quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quem criou tudo: um diálogo entre um crente e um descrente

Crente: Quem Criou Tudo?

Descrente: Quando você pergunta QUEM criou tudo, já está afirmando que ALGUÉM criou tudo. Na verdade, você está apenas perguntando QUEM FOI. Ou seja, você já está partindo do pressuposto que existe um criador.

Crente: Ora, tudo que conhecemos teve um criador: carros, casas, computadores, celulares, relógios, fábricas. Todas essas coisas tiveram um projetista. Por que com o universo seria diferente?

Descrente: Você não pode comparar o universo com essas coisas que citou. Computadores, celulares e relógios são objetos culturais. O universo é algo natural. Nós sabemos que esse objetos foram construídos por pessoas. Temos milhões de exemplos pra conferir isso, mas não temos nenhum exemplo de um universo sendo construído. Nós mesmo podemos ver ou até mesmo construir objetos. Isso não se aplica ao universo. Sua analogia é inadequada.

Crente: Eu sei que essas coisas são diferentes do universo. O universo foi criado por deus e esses objetos foram construídos por nós seres humanos. Estou apenas querendo dizer que tudo precisa de um projetista. Se algo existe é por que alguém criou!

Descrente: Discordo. Você citou objetos e perguntou por que com o universo seria diferente. Ou seja, você realmente fez uma comparação. Quando você diz que tudo que existe precisa de um criador, o faz baseado em quê?

Crente: Ora, em tudo que nos rodeia.

Descrente: Em tudo que nos rodeia? Cite alguns exemplos, por favor.

Crente: Já citei.

Descrente: Ou seja, você está mesmo comparando o universo com objetos. É importante colocarmos dois pontos aqui: 1º) qualquer objeto que você cite será algo construído por serese humanos. E foram construídos com coisas já existentes. Por exemplo: um casa é construída com tijolos, cimento, telhas, etc. Ou seja, é um objeto construído com coisas que já existem. Na verdade, é um arranjo, não uma criação. 2º) quem defende que deus criou tudo, afirma que não existia nada e do nada deus criou tudo. Ou seja, não havia matéria, tempo e espaço. Do nada deus criou tudo. Sabemos que objetos são construídos por seres humanos que se utilizam de coisas que já existem. Mas baseado nisso, não posso afirma que absolutamente tudo que existe precise de um criador.

Crente: Você pode citar alguma coisa que não precise de um criador?

Descrente: Eu não disse que existe ou não existe algo que não precise de um criador. Eu disse que baseado apenas no raciocínio dos objetos, não posso fazer isso. Mas já que você perguntou, vou me referir ao cosmos. Quando falo cosmos, estou me referindo ao tempo, espaço e toda e qualquer partícula de matéria que exista. Eu sinceramente não sei se tudo isso realmente precise de um criador. Como eu posso saber? Você mesmo reconhece que deus não precisa de um criador.

Crente: Claro. Deus é incausado. Deus é o princípio de tudo.Serai ilógico perguntar a causa do que causou tudo. Seria sem sentido perguntar a causa de algo incausado.

Descrente: É nisso que discordamos. Pode ser que tudo que exista não tenha um causa. Pode até ser que tenha uma causa, mas pode ser que o contrário seja verdadeiro. Não estou aqui argumentando diretamente contra ou a favor de nada. O que estou atacando é sua pergunta, que já pressupõe um criador. E também discordo de sua analogia com os objetos que nos rodeia.

Crente: Se você defende a Teoria do Big Bang. Defende que o universo teve um causa.

Descrente: Eu defendo a Teoria do Big Bang. Mas essa teoria se refere apenas ao “desenvolvimento” do universo. Ela não diz nada sobre a origem TUDO, como muitos pensam. Veja que ela diz que havia um densa quantidade de matéria. Ora, isso já é alguma coisa. O Big Bang não exclue a possibilidade tudo não ter um causa.

Crente: Se não havia tempo, matéria e espaço, o que nos resta? Sem dúvida, Deus é a melhor explicação. Você conhece alguma coisa que veio a existir do nada? Se conhece, por gentileza me diga. Portanto, temos um universo que veio a existir do nada!

Descrente: Primeiro: eu não conheço nada que veio do nada. No entanto, eu expliquei que a Teoria do Big Bang não diz isso. Não confunda a palavra UNIVERSO com a palavra TUDO. Segundo: você conhece alguma coisa que uma pessoa imaterial, atemporal e pessoal criou a partir do nada? Você pergunta se eu conheço algo que veio a existir do nada, mas quem afirma isso é você quando defende que do nada deus criou tudo. Quando você tenta colocar uma pessoa como causa de tudo, mais uma vez parece fazer uma analogia entre objetos construídos por humanos e tudo que existe. Seres pessoais são materias, temporais, agem no tempo-espaço, constroem coisas com coisas já existentes.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário