quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Esconderijo de Deus

Existem muitas perguntas sem resposta. E provavelmente sempre haverá. Pra essas perguntas sem resposta, muitos invocam deus como explicação. Temos muitos exemplos disso ao longo da história: os raios eram causados por alguma divindade; epilepsia era possessão demoníaca; o espirro era um demônio saindo; doenças como a Peste Negra, era um castigo divino. Ou seja, quando não sabíamos explicar algo, atribuíamos a alguma divindade. Isso não mudou. Ainda hoje, quando não sabemos explicar alguma coisa, tendemos a recorrer a divindades pra termos uma explicação, uma resposta.

Certa vez conversava com uma pessoa religiosa e ela disse que acreditava em deus por causa da origem da vida. Pra ela, a única explicação pra origem da vida, é deus. Segundo ela, esse é motivo mais forte pra ela acreditar firmemente que deus existe: a origem da vida.
A ciência ainda não tem uma explicação definitiva pra como a vida começou a existir. Assim como não tem explicação pra muitas outras coisas, o que é absolutamente normal. Se a ciência explicasse tudo, pra que serviria? Pra que serviria um detetive se não houvesse mais nada pra se investigar?

No entanto, deus está por trás da origem da vida. Não sabemos explicar por que quando alguém boceja quem estiver próximo tenderá a bocejar também. Há algumas hipóteses, apenas. Mas deus não está por trás dos bocejos ou está? Não conheço ninguém que afirme isso. Afinal, bocejos não são algo que desperte admiração e mistério. A origem da vida sim, é diríamos, mais romântica.
Suponhamos que daqui há mil anos a ciência explique a origem da vida. Suponhamos que a vida tenha vindo de uma espécie substância que chamaremos de M. será que algum religioso vai deixar de acreditar que existe um deus, já que temos a explicação pra origem da vida? Creio que não. A pergunta vai apenas mudar: qual a origem da substância M?

Quando converso com pessoas crentes em deus, uma das coisas que mais ouço é que a ciência não explica isso ou aquilo. E daí? Só por que não explica, significa que é deus a explicação? O fato de alguém não explicar algo não quer dizer que não haja explicação! Tanto no campo científico, histórico e até teológico, há muitas coisas que não sabemos explicar. Mas isso não significa que essas explicações não existam!

Independe de evidências e novas descobertas científicas, sempre arrumarão um lugar pra deus. Como é plausível que vá sempre existir mistérios, sempre haverá lugar pra deus se esconder.
Já me perguntaram se eu conhecia a origem da vida. Respondi que não. Num tom triunfal e zombador, afirmaram que foi deus. Perguntei se poderiam fornecer evidências disso ou se iria ficar apenas na afirmação. Disseram que creem, que é uma questão de fé. Mesmo que tenha sido deus, mas sem evidências, como poderemos saber? Eu poderia formular várias explicações, mas se eu não fornecesse evidências, de que adiantaria? Se você diz que deus criou a vida, forneça evidências acessíveis que sustente isso. Frases, versículos, histórias e palavras bonitas ou comoventes, não são evidências! Enquanto você não fizer isso, sua explicação fica de lado esperando.

Muitas coisas que hoje a ciência explica, há algum tempo atrás, eram perguntas sem respostas. Parece que há uma torcida pra que a ciência não descubra a origem da vida. Pois quando isso acontecer, terão que mudar seu discurso. Inclusive, as hipóteses atuais sobre a origem da vida são melhores explicações do que um ser pessoal, imaterial, atemporal e inteligente. Mesmo que exista, até o presente momento, a ciência não precisou recorrer a nenhuma mente fantasma pra explicar nada.

O geneticista Jerry Coine disse: “se tem uma coisa que a história da ciência nos mostra é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus.”

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário