quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Professora Ignorância

Trabalho em um estabelecimento, onde os patrões são cristãos protestantes. Devido a isso, durante o meu horário de trabalho, ouço pregações, cultos de doutrina e coisas semelhantes, no rádio, que está sempre sintonizado em programas com esse conteúdo.

Uma coisa que me entristece muito é que muitos pregadores e professores são pessoas completamente desinformadas, e até mesmo ignorantes. Um exemplo: a alegação que a Teoria da Evolução diz que o homem veio do macaco, é um verdadeiro mantra entre líderes religiosos. Não estou aqui pra falar sobre Teoria da Evolução, certo? Mas essa teoria não diz isso! Quem diz isso está muito mal informado, repete o que algum completo ignorante em Biologia disse. No entanto, essas pessoas são líderes, professores, influências. Como pessoas assim podem está ocupando cargos como esses?

O que estou querendo dizer é que se alguém é líder ou professor ou coisa parecida, que seja alguém preparado, informado, que tenha pleno conhecimento sobre aquilo que fala e ensina. Como isso nem sempre ocorre, é propagado erros, enganos e distorções, sejam de conteúdo científico, histórico, filosófico, e até mesmo teológico.
Alguém com o mínimo de maturidade, vai discordar de mim?

O nosso ensino já é algo em total crise, e pra complementar essa situação, indivíduos com voz e vez, ecoam ignorância aos quatro ventos.
Ouço pregadores descendo a lenha na ciência e em suas metodologias, na Teoria do Big Bang, na Teoria da Evolução. Muitas vezes, são pessoas que nem terminaram a 5ª série. Não estou aqui afirmando que se eles conhecessem bem sobre esses assuntos, se desviariam, seriam ateus ou coisa parecida. Não venham colocar palavras em minha boca! O que estou dizendo é: só fale e principalmente ensine, sobre aquilo que você conhece. A questão aqui não é concordar ou discordar. A questão aqui é: pra concordar ou discordar, deve se conhecer bem, ou ao menos, ter boas noções.

Quando o assunto e Big Bang, os erros mais comuns são esses:
*Pensar que Big Bang implica em ateísmo, que é coisa que só ateu defende.
* Falam que é preciso ter muita fé par acreditar que uma explosão cria e organiza algo. Mas se você perguntar sobre o processo que se chegou a essa teoria, sobre os argumentos científicos citados pra sustentar ela, não sabem quase nada, ou até mesmo, não sabem nada.

Sobre a Teoria da Evolução, os mais comuns são esses:
*Afirmar que a Teoria da Evolução diz que o homem veio do macaco. Sem dúvidas esse é o mais comum e repetido. Inclusive, muitos falam que aprenderam isso na escola. Se foi mesmo, descubram esses professores e demitam todos!
*Complementando o primeiro equívoco, vem a pergunta: se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos?
*Pensar que a Teoria da Evolução implica em ateísmo, que é coisa de ateu, materialistas, humanistas, etc.

Não quero dizer que alguém só deva falar sobre assuntos nos quais se é gênio. Não é isso! Mas tenha boas noções sobre o que vai pregar ou ensinar pra dezenas, centenas e até milhares de pessoas. O lamentável é que muitos não tem o menor conhecimento sobre o que fala. Muitas vezes, quem tá sentado ouvindo, sabe muito mais do que quem tá ensinando algo.
Alguém pode me perguntar: mas isso só ocorre entre os cristãos?
Infelizmente, não. Até mesmo entre professores formados isso existe.
Escolhi os cristãos como exemplo, não por perseguição ou preconceito. Note que citei apenas professores e pregadores. Não falei sobre OS CRISTÃOS. Não generalizei. Existem muitos cristãos capacitados pra ensinarem sobre esses assuntos que citei como exemplo. No entanto, muitas vezes, quem tem a palavra são pessoas leigas.

Fica alguns conselhos: se informem, busquem conhecimento, deixem de ser preguiçosos e vão pesquisar em fontes confiáveis, deixem de acreditar em tudo que dizem, pra não cometerem erros e gafes no púlpito!

Antes de ensinarem, aprendam.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário