deus, essa iniquidade foi colocada em Lúcifer por Deus. Alguém pode retrucar afirmando que não há nenhuma maldade em Deus. Bem, mas isso nos traz um pequeno problema: se em Deus não se encontra maldade, se não foi ele quem colocou isso em Lúcifer quando o criou, de onde veio essa iniquidade?

Já vi uma explicação que dizia que um ser perfeito pode se tornar desobediente e orgulhoso, como Adão e Eva se tornaram. Mas essa comparação se mostra inadequada. Adão e Eva desobedeceram a Deus por influencia da serpente (que pra muitos era Satanás). Antes de Adão e Eva, já havia um mal. Na verdade, eles teriam sido induzidos por esse mal. Quando Lúcifer se rebelou, não havia nenhum mal. Ou havia? Excluindo Lúcifer, o que teríamos de maldade?

Outra diferença óbvia entre Adão e Eva e Satanás, é que Adão e Eva ao desobedecerem Deus, foram expulsos do paraíso, tiveram que batalhar seu alimento, se tornaram frágeis mortais. Por sua vez, Satanás é um ser com muitos poderes. Pra muitos, seria ele a causa dos males do mundo. Seria ele o inimigo de Deus, o inimigo de nossas almas, aquele com poder pra nos destruir, inclusive.

Você cristão, que sabe que Deus existe e que ele é todo-poderoso, usaria seu livre arbítrio pra se rebelar contra Deus e querer ser igual ou maior que ele? Mesmo você sendo um pecador, cheio de falhas, que tem medos, fome, sede, que sofre influências, que adoece e morre, você não o faria! E como Lúcifer o fez?

Alguém deve se perguntar aonde estou querendo chegar. Acho que a grande questão aqui é: qual a origem do mal?

Se Deus criou Lúcifer perfeito, como explicar a iniquidade encontrada nele? De onde ela veio?
Se Deus criou Lúcifer imperfeito, significa que Deus colocou nele a iniquidade. Isso inoncentaria Satanás. O tornaria uma vítima, pra ser mais exato. Se Deus o criou pra ser mal, como poderíamos condená-lo?

Deus é o criador do bem e do mal, é o que muitos alegam. Ora, se Deus é o criador do bem, Deus é o criador do amor, da amizade, da verdade, da generosidade, da paz, do afeto. Se Deus é o criador do mal, Deus é o criador do ódio, da inveja, da vingança, da crueldade, da mentira, do egoísmo, da ganância. O mesmo Deus que enviou Jesus pra pregar o amor, a verdade e a salvação é o mesmo criador do pecado?

(Carlos Wilker)


*Eu sei que muitos entendem Satanás como uma metáfora. Ou seja, não existe o mal, apenas a ausência do bem. Também há os entendem o relato do Jardim do Edén como uma liguagem poética e metafórica. Mas esse texto é dirigido pra quem acredita que Satanás é o mal personificado e pra quem entende a história do Jardin do Edén de forma literal.

O Religioso Leitor de Mentes

Se você é ateu e costuma conversar com religiosos, já deve ter ouvido que você não é ateu, que você pensa que é. Não existem ninguém ateu! afirmam.

Eu já tive a honra de ouvi isso várias vezes. Da última vez, conversava com um religioso aparentemente culto e com alguma credencial acadêmica. Quando ele me disse que já tinha sido ateu, eu disse que era. Ele respondeu: “não, você não é ateu”. Cai na risada. Talvez eu tenha sido mal educado, mas não guentei.

Muitas vezes alguns argumentam que todo mundo crê em alguma coisa, por isso não existem ateus. Quando alguém diz isso, demonstra não saber o que é ser ateu. Claro que todo mundo crê em alguma coisa! No entanto, o que faz alguém ser classificado como ateu é o fato dele não acreditar na existências de divindades, deuses, seres sobrenaturais. No grego antigo, o adjetivo ἄθεος (transl.: atheos) é formado pelo prefixo a, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então, "sem deus" [1].
Alguém pode acreditar em diversas coisas, porém, se não acreditar na existência de divindades, será classificado como ateu.

Muitos religiosos repentem como mantra que não existem ateus, que ninguém é ateu. Quando você for contemplado como alvo de tal afirmação, faças às seguintes perguntas: como você sabe que eu não sou ateu? Como você que não existem ateus? Por acaso, você ler a mente das pessoas?

Normalmente repetem a mesma ladainha. Uns falam que você deve ter tido alguma decepção, outros falam que você deve ter Jesus como exemplo, e não outros seres humanos. Se você for ex-crente, poderão perguntar qual era a igreja que você frequentava. Se não era a denominação da qual ele faz parte, possivelmente vai colocar a culpa na sua ex-igreja. Aqui mais uma vez ele ler sua mente, já conhecendo os motivos que o levou a ser ateu. Repita as mesmas perguntas e pergunte se ele anda investigando sua vida e vigiando seus passos.

Se você tiver tempo, paciência e humor, pode afirmar que ele não é crente em deus, que não existe ninguém que acredite em deus. Mas isso será uma opção sua. Entre esses três itens, me falta paciência.

(Carlos Wilker)

[1] Wikipédia

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Se aproxima o Natal. È tempo de refletir. Refletir sobre o presente que você vai dar e sobre o qual você gostaria de ganhar. Também é tempo de refletir sobre onde você vai ceiar e onde vai passar suas férias. E é bom você refletir rápido, pois as lojas estão ficando lotadas e os hóteis sem vagas!

É tempo de ser feliz. E há inúmeras formas de ser feliz. Por exemplo: você pode aproveitar promoções e comprar roupas, calçados ou quem sabe, uma geladeira nova. As portas pra felicidade estão abertas. Inclusive, quero agradecer ao rádio e a TV que me lembraram de comprar algumas coisas que eu nem lembrava que precisava.

É tempo de parar e pensar no que você fez no ano que se finda. Pensar nos erros que cometeu e em uma forma de cometê-los novamente, sem que ninguém desconfie de nada.

É tempo de união. Afinal, todo mundo fica de férias e seria muita sacanagem não visitar os parentes! Pensando bem, o Carnaval também deveria ser tempo de união. Mas com praias, axé, frevo e blocos carnavalescos, quem vai querer ficar em casa? Iremos todos viajar. Na verdade, nem todos. Voltando ao assunto da geladeira, tenho uma em ótimo estado pra vender.

É tempo de pensarmos no próximo. Principalmente em sua esposa, que vai te matar se não ganhar nada! Pensar em seus familiares, que as propagandas fazem questão de lembrar que você será um monstro se não comprar nada pra eles. Nessa época, muitos pensam e ajudam pessoas necessitadas. No restante do ano, sofrem de amnésia.

É tempo de abraçar, de está juntinho. É uma ótima chance pra você abraçar sua vizinha linda que nunca olhou pra você. Ou quem sabe, dar aquele abraço apertado no amigo muscoloso de seu esposo baixinho e gordo.

É tempo de luzes e cores. Você pode se vestir de Papai ou Mamãe Noel, enfeitar sua casa. Também pode disfarçar seu egoísmo e sua falsidade. Um abraço e um desejo de feliz natal desempenha esse papel perfeitamente.

Papai Noel vai trazer presentes para todas as crianças. Quer dizer, quase todas. Talvez pela idade já avançada, Papail Noel costuma esquecer de boa parte das crianças pobres. Uma possível justificativa é que ele desce pela chaminé. Como muitas crianças nem ao menos tem casa, a entrada triunfal do bom velhinho se torna impossível.

No dia 25 de dezembro comemoramos o nascimento do menino Jesus. Mesmo sabendo que é consenso entre os estudiosos que Jesus não nasceu em dezembro. Você talvez pense: pouco importa o que os estudiosos dizem! O problema é que nem mesmo a bíblia diz que Jesus nasceu nesse dia.
Eu fico pensando: o que Jesus pensa sobre milhões de pessoas comemorando seu nascimento no dia e mês errados, mesmo sabendo disso? Bobagem! O que importa é a tradição.

No entanto, devemos olhar pra o menino Jesus na manjedoura. Entender e praticar sua mensagem de amor. Um bom começo seria deixar de ser machista e tratar às mulheres como você não gostaria de ser tratado, parar de mentir dizendo que respeita os homossexuais, mas fica zombando quando algum passa. E cuidado pra não encher a cara novamente e colocar sua vida e a de sua família em risco! Logo você, que vive afirmando que as drogas não leva a lugar nenhum, quase leva sua família para o cemitério no Natal do ano passado.

A Globo disse que hoje a festa é sua, é nossa, é de quem quiser. Também disse que nossos sonhos serão verdades. O curioso é que muitos querem, muitos sonham, e no entanto... enfim, deixa pra lá!

Muito dinheiro é gasto na iluminação das cidades. E ficam mesmo lindas! Praças, postes e árvores iluminadas ofuscam uma saúde na U. T. I. e uma educação ignorante.
Mas não vamos ser pessimistas e pensar em coisas negativas. É tempo de reflexão, felicidade, união e amor. Apesar tudo, temos um grande motivo pra comemorar: o feriado! O que mais poderia ser?

(Carlos Wilker)

Um Desafio Justo

Venho aqui fazer um desafio aos líderes e pregadores religiosos, sejam padres, pastores ou algo semelhante. Meu desafio é endereçado a quem afirma e ensina que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno.
Acho necessário fazer uma distinção entre essas quatro coisas. Eu sei que a princípio parece ser uma coisa só, mas não é. Exemplos: pode existir vida após a morte, mas talvez não seja uma vida eterna; pode ser que exista imortalidade, mas que não exista céu e inferno. No entanto, o meu desafio inclue esses quatro pontos.

MEU DESAFIO É QUE VOCÊS ME MOSTREM COMO VOCÊS SABEM QUE EXISTEM TAIS COISAS.

Eu explico melhor. Vocês AFIRMAM que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno. Estou perguntando como é que vocês sabem disso. Se afirmam e ensinam isso, devem ter firmes alicerces que sustentam tais afirmações. Se tem certeza absoluta que tais coisas existem, é por que de alguma alguma forma, sabem.
Já fiz essa pergunta muitas vezes e sempre ouço basicamente as mesmas respostas. Porém, são respostas fracas, vazias, que não esclarecem nada. Eis algumas respostas que já ouvi:

1. EU CREIO.
Não estou perguntando se vocês creem. Eu sei que creem. Ao menos é isso que afirmam.

2. A BÍBLIA NOS DIZ QUE ESSAS COISAS EXISTEM. ACREDITAMOS NO QUE A BÍBLIA DIZ.
Não estou perguntando se a bíblia diz. Estou perguntando como vocês sabem que isso o que ela diz, é verdade.

3. EU SEI QUE ISSO CONTRARIA A RAZÃO. ACREDITAMOS PELA FÉ.
Não falei em razão. Nem como vocês acreditam. Perguntei como vocês SABEM.

4. ISSO É LOUCURA PRA OS HOMENS.
Quem perguntou? Isso é fugir da pergunta.

5. VOCÊ PODE PROVAR QUE NÃO EXISTE?
Não afirmei que não existe. Perguntei como vocês sabem que existe.

6. SE DEUS É TODO-PODEROSO E CRIOU TUDO, POR QUE NÃO PODERIA FAZER COM QUE EXISTA VIDA APÓS A MORTE, IMORTALIDADE, CÉU E INFERNO?
Primeiro. Poder é um, fazer é outro. Se Deus existe e é poderoso, nada o impediria. Mas isso não significa que o tenha feito. Segundo. Deus existindo e sendo poderoso, abre uma boa possiblidade, com certeza. Porém, os religiosos não pregam que há possibilidades, pregam que com certeza absoluta existem tais coisas. Eles afirmam mesmo!

Que espécie de evidência seria convincente? Se começassem mostrando como nossa mente (pensamentos e sentimentos) sobrevive após a destruição do cérebro e como ela continua existindo eternamente, seria um ótimo começo!
Se nos mostrasse como sabem que existe mesmo um céu e um inferno como diz a bíblia e, que não são apenas mitos. Sinceramente eu não sei como vocês farão isso, mas se andam ensinando isso por aí como uma verdade absoluta, devem ter seus meios.

E isso é algo muito sério! É isso que é ensinado todos os dias nas TV, no rádio, nas igrejas. Por isso chamo de um desafio justo. Afinal, isso envolve quem gasta tempo e dinheiro em nome de crenças como essas. Milhões de pessoas ensinam e aprendem essas coisas. Caso não existam, poderíamos afirmar sem reservas que o cristianismo trata-se de um tremendo engano!

Ainda existem uns caras de pau que falam que se eles estiverem errados, ninguém perde nada. Passam anos e anos ensinando isso, pessoas disponibilizam dinheiro, tempo, esforço físico e mental, mas se eles estiverem errados, ninguém perde nada?!

Também há os que falam que são felizes, independente de qualquer coisa. Cada um faz o que quer de sua vida e é feliz como quer. Eu, particularmente, não chamaria de felicidade viver uma vida de engano, entregar meus dias de vida em troca de algo irreal. Ilusão seria a palavra mais adequada, penso eu. Mas isso não vem ao caso.

Repito meu desafio:

ME MOSTREM COMO VOCÊS SABEM QUE EXISTE VIDA APÓS A MORTE, IMORTALIDADE, CÉU E INFERNO.

Aguardo boas respostas. Obrigado.


(Carlos Wilker)

E-mail: carlosateista@hotmail.com

O Esconderijo de Deus

Existem muitas perguntas sem resposta. E provavelmente sempre haverá. Pra essas perguntas sem resposta, muitos invocam deus como explicação. Temos muitos exemplos disso ao longo da história: os raios eram causados por alguma divindade; epilepsia era possessão demoníaca; o espirro era um demônio saindo; doenças como a Peste Negra, era um castigo divino. Ou seja, quando não sabíamos explicar algo, atribuíamos a alguma divindade. Isso não mudou. Ainda hoje, quando não sabemos explicar alguma coisa, tendemos a recorrer a divindades pra termos uma explicação, uma resposta.

Certa vez conversava com uma pessoa religiosa e ela disse que acreditava em deus por causa da origem da vida. Pra ela, a única explicação pra origem da vida, é deus. Segundo ela, esse é motivo mais forte pra ela acreditar firmemente que deus existe: a origem da vida.
A ciência ainda não tem uma explicação definitiva pra como a vida começou a existir. Assim como não tem explicação pra muitas outras coisas, o que é absolutamente normal. Se a ciência explicasse tudo, pra que serviria? Pra que serviria um detetive se não houvesse mais nada pra se investigar?

No entanto, deus está por trás da origem da vida. Não sabemos explicar por que quando alguém boceja quem estiver próximo tenderá a bocejar também. Há algumas hipóteses, apenas. Mas deus não está por trás dos bocejos ou está? Não conheço ninguém que afirme isso. Afinal, bocejos não são algo que desperte admiração e mistério. A origem da vida sim, é diríamos, mais romântica.
Suponhamos que daqui há mil anos a ciência explique a origem da vida. Suponhamos que a vida tenha vindo de uma espécie substância que chamaremos de M. será que algum religioso vai deixar de acreditar que existe um deus, já que temos a explicação pra origem da vida? Creio que não. A pergunta vai apenas mudar: qual a origem da substância M?

Quando converso com pessoas crentes em deus, uma das coisas que mais ouço é que a ciência não explica isso ou aquilo. E daí? Só por que não explica, significa que é deus a explicação? O fato de alguém não explicar algo não quer dizer que não haja explicação! Tanto no campo científico, histórico e até teológico, há muitas coisas que não sabemos explicar. Mas isso não significa que essas explicações não existam!

Independe de evidências e novas descobertas científicas, sempre arrumarão um lugar pra deus. Como é plausível que vá sempre existir mistérios, sempre haverá lugar pra deus se esconder.
Já me perguntaram se eu conhecia a origem da vida. Respondi que não. Num tom triunfal e zombador, afirmaram que foi deus. Perguntei se poderiam fornecer evidências disso ou se iria ficar apenas na afirmação. Disseram que creem, que é uma questão de fé. Mesmo que tenha sido deus, mas sem evidências, como poderemos saber? Eu poderia formular várias explicações, mas se eu não fornecesse evidências, de que adiantaria? Se você diz que deus criou a vida, forneça evidências acessíveis que sustente isso. Frases, versículos, histórias e palavras bonitas ou comoventes, não são evidências! Enquanto você não fizer isso, sua explicação fica de lado esperando.

Muitas coisas que hoje a ciência explica, há algum tempo atrás, eram perguntas sem respostas. Parece que há uma torcida pra que a ciência não descubra a origem da vida. Pois quando isso acontecer, terão que mudar seu discurso. Inclusive, as hipóteses atuais sobre a origem da vida são melhores explicações do que um ser pessoal, imaterial, atemporal e inteligente. Mesmo que exista, até o presente momento, a ciência não precisou recorrer a nenhuma mente fantasma pra explicar nada.

O geneticista Jerry Coine disse: “se tem uma coisa que a história da ciência nos mostra é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus.”

(Carlos Wilker)

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Comentário Sobre Uma Pregação

Há alguns dias ouvi uma pregação de um pastor. Durante sua pregação, ele falou sobre ciência, Teoria da Evolução e incredulidade. Ele foi infeliz em algumas colocações e farei um breve comentário sobre elas. A questão aqui não é que ele deveria concordar ou não com a Teoria da Evolução ou com os ateus. A questão é que ele demonstrou que estava opinando sobre algo que não conhece. Ao menos foi isso o que aparentou. O que é triste nisso é que ele é um líder religioso influente. Com certeza milhares de pessoas ouviram o que ele disse e tomaram aquilo como informações verdadeiras. Eu separei algumas pérolas de sua pregação.

“A EVOLUÇÃO É APENAS UMA TEORIA ACADÊMICA”

Ele mostrou claramente que não sabe o que é uma teoria na ciência. Vamos ver o que o Oxford English Dictionary nos diz:

Teoria, acepção 1: Conjunto ou sistema de ideias ou afirmações apresentado como explicação ou justificativa de um grupo de fatos ou fenômenos; hipótese que foi confirmada ou estabelecida por observação ou experimentação e é proposta ou aceita como explicação para os fatos conhecidos; declaração do que se considera como as leis, princípios ou causas gerais de algo conhecido ou observado.

Teoria, acepção 2: Hipótese proposta como explicação; por conseguinte, mera hipótese, especulação, conjectura; idéia ou conjunto de idéias a respeito de alguma coisa; opinião ou idéia individual.

Na ciência, a palavra Teoria é usada na primeira acepção. E muitos cientistas já estão cansados de esclarecer isso. Posso citar dois exemplos de teorias científicas: a teoria heliocêntrica e teoria gravitacional.
A teoria heliocêntrica é a que nos diz que os planetas do nosso sistema solar gira em torno do sol. Alguém discorda? Mas não é apenas uma teoria? A gravitação, segundo Kenneth R. Miller (Brown University), é uma teoria. Mas se alguém duvida dessa teoria, pule do 10º andar de um prédio e veja se ela merece confiança. Tudo bem, estou exagerando. Solte um tijolo no pé, então.

“A EVOLUÇÃO NÃO FOI PROVADA”

O pastor afirmou que a Evolução não foi provada. Acho pertinente colocar dois pontos aqui.

1) Usamos a palavra PROVA quando nos referimos a questões científicas, mas o ideal seria usar EVIDÊNCIAS. Na verdade, só existem provas em Matemática. Provada, no sentido rigoroso da palavra, desconheço teorias assim. No entanto, temos muitas evidências que torna a Evolução a melhor explicação para muitos fatos. A Genética e a Paleontologia podem nos fornecer muita coisa. Ao contrário do que muitos pensam, não temos apenas os fósseis como evidências. Na verdade, mesmo que não tivéssemos nenhum, a Evolução ainda estaria de pé.

2) Pelo que entendi, ele quis dizer que se a Evolução não está provada, não devemos acreditar nela. Aqui ele atira no próprio pé. Anjos, demônios, diabo, céu, inferno, Maria ficou grávida através de um espírito, etc. Estas coisas foram “provadas”? Se não foi, podemos descartar, certo? No entanto, ele citou apenas uma profetada como argumento pra defender a bíblia. E eu louco que ele argumentasse racionalmente sobre a existência de um paraíso celeste, da imortalidade, de seres espirituais, de um inferno que espera ancioso pelos cientistas ateus e materialistas. Mas infelizmente, nunca falam sobre isso. E quando falam, apenas gritam que creem e os irmãos dão glória. Ou dizem que lá no fim nos veremos. Isso além de não ser nada convincente, assusta algumas pobres mentes. E isso pode ser usado por qualquer denominação cristã ou religião.

“NÃO ENCONTRARAM O ELO PERDIDO”

O biólogo Richard Dawkins, eu seu livro O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA: AS EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO, diz:

"... Os negadores da história (criacionistas) até hoje adoram dizer, em um tom de voz que eles julgam sarcástico: "Mas vocês ainda não encontraram o elo perdido", e costumam rematar com algum motejo sobre o Homem de Piltdown. Ninguém sabe quem perpetrou o embuste de Piltdown, mas, seja quem for, é responsável por muita confusão. O fato de um dos primeiros candidatos a fóssil de homem-macaco descoberto ter se revelado um logro forneceu a eles um pretexto para desconsiderar os numerosíssimos fósseis que não são fraudes, e eles ainda não se cansaram de cantar vitória por isso. Se examinassem os fatos, logo descobririam que hoje dispomos de um rico estoque de fósseis intermediários ligando os humanos modernos ao ancestral que temos em comum com os chimpanzés — isso do lado humano da divisão, frisemos. É interessante que ainda não temos fósseis ligando esse ancestral (que não foi nem chimpanzé nem humano) aos chimpanzés modernos. Talvez seja porque os chimpanzés vivem em florestas, e nelas as condições para fossilização não são boas. Na verdade, são os chimpanzés, e não os humanos, que atualmente têm o direito de reclamar de elos perdidos!...

... Os mais tolos de todos esses desafios sobre o "elo perdido" são os dois a seguir (ou as variantes deles, que são muitas). Primeiro: "se as pessoas descendem dos macacos via rãs e peixes, por que o registro fóssil não contém um 'rãcaco'?" Já vi um criacionista muçulmano indagar truculentamente por que não existem crocopatos. Segundo: "acreditarei na evolução quando vir uma macaca dar à luz um bebê humano". Este segundo comete o mesmo erro de todos os outros, e um adicional, que é supor que uma grande mudança evolucionária ocorre da noite para o dia...

... os humanos não descendem de macacos. Temos um ancestral em comum com eles. Por acaso, o ancestral comum seria muito mais parecido com um macaco do que com um homem, e provavelmente o chamaríamos de macaco se o encontrássemos, há cerca de 25 milhões de anos. Mas embora os humanos tenham evoluído de um ancestral que poderíamos sensatamente chamar de macaco, nenhum animal dá à luz uma nova espécie instantaneamente, ou pelo menos não a um ser tão diferente de si mesmo quanto um homem de um macaco, ou mesmo de um chimpanzé. A evolução não é assim. A evolução é um processo gradual de fato, e além disso só tem poder explanatório sendo gradual. Enormes saltos numa única geração — como na ideia de uma macaca dar à luz um ser humano — são quase tão improváveis quanto a criação divina, e excluídos de consideração pela mesma razão: estatisticamente improvável em demasia. Seria ótimo se os que se opõem à evolução se dessem o pequeno trabalho de aprender ao menos os rudimentos daquilo a que se opõem."


“ELES CREEM NA CIÊNCIA, FAZEM DELA UM DEUS. MAS NÃO CREEM NA BÍBLIA”

Eu, particularmente, não creio na ciência. Não no sentido que ele colocou. Eu apenas considero ela a melhor ferramenta pra se explicar a natureza e o universo. Eu nunca orei para as Leis de Newton, nunca conversei com a Teoria Atômica, nem busquei conforto na Física Quântica. A ciência é apenas um meio de pesquisa, de investigação. Disse Einstein: “A ciência é algo primitivo e infantil, mas é a melhor arma que nós temos.” Claro, ele é composta por pessoas com diferentes crenças, opiniões e personalidades. Não podemos generalizar nada. Existem grandes cientistas ateus, judeus, muçulmanos, cristãos, agnósticos, deístas. Alguns podem fazer mau uso dela. Mas isso se aplica a outras áreas. A religião é ótimo exemplo disso.
Existem diferenças consideráveis entre ciência e bíblia. A ciência nos fala sobre substâncias, cálculos, observações, testes, pesquisas em campo ou laboratório, análises detalhadas e rigorosas, metodologias. A ciência é aberta a qualquer pessoa, pouco importando sua crença. Por outro lado, a bíblia nos fala sobre anjos, demônios, diabo, céu, inferno, concepção através de um espírito, jumenta e cobra que falam (os fundamentalistas interpretam literalmente), mortos se levantado, etc. Agora olhe ao seu redor e faça uma comparação.

“NÃO ACREDITEM NESSES PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, ATEUS E MATERIALISTAS”

Temos aqui uma generalização desrespeitosa e um bom exemplo de mania de perseguição.

Existem muitos professores cristãos. Na verdade, os professores ateus que conheço, são minoria. Mas muitos cristãos se sentem perseguidos por que os professores estão ensinando Evolução e Big Bang. Numa aula de ciência, eles querem que ensine o quê? Estão querendo que ensinem sobre o livro de Apocalipse? Mas se eles tem tanto receio quanto à ciência, deviam parar de usá-la em seu benefício! Parem de tomar remédios, de usar eletrodomésticos, transportes. Todas essas coisas coisas são baseadas em conhecimentos relacionados a Química, Física, Biologia. Antes de tomar uma medicação, tente se informar se quem inventou não foi um ateu, um materialista ou alguém que não crê na bíblia.
Ingenuidade tem limite! O pior é que não tem.

“A CIÊNCIA VIVE MUDANDO”

1º) A ciência não vive mudando, vive se aprimorando. Poderíamos alegar que ela vive mudando, se ela reclamasse pra si verdades absolutas. Inclusive, o pastor falou algo sobre isso. Ele falou sobre certeza absoluta, pra ser mais exato. Certezas significam verdades? Claro que não! O fato de você ter plena certeza de algo, não significa que você esteja certo. Exemplos: budistas, judeus, muçulmanos e cristãos tem certeza sobre aquilo que acreditam. Os três grupos estão certos ao mesmo tempo? Óbvio que não! Na ciência, certezas e opiniões não contam muito. Ela trabalha com observações, testes, pesquisas, evidências. A ciência é aberta a novas descobertas, novos fatos. Nenhum cientista que se preze dirá: isso aqui é uma verdade absoluta! Se amanhã a Teoria da Evolução for descartada, muitos dirão que a ciência vive mudando. O que será um tremendo erro. Aqueles que defendem essa teoria, consideram ela a melhor explicação até o presente momento, mas estão abertos a novas descobertas que podem mudar isso, e eles mesmo reconhecem isso. Certeza absolutas independente de qualquer coisas, é uma característica religiosa. Pouco importa evidências, acreditam e pronto!

2º) O cristianismo é que vive mudando! O cristianismo é que tem milhares de igrejas que se chocam frotalmente! Por exemplo: ele é pastor da Assembleia de Deus, mas nós temos milhares de outras denominações. Batista, Adventista, Universal, Igreja Mundial do Poder de Deus, Presbiteriana, Católica, Congregacional e inúmeras outras. Seus ensinamentos e doutrinas se chocam e não será novidade ouvi uma acusando as outras de seitas. É uma tremenda confusão! Igrejas, direta ou indiretamente, trocando acusações teológicas, criticando e até zombando. Cada uma tem sua interpretação pra bíblia. Cada uma reclama pra si a verdadeira interpretação e o resto são falsas doutrinas, enganos, mentiras de Satanás.

“VEJAM A BIOGRAFIA DELES, VEJAM COMO MORRERAM”

Aqui ele parecia falar dos incrédulos.
Quando o assunto é descrença, muitos recorrem a casos de ateus que morreram em sofrimento excruciante, com problemas mentais, ou que até clamaram por deus.
Deixe-me colocar três pontos sobre isso:

1º) Todos morrem. Isso é óbvio, né? De alguma forma cada um vai morrer. Pouco importa sua cor, classe, religião ou filosofia, você vai morrer por algum motivo. Talvez eu morra doente, num acidente, eletrocutado, num assalto ou de qualquer outra forma. Portanto, não vejo nada de anormal em um ateu morrer de qualquer forma que seja. Ateus morrem por motivos que muitos outros seres humanos morrem. Eu não sei porque essa ingênua ênfase em afirmar que ateus morreram loucos, com doenças terríveis, etc. Sem falar que muitas dessas biografias citadas por eles, são muito duvidosas. Exemplo: muitos acreditam piamente que Darwin se converteu no leito de morte. No entanto, não há boas evidências que isso seja verdade. Até mesmo criacionistas defendem que isso é um boato, e que mesmo que fosse verdade, não serviria de argumento contra ou a favor de nada. Pesquise no google ARGUMENTOS QUE OS CRIACIONISTAS NÃO DEVEM USAR, e veja você mesmo. Detalhe: esse artigo é de um cientista criacionista.

2º) A forma como alguém morre não influencia em absolutamente nada no que concerne a Evolução ou existência de deus. Se um ateu morreu pedindo perdão a deus, significa que deus existe? Não. Se um cristão quando estava morrendo, afirmou que deus não existe, significa que deus não existe? Também não. Não podemos esquecer de outros casos. Já pensou sobre o que budistas, muçulmanos, judeus e hindus podem ter dito em seu leito de morte? Já pensou em como muitos morreram? Isso influencia em algo sobre que está do lado certo? De maneira alguma! Se deus existe ou não, isso não tem nenhuma relação com a forma que as pessoas morrem ou que disseram antes.

3º) Mas vamos supor que alguns ateus morrem devorados por doenças ou loucos, porque são ateus. Eu pergunto: milhões de crianças foram estrupadas e mortas. Eram todas atéias pra morrerem assim? Milhões de pessoas foram feitas escravas, tratadas como animais de carga, sofreram abuso sexual, apanharam, foram perseguidas e mortas. Eram todas ateías pra viverem assim? O câncer devora milhões de seres humanos. São todos ateus? Mulheres grávidas são mortas de forma brutal. Atéias? Inúmeras pessoas são portadoras de deficiências físicas ou mentais. São atéias? Muitos passam a vida toda sofrendo e causando sofrimento devido a enfermidades, como tumores no cérebro. Todos eles são ateus? Na bíblia, deus é responsável pela morte de muitas crianças inocentes. Vai me dizer que eram atéias?

Por que essa insistências em citar alguns ateus que morreram por problemas de saúde? Por que não falam sobre os milhões de ateus que morreram “normalmente”? Por que escolhem alguns casos e ignoram que existem muitos ateus no mundo e os que todos os dias morrem?

Eu diria que essa pregação não foi uma bênção.




(Carlos Wilker)

E-mail: carlosateista@hotmail.com

Quem criou tudo: um diálogo entre um crente e um descrente

Crente: Quem Criou Tudo?

Descrente: Quando você pergunta QUEM criou tudo, já está afirmando que ALGUÉM criou tudo. Na verdade, você está apenas perguntando QUEM FOI. Ou seja, você já está partindo do pressuposto que existe um criador.

Crente: Ora, tudo que conhecemos teve um criador: carros, casas, computadores, celulares, relógios, fábricas. Todas essas coisas tiveram um projetista. Por que com o universo seria diferente?

Descrente: Você não pode comparar o universo com essas coisas que citou. Computadores, celulares e relógios são objetos culturais. O universo é algo natural. Nós sabemos que esse objetos foram construídos por pessoas. Temos milhões de exemplos pra conferir isso, mas não temos nenhum exemplo de um universo sendo construído. Nós mesmo podemos ver ou até mesmo construir objetos. Isso não se aplica ao universo. Sua analogia é inadequada.

Crente: Eu sei que essas coisas são diferentes do universo. O universo foi criado por deus e esses objetos foram construídos por nós seres humanos. Estou apenas querendo dizer que tudo precisa de um projetista. Se algo existe é por que alguém criou!

Descrente: Discordo. Você citou objetos e perguntou por que com o universo seria diferente. Ou seja, você realmente fez uma comparação. Quando você diz que tudo que existe precisa de um criador, o faz baseado em quê?

Crente: Ora, em tudo que nos rodeia.

Descrente: Em tudo que nos rodeia? Cite alguns exemplos, por favor.

Crente: Já citei.

Descrente: Ou seja, você está mesmo comparando o universo com objetos. É importante colocarmos dois pontos aqui: 1º) qualquer objeto que você cite será algo construído por serese humanos. E foram construídos com coisas já existentes. Por exemplo: um casa é construída com tijolos, cimento, telhas, etc. Ou seja, é um objeto construído com coisas que já existem. Na verdade, é um arranjo, não uma criação. 2º) quem defende que deus criou tudo, afirma que não existia nada e do nada deus criou tudo. Ou seja, não havia matéria, tempo e espaço. Do nada deus criou tudo. Sabemos que objetos são construídos por seres humanos que se utilizam de coisas que já existem. Mas baseado nisso, não posso afirma que absolutamente tudo que existe precise de um criador.

Crente: Você pode citar alguma coisa que não precise de um criador?

Descrente: Eu não disse que existe ou não existe algo que não precise de um criador. Eu disse que baseado apenas no raciocínio dos objetos, não posso fazer isso. Mas já que você perguntou, vou me referir ao cosmos. Quando falo cosmos, estou me referindo ao tempo, espaço e toda e qualquer partícula de matéria que exista. Eu sinceramente não sei se tudo isso realmente precise de um criador. Como eu posso saber? Você mesmo reconhece que deus não precisa de um criador.

Crente: Claro. Deus é incausado. Deus é o princípio de tudo.Serai ilógico perguntar a causa do que causou tudo. Seria sem sentido perguntar a causa de algo incausado.

Descrente: É nisso que discordamos. Pode ser que tudo que exista não tenha um causa. Pode até ser que tenha uma causa, mas pode ser que o contrário seja verdadeiro. Não estou aqui argumentando diretamente contra ou a favor de nada. O que estou atacando é sua pergunta, que já pressupõe um criador. E também discordo de sua analogia com os objetos que nos rodeia.

Crente: Se você defende a Teoria do Big Bang. Defende que o universo teve um causa.

Descrente: Eu defendo a Teoria do Big Bang. Mas essa teoria se refere apenas ao “desenvolvimento” do universo. Ela não diz nada sobre a origem TUDO, como muitos pensam. Veja que ela diz que havia um densa quantidade de matéria. Ora, isso já é alguma coisa. O Big Bang não exclue a possibilidade tudo não ter um causa.

Crente: Se não havia tempo, matéria e espaço, o que nos resta? Sem dúvida, Deus é a melhor explicação. Você conhece alguma coisa que veio a existir do nada? Se conhece, por gentileza me diga. Portanto, temos um universo que veio a existir do nada!

Descrente: Primeiro: eu não conheço nada que veio do nada. No entanto, eu expliquei que a Teoria do Big Bang não diz isso. Não confunda a palavra UNIVERSO com a palavra TUDO. Segundo: você conhece alguma coisa que uma pessoa imaterial, atemporal e pessoal criou a partir do nada? Você pergunta se eu conheço algo que veio a existir do nada, mas quem afirma isso é você quando defende que do nada deus criou tudo. Quando você tenta colocar uma pessoa como causa de tudo, mais uma vez parece fazer uma analogia entre objetos construídos por humanos e tudo que existe. Seres pessoais são materias, temporais, agem no tempo-espaço, constroem coisas com coisas já existentes.

(Carlos Wilker)

10 Perguntas Sobre o Inferno Cristão

1. Muitas religiões pregam coisas semelhantes ao inferno. Por que apenas o inferno cristão existe e o resto são invenções? Que justificativa temos que possa sustentar que o inferno alegado pelos cristãos é algo real e não um mito?

2. O cristianismo afirma e ensina que existe mesmo um inferno. Como vocês sabem que existe esse inferno? Me dizem que acreditam, que é pela fé, que tá escrito na bíblia, etc. Mas não estou perguntando isso. Estou perguntando sobre como os cristãos sabem que o que tá escrito na bíblia é verdade. Por acaso andam afirmando e ensinando algo, só por que acreditam?!


3. Há quem defenda que existe mesmo fogo no inferno. Ou seja, entendem literalmente. Mas fogo é matéria, fogo são átomos. Há matéria no “mundo” espiritual? Isso seria contraditório.

4. Antes de criar TUDO que existe, deus já conhecia o futuro? Ele sabia que haveriam muitas pessoas que não iriam pra o inferno?


5. Os que entendem o inferno de forma literal, afirmam que sofreremos no inferno. Se não teremos corpos nem cérebro, sofreremos com o quê? Sem cérebro, não teremos sentimentos, pensamentos, sensações. Se não sentiremos dor física (afinal, não teremos corpos), se não teremos cérebro pra que algum sofrimento emocional nos aflinja, que sofrimento será esse? Explique-me! Pra quem entende o inferno de forma simbólica, peço que explique de forma coerente o que significa toda essa história.

6. Muitos dizem que tem convicção, que pela fé acreditam piamente que existe inferno. O fato de acreditar em algo, significa que exista? Exsitem muitas outras convicções e fés. Por que só as convicções e a fé cristã correspondem com a verdade, enquanto o resto são enganos?

7. Milhões de budistas, hindus, muçulmanos e ateus, segundo boa parte dos cristãos, vão pra o inferno. Segundo eles, esses grupos ESCOLHERAM ir pra inferno. Faz sentido afirmar que milhões de pessoas escolheram por livremente, sofrer eternamente, junto a seus pais, filhos, cônjuges e amigos?

8. Se deus se preocupa com nossa salvação, por que ele não enviou uma mensagem (me refiro a bíblia) menos confusa? Temos inúmeras interpretações da bíblia, em toda esquina tem uma igreja diferente, temos milhões de religiões, muitos líderes e pregadores ignorantes, disputas teológicas, guerras religiosas, ofensas e zombarias entre religiosos, religiões e denominações cristãs acusando outras de seitas, etc


9. Quando falamos em inferno, estamos falando em vida após a morte e imortalidade. Quais são os bons motivos pra acreditarmos que realmente existem e não são apenas mitos?


10. Por que alguém honesto, trabalhador, generoso, bom pai, esposo e filho, merece o inferno, caso não entregue sua vida ao evangelho?
Quem ele é não importa? Se ele não acreditava no evangelho, podemos culpá-lo por isso? Ele deveria fingir acreditar? Ele poderia enganar deus? Não escolhemos acreditar ou desacreditar algo. Isso são coisas que analisamos e julgamos ser coerente ou não. Justifique por que alguém com tal personalidade merece sofrer eternamente no inferno, por favor.


(Carlos Wilker)

O Homem Veio do Macaco? E Se Tivesse Vindo?

Talvez o maior equívoco cometido por parte de muitas pessoas, é pensar que a Teoria da Evolução afirma que o homem veio do macaco. A Teoria da Evolução não diz isso! Se algum professor de Biologia lhe ensinou isso, ele demonstrou o quanto é despreparado. Eu até entendo que aquela “filinha” nos livros de Biologia nos leva a pensar isso, mas ela não nos diz que o homem veio do macaco. É lamentável que inúmeras pessoas concluam o Ensino Médio e até um curso superior, e ainda carregam consigo esse erro grosseiro. Penso que a culpa disso é dividida entre professores despreparados e entre indivíduos preguiçosos que engolem tudo que escutam e não procuram se informar por si só. Portanto, quando alguém lhe disser que os cientistas afirmam que o homem veio do macaco, você saberá que é alguém que é vítima desse engano. Se você tiver paciência e conhecer noções básicas sobre Teoria da Evolução, sugiro que tente esclarecer. Muitas vezes não adianta nada, mas não custa tentar.

Quando converso com religiosos, muitas vezes eles zombam de mim. Em um tom irônico, me acusam de ingênuo por acreditar que o homem veio do macaco. Como já coloquei, isso não é verdade. Mas VAMOS SUPOR que a Teoria da Evolução realmente postulasse que os seres humanos vieram dos macacos. Eu pergunto: e se tivesse vindo, o que era que tinha? Por que eu iria me irritar se tivesse vindo do macaco? Que preconceito com os macacos!
Claro, ninguém aceitaria isso. Afinal, somos criação de deus. Somos muito especiais pra termos vindo do macaco! O deus todo-poderoso, amoroso e perfeito nos criou. Dificilmente aceitariam serem resumidos a animais como os outros.

Não vejo nenhum motivo pra me entristecer, caso eu tivesse vindo do macaco. Se isso era sem sentido ou deprimente, era problema meu! Por acaso a realidade vai se adequar aos meus desejos? Muitos pensam que a natureza deve ser de acordo com nosso gosto. Já ouvi muitos afirmando que não aceitam terem vindo do macaco, que isso não faz sentido, que isso nos reduz a meros animais. E daí? Só por que algo te entristece não quer dizer que não seja verdade! Existem muitas coisas que me desagradam e nem por isso mudam. As doenças são coisas terríveis, mas elas vão deixar de existir por isso. Pra muitos, nascer, viver e morrer, é algo triste. Pode até ser. Mas se não houver nenhum paraíso nos esperando, ele não vai passar a existir só por que você acha sem sentido que a morte física seja o fim da linha.

Coloquem uma coisa em vossas cabeças: A REALIDADE NÃO VAI SE ADEQUAR AOS NOSSOS DESEJOS, SÓ POR QUE NÃO ACEITAMOS OU POR QUE NOS DESAGRADA!

Isso é apenas uma suposição, como disse. Mas eu preferia ter vindo do macaco do que de um monte de barro. Além do mais, Teoria da Evolução não implica em descrença.

(Carlos Wilker)

Placas de Igrejas

Há uma famosa frase entre cristãos protestantes que diz que placa de igreja não salva. Quem salva é Jesus. Ou seja, pouco importa qual sua denominação, o que importa é entregar sua vida a Jesus, reconhecê-lo como seu único e suficiente salvador. Mas é assim tão simples que as coisas são? Tenho sérias dúvidas.

Primeiro,quando se fala em placa de igreja, não é apenas o nome da igreja que está em questão, mas também, sua doutrina, seus ensinamentos e costumes.
É aí que começa a confusão. Por exemplo: não é apenas no nome Adventista do Séitmo Dia e Assembleia de Deus, que está a diferença. Ambas se chocam fortemente! Uma diz que devemos guardar o sábado, a outra discorda. Uma fala que é bíblico falar em línguas estranhas, a outra diz que isso não é bíblico coisa nenhuma. Uma diz que há um inferno eterno esperando os ímpios, a outra diz que não é bem assim. E muitas outros pontos que penso ser desnecessário citar, já que você deve ter compreendido meu raciocínio.

Semelhante coisa acontece com a Igreja Universal do Reino de Deus, Batista, Presbiteriana, Congregacional, Testemunhas-de-Jeová, Pentecostal, e inúmeras outras. E boa parte dos cristãos chamam as outras denominações de seitas, falsas doutrinas, falsos profetas, acusam-nas de distorcer a palavra de deus a seu bel prazer.

Me parece que não é só apenas se converter, tem que saber qual a igreja que ensina a verdadeira palavra de deus. Como saber, eu não sei. Já que todos tem os mesmo argumentos, o mesmo discurso. Abaixo segue uma pequena lista das alegações que você ouvirá de membros de qualquer uma dessas denominações que citei:

1. Nos baseamos na bíblia. É isso que a bíblia ensina claramente;
2. Jesus diz na bíblia que haveriam falsos profetas, falsos ensinamentos. Essas outras doutrinas e inúmeras igrejas, é apenas Sua palavra se cumprindo;
3. Leia você mesmo a bíblia e tire sua dúvidas quanto a qual igreja prega o genuíno evangelho. Não vá por cabeça de pastor e teólogo, e sim, pela bíblia!;
4. A bíblia condena determinado ensinamento;
5. É seita!;
6. O apóstolo Paulo disse que mesmo que um anjo viesse pregar um outro evangelho... ;
7. Eles só querem saber de encher a igreja. Se preocupam com quantidade e não com qualidade!
8. Eles afirmam determinada coisa, mas não é isso o que a bíblia nos diz!;
9. Eles se apegam a textos, mas ignoram o contexto. E texto sem contexto vira pretexto pra heresia;
10. Você deveria assistir tal DVD, pregação, filme, ler tal livro. Explica tudo isso que você está perguntando!

Já ouvi essas dez alegações de membros de várias denominações. E claro, cada uma tem seus grandes estudiosos que são fluentes em vários idiomas (como grego, hebraico, aramaico e latim, por exemplo), teólogos e até cientistas. Ou seja, os ingredientes pra um confusão estão todos juntos.

Alguns dizem que é o mesmo deus. Estranho isso! Ora, o mesmo deus ensina que fomos predestinados e ao mesmo tempo diz que temos liver arbítrio? O mesmo deus diz que não precisamos mas guardar o sábado e ao mesmo tempo diz que ainda devemos não trabalhar nesse dia? O mesmo deus nos faz falar em línguas estranhas, ao mesmo tempo que condena isso? O mesmo deus diz na bíblia que há um inferno de fogo eterno, mas também diz que seremos aniquilados completamente?
Muito estranho isso, não? Por acaso, deus ensina coisas que se contradizem? A bíblia é uma mensagem simples de entender? Se é, por que essa confusão, essa “guerra” entre as denominações? Se é uma mensagem complexa, por que deus enviaria uma mensagem assim, prevendo todo essa confusão?

Dizem que é uma questão de interpretação. Bem, isso é verdade. Mas diante de tantas interpretaçõs diferentes, tem muita gente equivocada! Quem está equivocado, vai depende de a quem você perguntar. O que não vai faltar são denominações pra isso.
O que se segue é uma acusando a outra, zombando, criticando, etc.

Ou todas estão equivocadas ou apenas uma está certa. Qual?

(Carlos Wilker)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ninguém Estava Lá Pra Ver

A maioria de nós, que vivemos nas décadas atuais, já ouvimos na TV, no rádio ou lemos num livro, jornal ou revista sobre descobertas científicas. Coisas que ocorreram há milhares, milhões ou até bilhões de anos atrás. Dois exemplos: determinada espécie viveu há X milhares de anos em determinada região do planeta; tal evento ocorreu há tantos milhões de anos. Existem coisas que ninguém ouviu ou viu acontecer. Diante de pronunciamentos como esses, é normal que nos perguntemos: como eles sabem, se ninguém estava lá pra ver? Eu mesmo já me fiz essa pergunta.
Eu vou contar uma história sobre um crime, pra que possamos ter uma resposta clara pra essa questão

Quem é o assassino?

James está sendo acusado de ser o autor de um homicídio.
Encontramos um homem morto numa mata. Era uma área isolada e onde haviam pessoas mais próximas, era numa pequena vila que ficava há quase 50 km. Ninguém viu quem o assassinou. São encontrados duas perfurações de bala calibre 38, na cabeça. Segundo o laudo, ele foi morto há alguns meses. Porém, ninguém sabe de nada, ninguém viu ou ouviu nada!

Perto do corpo, encontramos um celular. Nesse celular, tinham várias fotos de James, de sua família e seus amigos. Isso foi o que nos levou até ele. O que o celular de James está fazendo num local como aquele, ao lado de um homem que foi morto com dois tiros na cabeça? Isso prova que foi ele que o matou? Não, isso não basta. Existem algumas possibilidades: pode ser que o assassino tenha roubado seu celular antes de cometer o homicídio; pode ser que a vítima tenha roubado seu celular; pode ser que alguém esteja armando contra James, etc. Ou seja, o fato do celular de James está no local do crime não prova nada, apenas levanta sérias suspeitas.

Encontramos pegadas de um tênis nike, número 44, perto do corpo. E essas pegadas levam até uma estrada, não muito longe de onde foi encontrado o cádaver. Questionado sobre tais pegadas, James nega que tenha um tênis desse. É um tênis muito vendido, há incontáveis pessoas que usam tal produto pelo mundo. E pelo tamanho, é provável que seja um homem. Nem sempre encontramos mulheres que usam tênis tamanho 44. Claro, há exceções. Através de denuncias anônimas, descobrimos qual é a loja que James costuma comprar calçados. Vamos até lá e constatamos que ele há alguns meses atrás, ele comprou um tênis nike tamanho 44. Há alguma saída pra James? Bem, a balconista pode ter cometido um equívoco, ou talvez seja uma outra pessoa com o mesmo nome, ou alguém realmente querendo armar contra James. Pedimos a loja, que tem sistema de câmeras interno, que nos forneça as gravações do dia da compra do tênis. Adivinha que está na loja nesse dia, fazendo compras? Pois é, a situação de James tá se complicando. No entanto, ele diz que comprou pra presentear alguém. Pode ser.
Perguntado sobre quem foi o sortudo que ganhou o tênis, ele diz que ele viajou para o exterior, que não tem o número do telefone e nem o e-mail dele. Seu nome? Disse que ele se chama Lars. Parentes e amigos seus alegam não conhecer nenhum Lars que seja amigo de James. Muito estranho isso, não?

Encontramos fios de cabelo na cena do crime. E isso não tem nada a ver com a música de Chitãozinho e Xororó, ok?
Através do DNA, descobrimos que aqueles fios de cabelo eram de James. Ele rebate dizendo que quando o homem roubou seu celular, travou uma luta corporal, o que veio a soltar fios de cabelos sobre ele. Realmente, eu não tinha pensado nisso. Pode ser. E uma luta corporal explica as digitais de James sobre a vítima também.

Encontramos uma das duas balas que mataram o homem. Mas de que arma partiu? De quem era essa arma? Moradores da vila que ficava mais próxima encontraram uma revólver calibre 38 no meio da mata. As digitais de James foram encontradas nele. E dessa vez não adianta alegar que foi na luta corporal, por que as digitais da vítima não estavam na arma. É comprovado que aquela bala partiu desse revólver.

Mais investigações concluem que não existe nenhum Lars que seja amigo de James. Claro, ele até pode conhecer algum, mas não alguém que ele presentei com um tênis de 400 reais.
Analisamos os rastros de carros na estrada que ficava mais próxima do local do crime. Coincidência ou não, tem um rastro igual ao do carro de James. Analisando os pneus do carro de James, encontramos resquícios de terra. Comparando a terra da estrada e dos pneus de seu carro, concluimos que é a mesma.
A investigação continua. Não há nada definitivo ainda. Há algumas lacunas, algumas questões em aberto. Porém, tudo indinca que James é mesmo o autor desse homicídio.

Existem coisas que ninguéum viu ou ouviu, mas que deixam vestígios, pistas. Infelizmente, isso nem sempre acontece.
Muitas coisas que aconteceram há muito tempo atrás, deixaram muitos vestígios. Cabe a ciência agir como um detetive que tenta elucidar um caso.

(Carlos Wilker)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Não Podemos Entender a Justiça e o Amor de Deus

Quando questiono o amor e a justiça do deus bíblico, muitas vezes ouço que não podemos entender a justiça e o amor de deus. Alegam que ele é infinitamente maior que nós. Devido a isso, jamais poderemos compreender seus desígnios. Para eles, se eu digo que deus é um assassino responsável pela morte de crianças, é porque não entendo a justiça e o amor de deus.
Que mortes? Segundo a bíblia, quem se safou do dilúvio foi Noé e sua família, o restante das pessoas foram mortas. Isso inclue crianças. Quando o povo de Israel invandiu a terra dos Amorreus, a ordem era fazer uma verdadeira limpeza. Isso incluía crianças e animais.
Isso é justo? Isso é amor? Nenhuma pessoa em são consciência vai defender que ser responsável direto pela morte de inúmeras crianças, seja um ato de justiça ou de amor.

Primeiro, eu queria saber uma coisa: eles entendem a justiça e o amor de deus? Afinal, são limitados como eu, certo?
Segundo, se deus é um ser infinitamente maior, como eles sabem que deus tem mistérios na manga?
Para essas perguntas, existe uma resposta decorada: revelação! Ou seja, não podemos entender deus, mas entendemos aquilo o que ele quis nos revelar. Os mistérios de deus ninguém entende. Se bem que eles não dão uma boa resposta sobre como eles sabem que esses mistérios realmente existem. Se por um lado eles dizem que não podemos entender deus, por outro, eles conseguem ler a mente de deus. Funciona assim: entendemos aquilo que deus revelou e aquilo que não entendemos, são mistérios que só cabe a ele saber. Só em saber que existem milhões de pessoas que engolem essa conversa furada, eu fico na dúvida entre rir e chorar.

Mas vamos voltar para a revelação. Bem, eles afirmam que podemos apenas conhecer aquilo que deus nos revelou. Mas deus não revelou sua justiça e seu amor? Se deus revelou essas coisas, significa que podemos entender. Ou por acaso, deus criou os céus e a Terra, enviou seu filho Jesus, e mesmo assim, não deu importância em revelar sua justiça e seu amor? Estranho isso.
Tudo bem que eu sendo um descrente, deus não revelaria tais coisas pra mim assim tão fácil. A solução é procurar alguém que tenha intimidade com deus e perguntar a ele sobre a justiça e o amor de deus.

Se deus é justo e amoroso, como podemos explicar tais crueldades? Se me disserem que deus tem planos maiores pra essas crianças, vou exigir que me mostrem como sabem disso. Deus revelou? Deus disse que mataria crianças porque tinha um propósito que justificasse tamanha barbaridade?
Dizem que deus fez isso, mas todas as crianças estão no céu. Como é que eles sabem disso? Mas supor que estejam mesmo. Se deus queria que todas aquelas almas fossem para o céu, era necessário o derramamento de um mar de sangue? Era necessário tanto sofrimento, tanta dor? Deus foi obrigado a fazer isso? Se a intenção de deus era que elas fossem para o céu, não poderia ele evitar esse acontecimento macabro? O assassinato daquelas crianças se transforma numa espécie de pegadinha.

Alguns dizem que eram crianças, mas tinham em si o pecado. Nesse caso, elas foram assassinadas porque eram pecadoras. Se for assim, deus deveria assassinar todo ser humano! Já sei o que você vai dizer: mas pela sua misericórdia, ele não faz isso. E por que ele não teve misericórdia das crianças também? Se o problema é o pecado, por que ele mata alguns inocentes e indefesos, enquanto deixa ladrões, estrupadores e homens violentos vivendo? E que culpa uma criança tem se já nasce com a centelha do pecado? Ela escolheu isso? Podemos colocar alguma culpa em crianças de colo?

Se for por pecado, por que deus não matou Abraão, Moisés e Paulo? Por acaso, eles não pecaram? Por acaso, eram melhores que aquelas crianças?
Alguns vem com a velha história do contexto. Defendem que devemos analisar bem o contexto, antes de tirarmos conclusões precipitadas. Mas adianto: nenhum contexto justifica que um deus todo-poderoso e amoroso, seja responsável por um infaticídio! Nenhum contexto! Pouco importa qual seja a situação ou época. Estamos falando de um deus que tudo pode e tudo sabe. Não há limites para um ser assim. Sem falar que ele é tido como o próprio amor. Eu fico até emocionado com tamanha demonstração de amor. Deus mandou assassinar aquelas crianças por que deus amava elas! Quem defende tal coisa, é alguém perigoso, que deveria ser afastado do convívio social. Vai que ele queira imitar o gesto de amor de seu deus!

Não podemos esquecer de outros atributos do deus bíblico. Se não podemos entender sua justiça e seu amor, também não podemos entender sua misericórdia, seu perdão, sua paciência, sua sabedoria, seus propósitos, etc. Devemos entregar nossas vidas nas mãos de um ser que não entendemos nada sobre ele? Se ele é um ser infinitamente maior que nós, tudo está além de nossa compreensão, não apenas sua justiça e seu amor. Há quem defenda que não podemos se quer entender sua existência.

Que sentido faz servir a um deus assim?

(Carlos Wilker)

Deus Confunde a Medicina?

Já ouvi muito em pregações e testemunhos que deus confunde a medicina. Sinceramente, acho essa alegação ingênua. E mesmo se fosse cristão, pensaria assim.
Existem muitos casos, nos quais o doente ou o acidentado se encontra num estado praticamente irreversível, ou apresenta um quadro que necessita urgentemente de uma cirurgia de alto risco. Quem não ouviu o testemunho de alguém que diz que determinada pessoa já estava desacreditada pelos médicos, mas que deus apareceu em cena e mudou tudo? Pois é, eu também já ouvi muitos relatos semelhantes.

Diante de casos como esses, não raro, ouvimos religiosos afirmarem que deus confunde a medicina. Com isso, querem dizer que deus mostra que seu poder é infinitamente maior que o conhecimento científico, no qual se enquadra médicos, medicamentos, diagnósticos, cirurgias, etc.
Não vou aqui analisar se tais curas realmente acontecem ou se tratam mesmo de uma intervenção divina. Pretendo fazer isso em breve. Aqui, quero apenas refletir um pouco sobre essa história de deus confundi a medicina.

Algumas perguntas são pertinentes: deus é quem dá conhecimento ao ser humano? Se existem avanços consideráveis na medicina, podemos atribuir isso a soberania de deus? Se não, então as maravilhas que a medicina realiza não devem de forma alguma serem atribuídas a deus! Se sim, por que ele iria querer confundi-la? Afinal, não é ele quem está por trás do conhecimento que gera curas, vacinas, tratamentos e cirurgias que salvam milhões de vidas todos os dias? Pra que deus iria querer confundi a medicina, se ele mesmo é responsável pelo conhecimento que gera prevenções e curas?

Quando falamos em medicina, estamos falando de biologia, química, física e outras áreas. Ou seja, deus confundiria incontáveis profissionais de várias áreas ao mesmo tempo. Pra quê? Por quê? O deus cristão é um deus de confusão?

Alguns dizem que deus faz isso por que os médicos querem saber mais do que deus ou por que querem determinar o rumo da situação. Não podemos generalizar. Existem muitos médicos cristãos. O correto seria alegar que alguns médicos agem assim. Mas eles agem mesmo? Um médico ver num Raio X que o fêmur está quebrado e mediante isso, ele diz que você não poderá andar por algum tempo. Ele tá querendo ser mais do que deus por isso? É encontrado um tumor em estado avançado no cérebro de alguém. Mediante isso, um médico diz suas chances de sobrevivência são mínimas. Ele tá querendo saber mais que deus? Claro que não! Os médicos trabalham com probabilidades. Eles devem ser realistas, sinceros com a vítima e seus parentes. Se você descobre que seu vizinho tem câncer no pulmão, o que você espera dele? Você espera que ele seja campeão mundial de natação nos próximos meses?

Mas vamos supor que ALGUNS médicos realmente querem ser como deuses. Mas nesse caso, foi eles que se confundiram. Deus não confundiu ninguém!
Está evidente que nessa conversa há uma reinvindicação de milagres. Ou seja, deus curou quando não haviam mais possibilidades. Mas não podemos esquecer que casos como esses ocorrem em diversas culturas, países e religiões. Não há nenhuma exclusividade. No entanto, os milagres que ocorrem em outras religiões são engodos de Satanás. Na verdade, isso tudo vai terminar na alegação que a fé cristã é a verdade e o resto são falsas religiões. Embate entre religiões, pra resumir.

Um dos principais problemas é que a maioria ainda ver a ciência como a inimiga declarada do deus que elas creem. Pra elas, tudo que estiver relacionado aos cientistas, é algo que quer ser mais do que deus. Engraçado que essas mesmas pessoas, vez por outra, diz que deus é o pai da ciência. Claro, se o que for dito pela ciência agradar a elas, a ciência será vista como uma invenção de deus. Porém, se o que for dito contrariar a fé delas, é vista como coisa de ímpios, de cientistas ateus.

Se na TV, um cientista anuncia algo que se choque com aquilo que acreditam, declaram que a sabedoria do homem é loucura perante deus, que o diabo cegou o entendimento, que é sinal da volta de Jesus e por aí vai. Porém, se a notícia favorecer, dão glória. Pra quem pensa que a ciência é coisa do inimigo, indico a não ir no hospital quando estiver doente. Vai que a medicação dada faça parte de algum plano do governo do Anti-Cristo, já instalado aqui na Terra.

Vale lembrar que todos os dias, por todo o mundo, pessoas morrem, são curadas ou pioram. Não há nenhuma raridade em pessoas sem esperança de recuperação, se recuperam. Mortes, curas e melhoras são rotina em todos os grandes hospitais de todo o mundo. Milhões de pessoas morrem por causa de doenças, violência ou acidentes. Deus nem sempre quer confundir, né? Ele poderia fazer isso mais vezes. É uma pena que enquanto ele confunde em um caso, faz vista grossa pra milhões de outros.

(Carlos Wilker)

domingo, 16 de outubro de 2011

10 ABSURDOS DITOS POR PREGADORES

1. A CIÊNCIA DIZ QUE O HOMEM VEIO DO MACACO;
Diz? Onde? Charles Darwin disse isso? Quem foi o completo analfabeto em Biologia que disse isso? A Teoria da Evolução não diz isso. Talvez tenham interpretado mal aquela “filinha” nos livros de Biologia.

2. A CIÊNCIA É LIMITADA, FALHA E VIVE MUDANDO.
Se com limitada, querem dizer que ela não explica tudo, concordo. Ninguém explica tudo! Se com falha, querem dizer que ela comete erros, concordo também. Não vejo nada de anormal nisso. Sobre viver mudando, discordo. Ela se aperfeiçoa, se corrige, é aberta a novas descobertas. A ciência é acessível a qualquer pessoa, independente de crenças. Ela mesmo convida você a questioná-la, a testá-la. Entendo a ciência como uma investigação, um pesquisa. A ciência não determina nada, nem alega deter verdades absolutas e inquestionáveis.

3. A PRÓPRIA CIÊNCIA COMPROVA O QUE A BÍBLIA DIZ;
Mas a ciência não é limitada, falha e vive mudando???!!! Engraçado que quando a ciência se choca com a bíblia, é acusada de várias coisas. Mas quando está de acordo, ela começa a ter crédito. Se descobrem algo que corrobore o que a bíblia diz, os religiosos pulam de alegria. Por que não falam em ciência quando o assunto é vida após a morte, imortalidade, cobra e jumenta falante, mulher ficando grávida sem necessitar de um homem? A desculpa esfarrapada pra isso, é que é uma questão de fé. Mas se a ciência amanhã publicar que existe mesmo vida após a morte, tem culto de louvor nas igrejas! Sinceramente...

4. SE SER OTÁRIO E IGNORANTE, É SERVIR A JESUS, ENTÃO EU SOU OTÁRIO E IGNORANTE!;
Tudo bem, se quer ser, problema seu. A questão é que você admite ser um otário e ainda vive ensinando e pregando pra todos. Ou seja, admite que é um palerma e ainda quer divulgar e transformar os outros em otários também. Isso deveria ser considerado crime!

5. O SER HUMANO SÓ É FELIZ QUANDO ACEITA JESUS;
Ou seja, todo os judeus, muçulmanos, budistas, ateus, agnósticos, deístas, hinduístas e outros milhões, são infelizes. Só duas perguntinhas: como você sabe que todos eles são infelizes? Você conhece a mente de todos eles? Fiquei curioso. Nem precisava dizer, né? Lendo minha mente, você já soube que estou curioso.

6. NÃO SE QUESTIONA A PALAVRA DE DEUS;
Ou seja, não pergunte muito, não duvide, não seja curioso, não seja crítico, não seja questionador, não estude muito. Esse um dos principais ingredientes na receita de pra transformar as pessoas em ignorantes, alienados e fanáticos.
O cara afirma que existe um céu e um inferno nos esperando, que uma cobra e uma jumenta falaram, que estamos rodeados por seres espirituais, que Jesus não teve um pai biológico, e temos que ficar calados?! Haja paciência pra ouvi absurdos desse tipo!

7. DEUS É DEUS!;
Nossa, que gênio! Com uma frase dessa, deveria ser laureado com algum prêmio! Quando dizem isso, querem dizer que não podemos entendê-lo, questioná-lo. Quando não sabem responder algo, costumam falar isso.

8. A LETRA MATA;
É semelhante ao absurdo 6. Muitos dizem que isso significa que não devemos estudar muito. Não devemos questionar, querer saber demais. Apesar que muitos dizem que quando a bíblia diz que a letra mata, não está se referindo a isso. Vai saber, né? Afinal, existem tantas interpretações pra bíblia.

9. OS CIENTISTAS DIZEM QUE TUDO VEIO DE UMA EXPLOSÃO. EU NUNCA VI EXPLOSÕES CRIAREM NADA!;
Primeiro, a imensa maioria dos cientistas defendem a Teoria do Big Bang. Isso inclue cristãos. Erradamente, a maioria pensa que essa teoria implica em descrença ou que seja coisa de rebeldes, pervetidos, materialistas, humanistas. Segundo, existem muitas evidências que o universo se originou do que chamamos de Big Bang. Segundo Bryan Greene, professor de matemática e física da Columbia University, o Big Bang fala sobre o “desenvolvimento” do universo, não da origem de tudo. Terceiro, é um erro grosseiro comparar o Big Bang com a explosão de uma bomba ou algo semelhante. Por isso afirmar que nunca se viu uma explosão criar nada, é válido apenas se estiver se referindo a esses tipos de coisas. Só uma pergunta: Alguém aí já viu seres espirituais criando universos?

10. UM CERTO ATEU MANDOU ESCREVER EM SEU TÚMULO: “NEM DEUS ENTRA AQUI”. UM RAIO ABRIU O TÚMULO, E ALI NASCEU UMA ÁRVORE;
Morro de ri quando escuto essa bobagem. O que tem de engraçado? Bem, quando falam isso querem dizer que deus existe e que dele não se zomba, que não devemos desafiá-lo.
Como eles sabem que foi deus que enviou o raio? Quando alguém morre atingido por um raio, foi deus também que atirou ou foi apenas coincidência? Ou a pessoa estava no local errado e na hora errada?
Deus não tem coisas mais importantes pra fazer do que violar túmulos?
Por que ele não enviou um raio na cabeça de Hitler, nos senhores que escravizaram milhões de negros ou nos responsáveis pela miséria no continente africano? E olha que eles fizeram coisas bem mais graves que mandar gravar uma frase no seu túmulo!
Quando as pessoas estiverem morrendo de fome, sendo torturadas, estupradas ou doentes, devem dizer: NEM DEUS RESOLVE MINHA SITUAÇÃO! Ora, se ele se preocupou com um defunto, imagine o que ele não fará pelos vivos!
E a árvore? O que tem de estranho em nascer uma árvore num túmulo? Semente, terra adubaba, deus deve ter mandado chuva também, né? Quer mais o quê?
Estava pensando em enterrar alguns ateus nas áreas desmatadas e colocar algumas frases parecidas como epitáfio. Seria um reflorestamento rápido e eficiente!

(Carlos Wilker)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Oração da Criança

Pedro, uma criança de 8 anos, caminhava em uma rua deserta. Eram aproximadamente 11 horas da noite e caía uma leve garoa. Pedro era um menino de rua, não tinha lar, família. Tudo que tinha era trapos sujos e rasgados sobre seu corpo esquelético.
Ao passar perto de uma casa que ainda tinha luzes acessas, Pedro ouviu vozes que vinham lá de dentro. Curioso, se aproximou da vidraça de uma janela lateral, pra ouvir o que diziam aquelas vozes. Com passos lentos nos quais tentava retirar ao máximo seu peso, pra evitar barulho, ele se aproximou da janela e tentou não só ouvir, mas ver o que estava se passando.
Pedro viu alguns jovens, que oravam agradecendo a Deus pelas bênçãos recebidas. Pedro não entendia muito sobre aquilo. Mas ele lembrara que algumas pessoas já o haviam dito que devemos agradecer a Deus por tudo que temos. Que não devemos reclamar, que temos aquilo que Deus acha que somos merecedores. E isso ele já tinha ouvido algumas vezes. Como vivia nas ruas, onde a fome, o frio e a solidão eram seus amigos, não obstante, pessoas que também tinham uma vida como a dele, buscavam conforto e alento na fé e na proteção de Deus.

Pedro, com olhar invejoso, viu que aqueles jovens que demonstravam ter uma vida confortável. Durante a oração, eles agradeciam pelo alimento, pelo lar, pela família, pelos amigos, pela saúde e por muitas outros presentes de Deus. E admitiram que sem deus, nada daquilo teriam. Que sem deus, não eram nada, não tinham um verdadeiro amigo e pai.

Pedro pensou em orar também. Mas ficou com medo que o ouvissem e pensassem ser um ladrão, como muitas vezes pensavam quando ele se aproximava pra pedir algum trocado pra comer. Ele também pensou: mas eu não tenho quase nada disso do que eles estão agradecendo! Foi quando se lembrou que devemos agradecer a Deus por tudo que temos, e nunca reclamar, apenas confiar e esperar em Deus.

Ele se afastou da janela e foi procurar um lugar quente pra dormir, pois era uma noite fria e a garoa estava ficando mais intensa. Não distante dali, encontrou uma construção, que parecia servir como hospedagem por aquela noite. Sentado num canto, ficou pensando na oração dos jovens. Também não saía da cabeça o fato daqueles jovens terem tudo que ele queria ter, mas não tem.

Subitamente, mas ainda tímido, Pedro fechou os olhos e começou a orar baixinho. Enquanto isso, perto dali, os jovens se despediam e íam embora pra suas casas. Eram sete jovens, apenas um morava naquela casa. Sendo assim, os outros seis tomaram rumos diferentes. Dos seis que saíram da casa, quatro se dirigiam pra suas casa, e a construção onde Pedro estava, era caminho.

Quando os jovens íam passando perto da construção, ouviram uma voz que vinha lá de dentro. No começo ficaram assustados, pensavam ser alguém de má índole, que poderia os assaltar ou machucá-los. Todavia, perceberam ser a voz de uma criança. Não quiseram se aproximar ao ponto de ver quem era, mas se aproximaram ao ponto de ouvir o que diziam aquelas palavras.
Então, ouviram Pedro orando. Em sua oração, ele dizia:

Senhor deus, meu pai e meu criador.
Te agradeço por mais um dia de vida.
Agradeço pela fome,
Por não ter almoçado ou jantado hoje,
Pelo jornal, sacos plásticos ou qualquer outra coisa que eu uso pra lutar contra o frio,
Agradeço pela ponte, pelo beco, pela calçada ou pela construção que são meus lares,
Por ser órfão, por não ter verdadeiros amigos,
Por ser negro, alvo de racismo em formas de piadas ou agressões,
Pela porta na cara,
Pelo nome de vagabundo quando peço,
Pelo sono interrompido por bêbados,
Por não ter escola, por ser analfabeto,
Pelo medo que as pessoas tem de mim,
Pela cara de nojo que muitos me olham quando me aproximo de seus filhos limpos e bem vestidos,
Pelos objetos que encontro no lixo e uso como brinquedos,
Pelo resto de comida que jogam fora,
Pelos chutes e ponta pés, pelo estupro,
Pela saúde frágil,
Por quando estou doente e não há quem cuide de mim,
Pelos sonhos que não posso realizar,
Pelo presente que não ganhei em meu aniversário,
Por Papai Noel nunca lembrar de mim no Natal,
Pelo Dia das Crianças que não passei no parque,
Deus, eu te agradeço por tudo.
Amém.

Os quatro jovens ouvindo isso, se olharam entre si, e foram embora pertubados.

(Carlos Wilker)

Professora Ignorância

Trabalho em um estabelecimento, onde os patrões são cristãos protestantes. Devido a isso, durante o meu horário de trabalho, ouço pregações, cultos de doutrina e coisas semelhantes, no rádio, que está sempre sintonizado em programas com esse conteúdo.

Uma coisa que me entristece muito é que muitos pregadores e professores são pessoas completamente desinformadas, e até mesmo ignorantes. Um exemplo: a alegação que a Teoria da Evolução diz que o homem veio do macaco, é um verdadeiro mantra entre líderes religiosos. Não estou aqui pra falar sobre Teoria da Evolução, certo? Mas essa teoria não diz isso! Quem diz isso está muito mal informado, repete o que algum completo ignorante em Biologia disse. No entanto, essas pessoas são líderes, professores, influências. Como pessoas assim podem está ocupando cargos como esses?

O que estou querendo dizer é que se alguém é líder ou professor ou coisa parecida, que seja alguém preparado, informado, que tenha pleno conhecimento sobre aquilo que fala e ensina. Como isso nem sempre ocorre, é propagado erros, enganos e distorções, sejam de conteúdo científico, histórico, filosófico, e até mesmo teológico.
Alguém com o mínimo de maturidade, vai discordar de mim?

O nosso ensino já é algo em total crise, e pra complementar essa situação, indivíduos com voz e vez, ecoam ignorância aos quatro ventos.
Ouço pregadores descendo a lenha na ciência e em suas metodologias, na Teoria do Big Bang, na Teoria da Evolução. Muitas vezes, são pessoas que nem terminaram a 5ª série. Não estou aqui afirmando que se eles conhecessem bem sobre esses assuntos, se desviariam, seriam ateus ou coisa parecida. Não venham colocar palavras em minha boca! O que estou dizendo é: só fale e principalmente ensine, sobre aquilo que você conhece. A questão aqui não é concordar ou discordar. A questão aqui é: pra concordar ou discordar, deve se conhecer bem, ou ao menos, ter boas noções.

Quando o assunto e Big Bang, os erros mais comuns são esses:
*Pensar que Big Bang implica em ateísmo, que é coisa que só ateu defende.
* Falam que é preciso ter muita fé par acreditar que uma explosão cria e organiza algo. Mas se você perguntar sobre o processo que se chegou a essa teoria, sobre os argumentos científicos citados pra sustentar ela, não sabem quase nada, ou até mesmo, não sabem nada.

Sobre a Teoria da Evolução, os mais comuns são esses:
*Afirmar que a Teoria da Evolução diz que o homem veio do macaco. Sem dúvidas esse é o mais comum e repetido. Inclusive, muitos falam que aprenderam isso na escola. Se foi mesmo, descubram esses professores e demitam todos!
*Complementando o primeiro equívoco, vem a pergunta: se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos?
*Pensar que a Teoria da Evolução implica em ateísmo, que é coisa de ateu, materialistas, humanistas, etc.

Não quero dizer que alguém só deva falar sobre assuntos nos quais se é gênio. Não é isso! Mas tenha boas noções sobre o que vai pregar ou ensinar pra dezenas, centenas e até milhares de pessoas. O lamentável é que muitos não tem o menor conhecimento sobre o que fala. Muitas vezes, quem tá sentado ouvindo, sabe muito mais do que quem tá ensinando algo.
Alguém pode me perguntar: mas isso só ocorre entre os cristãos?
Infelizmente, não. Até mesmo entre professores formados isso existe.
Escolhi os cristãos como exemplo, não por perseguição ou preconceito. Note que citei apenas professores e pregadores. Não falei sobre OS CRISTÃOS. Não generalizei. Existem muitos cristãos capacitados pra ensinarem sobre esses assuntos que citei como exemplo. No entanto, muitas vezes, quem tem a palavra são pessoas leigas.

Fica alguns conselhos: se informem, busquem conhecimento, deixem de ser preguiçosos e vão pesquisar em fontes confiáveis, deixem de acreditar em tudo que dizem, pra não cometerem erros e gafes no púlpito!

Antes de ensinarem, aprendam.

(Carlos Wilker)

Orações

Muitas pessoas me contam casos de pessoas que se encontravam doentes e que após orarem por elas, melhoras consideráveis foram vistas. Elas afirmam que foi por causa da oração. Como sabem que sou um descrente, me perguntam como eu explico isso.
Uma pessoa que estava doente e alguém orou por ela. A pessoa que foi alvo dessa oração, se recuperou de forma inesperada, rápida, surpreendendo até mesmo os médicos que cuidavam dela. Como explicar isso? Em alguns casos, são pessoas “desenganadas” pela medicina. Ou seja, pessoas com quase pouca chance de recuperação.
Em poucas linhas tentarei mostrar o porquê não acredito no poder das orações e farei algumas colocações.

Curas e Mortes Pelo Mundo

Todos os dias, ao redor do mundo, milhares e milhares de pessoas apresentam melhoras em seu quadro de saúde, ficam curadas ou morrem. Tudo isso acontece com ou sem orações. Muitas pessoas são alvos de oração e se recuperam, enquanto outros morrem pouco tempo depois. Sendo assim, penso que temos um bom motivo pra pensar que orações não influenciam. Nos grandes hospitais do mundo, poderíamos relatar casos de pessoas que estavam à beira da morte e se reergueram, de pessoas que se mostravam totalmente recuperadas e que subitamente seus quadros se agravaram e morreram. Eu já tive uma infeliz experiência de passar nove dias em um hospital de uma capital, e isso era rotineiro.
Quando alguém me diz, de forma triufante, que determinado indivíduo ficou curado após orarem por ele, eu penso: mas isso acontece milhares de vezes, todos os dias, independente de orações!

O Critério da Oração

Ao longo dos últimos três anos, venho prestando um pouco de atenção na questão das orações, e percebi que muitos se valem do seguinte critério, pra saber os resultados delas:
Oração atendida: deus ouviu a oração
Oração não atendida: deus sabe o que faz e faz como quer

Eu explico melhor. Se alguém orou pra James ficar curado e ele fica, foi deus quem ouviu a oração e agiu. Se alguém orou pra James e ele piorou ou morreu, deus é o dono de tudo e faz como quer. Ora, assim é muito fácil! Se dá certo, é deus agindo. Se não dá, é deus também. Que critério fajuto, não acham?
Acontece algo parecido com as profetadas que existem entre os pentecostais. Um certo pastor soltou essa pérola:
“irmãos, se a profecia se cumprir, é por que era de deus. Se não se cumprir, é por que não era de deus!”
Com esse critério, podemos orar a qualquer divindade que quisermos. Por exemplo: eu posso orar ao deus grego Zeus. Se a oração for a atendida, glória a Zeus! Bem, e se não for? Zeus sabe o que faz.
Dessa forma, sempre há uma escapatória pra divindade. Ou melhor, uma desculpa pra o crente, quando a oração não apresentar bons resultados.

O Poder da Oração

Há um hino que diz a seguinte frase: “eu creio no poder da oração”. Há outra frase bem popular que diz que a oração pode muito em seus efeitos. Pode mesmo? Será? Tenho minhas dúvidas.
Como mostrei, curas acontecem independentes de orações. Vale lembrar que essas curas são independentes de crença religiosa, filosofia, raça, opção sexual, faixa etária ou nível financeiro.
Se a oração detém o poder que afirmam por que inúmeras orações com pedidos mais grandiosos não são ouvidos? Ouço muitos clamarem pelo fim da violência, das guerras, da alarmante mortalidade infantil, e até agora, nada! Por acaso, isso pra deus é impossível? Por acaso, são pedidos injustos? Afinal, a oração pode ou não pode?
Todas os casos que me contam sobre os quais a oração foi decisiva, são casos “normais”. E todos eles acontecem todos os dias, com ou sem as benditas orações. Citarei um exemplo:
Pessoas com câncer já em estado avançado, ficaram curadas com o poder da oração. Os muitos que morreram e que foram alvos de oração, é explicado pelo critério que citei a cima. Infelizmente, o câncer é uma das maiores causas de morte no mundo. Por outro lado, felizmente, muitos se curam. E muitos chegam muito perto da morte, são “desenganados” pela medicina, e no entanto, apresentam uma drástica melhora.
Já ouvi muitos casos em que a oração abriu portas de emprego, arranjou um namorado, espantou o resfriado, curou a diarréia ou mostrou um caminho (ou seja, a pessoa teve uma ideia). Conheço até um caso que uma oração furou uma fila de banco. O “orador”, que estava no final de uma fila, atrasado pra seu trabalho, começo a orar. Pouco tempo depois, alguém que estava no início da fila, se retirou e cedeu o lugar a ele.
Quando eu ouço isso, eu fico pensando: tantos problemas graves e em grande escala, e deus se preocupando em furar uma fila de banco?!

Pedido aos Cristãos

Deixo aqui meu pedido a quem tem itimidade com Jeová.
A oração pode muitos em seus efeitos? Deus escuta a oração de um justo? Então, por favor, eu imploro, orem pra deus acabar o câncer no mundo, pra que milhões de pessoas parem de apodrecer com essa infame doença. Se vocês acharem que muitos que morrem vítima dessa doença, são pecadores que não se viraram contra deus, orem pelas crianças. Ou vocês vão dizer que criançinhas se viraram contra deus? Vão dizer que elas estão adorando a outros deus, como muitos se desculpam dizendo? Ao menos orem por elas! Como a oração pode muito em seus efeitos, acabar com o câncer no mundo será fácil.
A oração pode muito em seus efeitos? Deus escuta a oração de um justo? Então, peço insistentemente, peçam pra seu deus colocar verdadeiros cristãos no poder governamental dos países miseráveis. Milhões tem morrido de fome há décadas e todos dizem que é culpa dos governos, da ganância humana. Eu concordo, claro! Então, a solução seria colocar homens de deus em cargos que pudessem fazer a diferença. Ora, deus chama uns pra serem pastores, presbíteros, diáconos, missionários, pregadores. Tem até um ditado que diz que existe o chamado pastor e o pastor chamado. Com certeza, pra um deus poderoso, essa minha sugestão seria moleza. Alguém pode me retrucar fervorosamente, dizendo que estou querendo ensinar a deus trabalhar. Não estou! De forma nenhuma! Foi apenas uma dica. Mas por favor, peçam pra seu deus intervir, pra fazer alguma coisa. Quantos milhões crianças e adultos ainda vão morrerem de fome?
A oração pode muito em seus efeitos? Então, orem a deus pra que ele não permita mais que bebês nasçam com deficiências físicas ou mentais. Eles são condenados pelo resto da vida a viverem dependendo de outros pra tudo. Muitos vegetam. Isso traz sofrimento, problemas financeiros e muitos são alvos de preconceito e exclusão. Paralisia cerebral e síndrome de Down são alguns exemplos entre muitos.
Meu último pedido é que orem a deus pra curar todas as frágeis crianças que estão nas U. T. I’s. Passei por essa triste experiência e não é nada fácil. Crianças de pouca idade, com mangueiras e fios por todo o corpo, pais sofrendo, medo, desânimo. Algumas são condenadas a passarem a vida ligadas a aparelhos. Muitas morrem.
Não estou pedindo que seu deus acabe todo o sofrimento do mundo e que todos nós sejamos imortais. Se bem que isso não é uma má ideia.

Conclusão

Não acredito no poder da oração, por que todos os casos atribuídos a elas, ocorrem com ou sem elas. Não parece haver muita relação. No entanto, fiz alguns pedidos aos cristãos. Sinceramente, não acredito que as orações deles poderão realizar tamanhas façanhas. Mas adoraria está errado.

(Carlos Wilker)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Onde Estava Deus?

Os cristãos afirmam que o deus da bíblia é poderoso, misericordioso, é deus de amor, que nos ama incondicionalmente, é justo. Tudo sabe, tudo pode.
Eu tenho uma pergunta a fazer aos cristãos.

Quando milhões de crianças e adultos negros eram raptados, vendidos e comprados feito mercadorias, onde estava esse deus? Quando eram escravizados de forma cruel e desumana, quando eram transportados em navios negreiros em condições alarmantes, onde estava esse deus? Quando escravas eram violentadas por seus senhores, quando seus filhos eram arrancados de seus braços, onde estava esse deus? Quando eram tratados como animais domésticos, quando não eram considerados gente, quando eram chicoteados, perseguidos e mortos, onde estava esse deus?

Quando milhões de pessoas foram mortas nos campos de concentração, pelos nazistas, onde estava esse deus? Quando muitos eram forçados a trabalhar até a morte ou serem mortos por não servirem mais, onde estava esse deus? Quando judeus cavavam suas próprias covas, onde estava esse deus? Quando inúmeras pessoas caminhavam em fila pra morrerem, onde mães levavam seus filhos nos braços, onde estava esse deus? Quando Hitler enviava 1 milhão de judeus pra serem mortos nas câmaras de gás, quando 6 milhões de judeus morreram de fome, de maus tratos ou eram fuzilados e queimados nos crematórios, onde estava esse deus? Quando milhões de inocentes eram despedaçados por tiros e explosões, onde estava esse deus? Quando muitos morriam de fome, quando mulheres eram estrupadas por soldados, quando milhões eram executados na frente daqueles que os amavam, onde estava esse deus?

Plano? Que plano macabro é esse vindo de um deus amoroso e misericordioso? Livre arbítrio? Onde estava o livre arbítrio das vítimas indefesas e inocentes?
O pecado que entrou no mundo através de Adão e Eva? Que culpa essas pessoas tem se Eva deu ouvidos a uma serpente falante?
Deus tem algo maior pra essas vítimas? Quer dizer que TODOS que passaram por isso serão salvos? Se deus tinha desejo de salvá-los, pra quê todo esse sofrimento e tortura?
Cada um colhe aquilo que planta? O que as incontáveis crianças que foram mortas ou que morreram de fome na Primeira e Segunda Guerra, fizeram pra merecer isso?

Quero deixar claro duas coisas: 1) não estou culpando o deus dos cristãos por isso. Se não creio que ele exista, seria contraditório culpá-lo por algo. 2) não estou aqui abordando algo relacionado a existência ou inexistência desse mesmo deus. Estou apenas perguntando onde estava esse deus poderoso e amoroso, quando essas pessoas passavam por tamanha humilhação, por tamanho sofrimento, quando morriam de forma brutal.
Onde estava esse deus?

(Carlos Wilker)

Filmes de Terror e Ação, Baseados na Bíblia

Se eu fosse um roteirista de filmes de terror, beberia em uma das maiores fontes pra esse estilo de filme: a bíblia. Pode parecer estranho, eu sei.
Mas, imagine um filme de terror baseado no dilúvio de Noé. Você deve está se perguntando: o que uma história que passa um grande ensinamento, que fala sobre uma grande arca que continha inúmeras espécies que vieram em casais, tem a ver com um filme de terror? Tem, e muito! Eu explico.

Você já parou pra pensar em como seria assustador e torturante ver inúmeras pessoas morrendo afogadas? Você já imaginou crianças sendo atiradas contra as rochas e sendo despedaçadas? Você já parou pra pensar nos corpos de animais e pessoas boiando, podres e fedentinos? Quer algo mais macabro que isso?!

Claro, há outras histórias que também seriam uma ótima inspiração. Sodoma e Gomorra, por exemplo. Eu sei, você vai dizer que aquele povo era prosmícuo, pecadores doentios e que foram punidos por deus. Mas a parte que interessaria ao filme não seria essa. E qual seria? Por acaso, você esqueceu que a cidade foi destruída com fogo? Imagine as pessoas correndo pelas ruas com os corpos em chamas, as crianças gritando de dor enquanto o fogo as consome, as mulheres grávidas em pânico, os idosos parecendo tochas, as pessoas tendo seu corpo derretido pelo fogo, as peles, os rostos, os membros, tudo queimando. Quer algo mais forte que isso? E não nos esqueçamos que tínhamos uma vilão: Ló. Não foi ele que ofereceu sua filha pra seus vizinhos “conhecerem”? Um pai assim, só vemos em filmes de terror ou algo parecido.

Há também as guerras. Eu sei, guerras não são filmes de terror. Você tem razão. Então, vamos deixar um pouco os filmes de terror de lado e vamos “investir” em filmes de guerra. A invasão do povo hebreu pra tomar a terra dos anorreus, seria uma boa ideia, não acha? Já pensou nas pessoas sendo mortas a golpes de espada, como nos filmes que vemos? Já pensou como o espectador vai ficar grudado na tela quando ver mulheres e crianças tendo suas entranhas abertas, suas cabeças cortadas? Com certeza, o espectador ficará muito emocionado ao ver o medo e o desespero no rosto dos filhos indefesos e inocentes, enquanto seus pais são brutalmente assassinados em sua frente. Em uma guerra daquele porte, é extremamente possível que haja muitos estupros, pessoas feitas escravas. Afinal, guerra é guerra! Se eles cortam crianças ao meio com espadas, isso pra eles seria moleza! E pra finalizar, milhares de corpos de inocentes, empilhados e queimados. A plateía ficaria olhando aquela fumaça e refletindo, enquanto aquele letreiro dos finais de filme, passava.
E pensando bem, um filme sobre a invasão do povo hebreu a terra dos amorreus, tem algo semelhante a filmes de terror: não tem final feliz.

Se eu fosse me inspirar na bíblia pra criar filmes de guerras, eu teria muita coisa a meu dispor. Guerras e invasões é o que não faltam. E guerras, como sabemos, são repletas de torturas, gritos, choro, raptos, sangue, corpos dilacerados, crianças, idosos, mulheres grávidas ou não, deficientes físicos e mentais, inocentes e culpados, todos são incluídos no pacote, ninguém é poupado. Repetindo o que eu disse a cima: guerra é guerra!
Vemos na bíblia, Moisés comandando a morte de 30 mil pessoas pelo fio da espada, por que adoraram um bezerro de ouro. Seria uma cena que nem filmes sobre o Holocausto poderiam produzir! Imagine o mar de sangue, os 30 mil corpos com ferimentos horríveis, alguns com partes do corpo cortados fora.

Ìa esquecendo os apedrejamentos! Realmente, pessoas sendo apedrejadas por homens com caras de malvados, fariam as jovens virarem os rostos nos cinemas, pra não verem tão horripilante cena.
Será se seriam sucessos de bilheteria esses filmes? Suponho que sim. Afinal, muitos já estão cansados de desenhos animados baseados na bíblia. Muita gente não aguenta mais filmes sobre Jesus na Semana Santa. Eu mesmo não tenho mais paciência de ver filmes sobre o Natal!
Por que não mostrar o outro lado da história? Afinal, esse outro lado não está também nas páginas da bíblia? Só histórias bonitinhas enjoam, deixam a gente mimados demais. É bom um pouco de realidade nua e crua.

Bem, não sou roteirista ou algo parecido. Mas, fica aí a dica.

(Carlos Wilker)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

De Deus Não Se Zomba

É costumeiro ouvi alguns cristãos afirmarem que de deus não se zomba. E muitas vezes, essa alegação vem suportada por alguns exemplos bem populares. Vou escolher quatro exemplos que ouço muito por parte dos cristãos. Os protagonistas desses exemplos são Jhon Lennon, Cazuza, o idealizador do Titanic e uma jovem que teria morrido num acidente automobilístico no qual apenas uma bandeja de ovos no porta malas, teria ficado intacta. Na internet, facilmente se encontra vídeos mostrando isso.
Vamos começar pelo vocalista e compositor da banda de rock inglesa, os Beatles. Segundo afirmam (não estou aqui pra discutir se essas pessoas fizeram essas alegações ou não, certo?), Jhon Lennon teria dito que os Beatles estavam mais famosos que deus. Em outras versões, ao invés de deus, ele teria dito que estavam mais famosos que Jesus. Bem, mas isso não importa aqui.
Lennon foi morto a tiros por um fã. Pra muitos, isso foi consequência do que ele teria dito. Ou seja, do fato dele ter zombado de deus. Vou colocar alguns pontos aqui, que acho pertinente.
Primeiro, como sabem que a CAUSA da morte de Lennon foi mesmo devido a alegação dele? Afinal, infelizmente, todos os dias, há séculos e séculos pessoas são mortas! Todos os dias tomamos conhecimento de assassinatos! Todas essas pessoas estão pagando por alguma blasfêmea contra deus? Se não, por que nesse caso realmente se trata de um castigo divino? Se todas as pessoas estão pagando por alguma blasfêmea, isso inclui pessoas inocentes (como um cidadão digno morto durante um assalto, crianças, vítimas de bala perdida)? Por que no caso de Lennon, os tiros que ele tomou, se tratou de uma punição da parte de deus?
Segundo, deus se ofendeu com alegação do roqueiro? Por que deus iria se ofender tanto com alguém que diz sua banda está mais famosa que ele? Deus se importa com coisas como fama? Deus disputava fama com os Beatles? Deus precisa disso? Alguns dizem que a questão é o desrespeito ao poder de deus. Isso me parece absurdo, já que inúmeras pessoas fazem e dizem coisas extremamentes mais graves e insultadoras que isso! Se deus se ofendeu com alguém que diz sua banda está mais famosa que ele, e o castiga imediatamente, por que não fez algo parecido com Hitler, com os senhores que escravizavam, com os ladrões que detém poder político e financeiro? Por acaso, os milhões de pessoas mortas e torturadas no Holocausto judeu não era algo mais importante que a frase de Jhon Lennon? Se deus se ofendeu tanto com isso, por que não se ofende do mesmo modo com os culpados pelos desvios de dinheiro público, que resultam em educação, sáude e segurança ineficiente? Por que deus não se ofende tanto com os senhores das guerras, com os culpados pela miséria nos países pobres? Os cristãos me dizem que deus se ofende e age. Deus teve que esperar 12 milhões de pessoas serem mortas brutalmente pelos nazistas, até que Hitler decidisse tirar a própria vida? Teve que esperar séculos de escravidão negra e que até hoje tem seus frutos em forma de racismo e exclusão social? Tanta violência, fome, doenças sem cura, injustiças, roubos, e deus se preocupa com alguém que diz está mais famoso que ele?! Que tremenda babaquice é essa? Quando me falam isso, sem perceber, estão assemelhando deus um artista sumido da mídia, um big brother que quer espaço nas revistas.
Agora vamos ver o caso do cantor e compositor brasileiro Cazuza. A acusação contra Cazuza, é que durante um show, ele teria acendido um cigarro de maconha e oferecido a deus. Se foi assim mesmo que ocorreu, não importa também.
Como quase todos sabem, Cazuza morreu vítima da AIDS. Antes de mais nada, me parece que muito provavelmente tenha contraído a doença através de uma relação sexual, transfusão de sangue ou por dividir uma seringa contaminada. Não vejo nenhuma relação entre sua doença e morte com a oferta de Cannabis Sativa a deus. Mas aqui mais uma vez, se trataria de um castigo divino.
Penso eu, que Cazuza seja responsável por ter contraído (ou não!) a doença. Mesmo acreditando na existência dos deus cristãos (o que não acredito), ainda sim, não veria nenhuma relação entre uma coisa e outra. Só que muitos não pensam assim. Ou seja, antes de fazerem tal afirmação, devem nos fornecer bons razões pra pensar que realmente se tratou de uma punição dos céus.
Segundo, incontáveis pessoas ao longo da história humana, adoecem e morrem. Nenhum ser humano é imortal, é? Todos os dias pessoas morrem doentes! Se você duvida, passe um dia em um hospital de uma capital e confira você mesmo. Todas essas pessoas ofereceram maconha a deus? Milhões de crianças (costumo citar as crianças por se tratar de pessoas inocentes e indefesas) morrem anualmente por doenças terríveis, como o câncer. Todas elas ofereceram maconha ou qualquer outro alucínogeno a deus? Se todo ser humano estar sujeito a morte por causa de uma doença, por que com Cazuza seria diferente? Por que ele era pecador inveterado? Crianças com alguns meses de idade que morrem doentes, fumam maconha, tem relações sexuais, falam palavrões, roubam, matam, ao menos sabem fala? No caso delas, o castigo é devido ao quê?
Todos os seres humanos morrem. Fato! Ao invés de deus se ofender por que oferecem maconha a ele, ele poderia agir logo e mostrar curas pra todas as doenças que assola a humanidade! Ele vai ficar mais quanto tempo olhando inocentes e indefesos (e não maconheiros, homossexuais ou roqueiros) apodrecendo nos leitos de hospitais ou morrendo na fila de espera?
O caso do Titanic, é muito citado também. O idealizador do tão famoso navio, teria dito que nem deus o afundava. Como vocês devem saber, ele afundou. E esse naufrágio, resultou em um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos! Até hoje, quando alguém escuta Celine Dion, lembra do célebre casal de braços abertos na proa do navio. Interessante que não citam muito a parte que eles disputam pra quem escarra e cospe mais longe.
Bem, aqui reside mais um castigo, mais um prova que de deus não se zomba. Ao menos é isso que muitos falam.
Talvez seja desnecessário dizer que muitas embarcações já afundaram antes e depois do Titanic. Mas vale o lembrete. E me parece que o monumental navio afundou por causa de um “simpático” iceberg. Drummond teria dito que no meio do caminho tinha um iceberb, tinha um iceberg no meio do caminho.
Mais uma vez, deve ser mostrada a relação entre o insulto e o naufrágio.
O que me chama atenção, porém, é a injustiça contida na alegação que foi deus quem afundou o Titanic. Se apenas uma pessoa insultou deus, por muitos outros pagaram po isso? Se deus queria puní-lo, era só fazer ele ter um infarto e pronto! O que todas as outras pessoas tinham a ver com isso? E muito provavelmente, morreram sem saber disso. Pessoas pagarem com a vida pelo erro dos outros, é justo? Quando alguém me fala sobre isso, ela está de forma clara, chamando deus de injusto. Você já pensou que naquele navio haviam pessoas tementes a deus e que só queriam fazer uma viagem de férias, como lazer ou diversão?
O último caso, é o mais curioso. Uma mãe diz a sua filha que vai sair com amigos: vai com deus, filha! Esta, por sua vez, responde: só se ele for no porta malas, por aqui não cabe.
Final da história, todos os jovens morrem nesse acidente e apenas um bandeja de ovos no porta malas, ficou intacta. Coincidência?
Aqui, mais um vez só obrigado e fazer o que fiz nos outros casos já citados por mim. Ninguém vai duvidar que acidentes e mortes no trânsito, são algo tristemente muito comuns, certo? E se não me falha a memória, é uma das principais causas de morte no mundo. Ou seja, nos quatros cantos do mundo, casos de acidentes e mortes (de jovens, inclusive) são coisas que viraram rotina.
Mais uma vez devem nos fornecer a relação entre a piada da jovem e o acidente.
Vocês também podem comparar esse caso ao de Jhon Lennon. Deus se ofendeu tanto com isso? Ao ponto de acabar com a vida dos outros jovens também. Alguém pode me dizer que deus não fez nada, que quem causou a morte desses jovens foram eles mesmo. Bem, nesse caso, eu concordaria, e teríamos que exlcuir esse papo de castigo.
Outra coisa curiosa, é deus se preocupar com um bandeja de ovos. Ele iria fazer um bolo? E se apenas, o porta malas ficou salvo, isso significa que deus realmente ouviu e se sentiu ofendido com a piada da adolescente. Tanta coisa séria pra ser resolvidas nesse mundo, e deus se ofendendo com coisas tão fúteis!
Imagine o sofrimento dos pais desses jovens. Que deus de poderoso e amoroso é esse? Tudo bem que dizem que deus também é justiça. Justiça? Muitos cometem atos bem piores e não são punidos dessa forma. Enquantos outros pagam com sua vida pela má conduta de outros. Deus fica de braços cruzados olhando tudo. Isso é a justiça dele?
Mas zombar de deus não é algo fútil, afirmam! No entanto, muitos fazem bem pior que isso, e morrem idosos, gozando de conforto e sáude.
Acham que todas as pessoas generosas, todas as criaças, todas as famílias que tem suas vidas tiradas por um louco que vem na contra-mão, bêbado ou em alta velocidade, estão pagando por alguma zombação contra deus?
Portanto, nesses quatro casos, devem nos mostrar explicitamente e relação entre as alegações e as mortes (todos morrem, não?) dessas pessoas, e depois mostrar onde está a justiça e amor da parte de deus.

(Carlos Wilker)