quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Um Desafio Justo

Venho aqui fazer um desafio aos líderes e pregadores religiosos, sejam padres, pastores ou algo semelhante. Meu desafio é endereçado a quem afirma e ensina que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno.
Acho necessário fazer uma distinção entre essas quatro coisas. Eu sei que a princípio parece ser uma coisa só, mas não é. Exemplos: pode existir vida após a morte, mas talvez não seja uma vida eterna; pode ser que exista imortalidade, mas que não exista céu e inferno. No entanto, o meu desafio inclue esses quatro pontos.

MEU DESAFIO É QUE VOCÊS ME MOSTREM COMO VOCÊS SABEM QUE EXISTEM TAIS COISAS.

Eu explico melhor. Vocês AFIRMAM que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno. Estou perguntando como é que vocês sabem disso. Se afirmam e ensinam isso, devem ter firmes alicerces que sustentam tais afirmações. Se tem certeza absoluta que tais coisas existem, é por que de alguma alguma forma, sabem.
Já fiz essa pergunta muitas vezes e sempre ouço basicamente as mesmas respostas. Porém, são respostas fracas, vazias, que não esclarecem nada. Eis algumas respostas que já ouvi:

1. EU CREIO.
Não estou perguntando se vocês creem. Eu sei que creem. Ao menos é isso que afirmam.

2. A BÍBLIA NOS DIZ QUE ESSAS COISAS EXISTEM. ACREDITAMOS NO QUE A BÍBLIA DIZ.
Não estou perguntando se a bíblia diz. Estou perguntando como vocês sabem que isso o que ela diz, é verdade.

3. EU SEI QUE ISSO CONTRARIA A RAZÃO. ACREDITAMOS PELA FÉ.
Não falei em razão. Nem como vocês acreditam. Perguntei como vocês SABEM.

4. ISSO É LOUCURA PRA OS HOMENS.
Quem perguntou? Isso é fugir da pergunta.

5. VOCÊ PODE PROVAR QUE NÃO EXISTE?
Não afirmei que não existe. Perguntei como vocês sabem que existe.

6. SE DEUS É TODO-PODEROSO E CRIOU TUDO, POR QUE NÃO PODERIA FAZER COM QUE EXISTA VIDA APÓS A MORTE, IMORTALIDADE, CÉU E INFERNO?
Primeiro. Poder é um, fazer é outro. Se Deus existe e é poderoso, nada o impediria. Mas isso não significa que o tenha feito. Segundo. Deus existindo e sendo poderoso, abre uma boa possiblidade, com certeza. Porém, os religiosos não pregam que há possibilidades, pregam que com certeza absoluta existem tais coisas. Eles afirmam mesmo!

Que espécie de evidência seria convincente? Se começassem mostrando como nossa mente (pensamentos e sentimentos) sobrevive após a destruição do cérebro e como ela continua existindo eternamente, seria um ótimo começo!
Se nos mostrasse como sabem que existe mesmo um céu e um inferno como diz a bíblia e, que não são apenas mitos. Sinceramente eu não sei como vocês farão isso, mas se andam ensinando isso por aí como uma verdade absoluta, devem ter seus meios.

E isso é algo muito sério! É isso que é ensinado todos os dias nas TV, no rádio, nas igrejas. Por isso chamo de um desafio justo. Afinal, isso envolve quem gasta tempo e dinheiro em nome de crenças como essas. Milhões de pessoas ensinam e aprendem essas coisas. Caso não existam, poderíamos afirmar sem reservas que o cristianismo trata-se de um tremendo engano!

Ainda existem uns caras de pau que falam que se eles estiverem errados, ninguém perde nada. Passam anos e anos ensinando isso, pessoas disponibilizam dinheiro, tempo, esforço físico e mental, mas se eles estiverem errados, ninguém perde nada?!

Também há os que falam que são felizes, independente de qualquer coisa. Cada um faz o que quer de sua vida e é feliz como quer. Eu, particularmente, não chamaria de felicidade viver uma vida de engano, entregar meus dias de vida em troca de algo irreal. Ilusão seria a palavra mais adequada, penso eu. Mas isso não vem ao caso.

Repito meu desafio:

ME MOSTREM COMO VOCÊS SABEM QUE EXISTE VIDA APÓS A MORTE, IMORTALIDADE, CÉU E INFERNO.

Aguardo boas respostas. Obrigado.


(Carlos Wilker)

E-mail: carlosateista@hotmail.com

Um comentário: