sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Religioso Leitor de Mentes

Se você é ateu e costuma conversar com religiosos, já deve ter ouvido que você não é ateu, que você pensa que é. Não existem ninguém ateu! afirmam.

Eu já tive a honra de ouvi isso várias vezes. Da última vez, conversava com um religioso aparentemente culto e com alguma credencial acadêmica. Quando ele me disse que já tinha sido ateu, eu disse que era. Ele respondeu: “não, você não é ateu”. Cai na risada. Talvez eu tenha sido mal educado, mas não guentei.

Muitas vezes alguns argumentam que todo mundo crê em alguma coisa, por isso não existem ateus. Quando alguém diz isso, demonstra não saber o que é ser ateu. Claro que todo mundo crê em alguma coisa! No entanto, o que faz alguém ser classificado como ateu é o fato dele não acreditar na existências de divindades, deuses, seres sobrenaturais. No grego antigo, o adjetivo ἄθεος (transl.: atheos) é formado pelo prefixo a, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então, "sem deus" [1].
Alguém pode acreditar em diversas coisas, porém, se não acreditar na existência de divindades, será classificado como ateu.

Muitos religiosos repentem como mantra que não existem ateus, que ninguém é ateu. Quando você for contemplado como alvo de tal afirmação, faças às seguintes perguntas: como você sabe que eu não sou ateu? Como você que não existem ateus? Por acaso, você ler a mente das pessoas?

Normalmente repetem a mesma ladainha. Uns falam que você deve ter tido alguma decepção, outros falam que você deve ter Jesus como exemplo, e não outros seres humanos. Se você for ex-crente, poderão perguntar qual era a igreja que você frequentava. Se não era a denominação da qual ele faz parte, possivelmente vai colocar a culpa na sua ex-igreja. Aqui mais uma vez ele ler sua mente, já conhecendo os motivos que o levou a ser ateu. Repita as mesmas perguntas e pergunte se ele anda investigando sua vida e vigiando seus passos.

Se você tiver tempo, paciência e humor, pode afirmar que ele não é crente em deus, que não existe ninguém que acredite em deus. Mas isso será uma opção sua. Entre esses três itens, me falta paciência.

(Carlos Wilker)

[1] Wikipédia

Um comentário:

  1. Ah, eu falo sim, que não existe crente verdadeiro. Meu argumeno, é que eles nao seguem nem o primeiro mandamento. Ou seja, estão na Igreja porque amam a SI MESMOS. Querem bençãos, querem se salvar, aliviar suas angústias, isto é apenas AMAR A SI MESMO!

    ResponderExcluir