quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O Homem Veio do Macaco? E Se Tivesse Vindo?

Talvez o maior equívoco cometido por parte de muitas pessoas, é pensar que a Teoria da Evolução afirma que o homem veio do macaco. A Teoria da Evolução não diz isso! Se algum professor de Biologia lhe ensinou isso, ele demonstrou o quanto é despreparado. Eu até entendo que aquela “filinha” nos livros de Biologia nos leva a pensar isso, mas ela não nos diz que o homem veio do macaco. É lamentável que inúmeras pessoas concluam o Ensino Médio e até um curso superior, e ainda carregam consigo esse erro grosseiro. Penso que a culpa disso é dividida entre professores despreparados e entre indivíduos preguiçosos que engolem tudo que escutam e não procuram se informar por si só. Portanto, quando alguém lhe disser que os cientistas afirmam que o homem veio do macaco, você saberá que é alguém que é vítima desse engano. Se você tiver paciência e conhecer noções básicas sobre Teoria da Evolução, sugiro que tente esclarecer. Muitas vezes não adianta nada, mas não custa tentar.

Quando converso com religiosos, muitas vezes eles zombam de mim. Em um tom irônico, me acusam de ingênuo por acreditar que o homem veio do macaco. Como já coloquei, isso não é verdade. Mas VAMOS SUPOR que a Teoria da Evolução realmente postulasse que os seres humanos vieram dos macacos. Eu pergunto: e se tivesse vindo, o que era que tinha? Por que eu iria me irritar se tivesse vindo do macaco? Que preconceito com os macacos!
Claro, ninguém aceitaria isso. Afinal, somos criação de deus. Somos muito especiais pra termos vindo do macaco! O deus todo-poderoso, amoroso e perfeito nos criou. Dificilmente aceitariam serem resumidos a animais como os outros.

Não vejo nenhum motivo pra me entristecer, caso eu tivesse vindo do macaco. Se isso era sem sentido ou deprimente, era problema meu! Por acaso a realidade vai se adequar aos meus desejos? Muitos pensam que a natureza deve ser de acordo com nosso gosto. Já ouvi muitos afirmando que não aceitam terem vindo do macaco, que isso não faz sentido, que isso nos reduz a meros animais. E daí? Só por que algo te entristece não quer dizer que não seja verdade! Existem muitas coisas que me desagradam e nem por isso mudam. As doenças são coisas terríveis, mas elas vão deixar de existir por isso. Pra muitos, nascer, viver e morrer, é algo triste. Pode até ser. Mas se não houver nenhum paraíso nos esperando, ele não vai passar a existir só por que você acha sem sentido que a morte física seja o fim da linha.

Coloquem uma coisa em vossas cabeças: A REALIDADE NÃO VAI SE ADEQUAR AOS NOSSOS DESEJOS, SÓ POR QUE NÃO ACEITAMOS OU POR QUE NOS DESAGRADA!

Isso é apenas uma suposição, como disse. Mas eu preferia ter vindo do macaco do que de um monte de barro. Além do mais, Teoria da Evolução não implica em descrença.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário