quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Orações

Muitas pessoas me contam casos de pessoas que se encontravam doentes e que após orarem por elas, melhoras consideráveis foram vistas. Elas afirmam que foi por causa da oração. Como sabem que sou um descrente, me perguntam como eu explico isso.
Uma pessoa que estava doente e alguém orou por ela. A pessoa que foi alvo dessa oração, se recuperou de forma inesperada, rápida, surpreendendo até mesmo os médicos que cuidavam dela. Como explicar isso? Em alguns casos, são pessoas “desenganadas” pela medicina. Ou seja, pessoas com quase pouca chance de recuperação.
Em poucas linhas tentarei mostrar o porquê não acredito no poder das orações e farei algumas colocações.

Curas e Mortes Pelo Mundo

Todos os dias, ao redor do mundo, milhares e milhares de pessoas apresentam melhoras em seu quadro de saúde, ficam curadas ou morrem. Tudo isso acontece com ou sem orações. Muitas pessoas são alvos de oração e se recuperam, enquanto outros morrem pouco tempo depois. Sendo assim, penso que temos um bom motivo pra pensar que orações não influenciam. Nos grandes hospitais do mundo, poderíamos relatar casos de pessoas que estavam à beira da morte e se reergueram, de pessoas que se mostravam totalmente recuperadas e que subitamente seus quadros se agravaram e morreram. Eu já tive uma infeliz experiência de passar nove dias em um hospital de uma capital, e isso era rotineiro.
Quando alguém me diz, de forma triufante, que determinado indivíduo ficou curado após orarem por ele, eu penso: mas isso acontece milhares de vezes, todos os dias, independente de orações!

O Critério da Oração

Ao longo dos últimos três anos, venho prestando um pouco de atenção na questão das orações, e percebi que muitos se valem do seguinte critério, pra saber os resultados delas:
Oração atendida: deus ouviu a oração
Oração não atendida: deus sabe o que faz e faz como quer

Eu explico melhor. Se alguém orou pra James ficar curado e ele fica, foi deus quem ouviu a oração e agiu. Se alguém orou pra James e ele piorou ou morreu, deus é o dono de tudo e faz como quer. Ora, assim é muito fácil! Se dá certo, é deus agindo. Se não dá, é deus também. Que critério fajuto, não acham?
Acontece algo parecido com as profetadas que existem entre os pentecostais. Um certo pastor soltou essa pérola:
“irmãos, se a profecia se cumprir, é por que era de deus. Se não se cumprir, é por que não era de deus!”
Com esse critério, podemos orar a qualquer divindade que quisermos. Por exemplo: eu posso orar ao deus grego Zeus. Se a oração for a atendida, glória a Zeus! Bem, e se não for? Zeus sabe o que faz.
Dessa forma, sempre há uma escapatória pra divindade. Ou melhor, uma desculpa pra o crente, quando a oração não apresentar bons resultados.

O Poder da Oração

Há um hino que diz a seguinte frase: “eu creio no poder da oração”. Há outra frase bem popular que diz que a oração pode muito em seus efeitos. Pode mesmo? Será? Tenho minhas dúvidas.
Como mostrei, curas acontecem independentes de orações. Vale lembrar que essas curas são independentes de crença religiosa, filosofia, raça, opção sexual, faixa etária ou nível financeiro.
Se a oração detém o poder que afirmam por que inúmeras orações com pedidos mais grandiosos não são ouvidos? Ouço muitos clamarem pelo fim da violência, das guerras, da alarmante mortalidade infantil, e até agora, nada! Por acaso, isso pra deus é impossível? Por acaso, são pedidos injustos? Afinal, a oração pode ou não pode?
Todas os casos que me contam sobre os quais a oração foi decisiva, são casos “normais”. E todos eles acontecem todos os dias, com ou sem as benditas orações. Citarei um exemplo:
Pessoas com câncer já em estado avançado, ficaram curadas com o poder da oração. Os muitos que morreram e que foram alvos de oração, é explicado pelo critério que citei a cima. Infelizmente, o câncer é uma das maiores causas de morte no mundo. Por outro lado, felizmente, muitos se curam. E muitos chegam muito perto da morte, são “desenganados” pela medicina, e no entanto, apresentam uma drástica melhora.
Já ouvi muitos casos em que a oração abriu portas de emprego, arranjou um namorado, espantou o resfriado, curou a diarréia ou mostrou um caminho (ou seja, a pessoa teve uma ideia). Conheço até um caso que uma oração furou uma fila de banco. O “orador”, que estava no final de uma fila, atrasado pra seu trabalho, começo a orar. Pouco tempo depois, alguém que estava no início da fila, se retirou e cedeu o lugar a ele.
Quando eu ouço isso, eu fico pensando: tantos problemas graves e em grande escala, e deus se preocupando em furar uma fila de banco?!

Pedido aos Cristãos

Deixo aqui meu pedido a quem tem itimidade com Jeová.
A oração pode muitos em seus efeitos? Deus escuta a oração de um justo? Então, por favor, eu imploro, orem pra deus acabar o câncer no mundo, pra que milhões de pessoas parem de apodrecer com essa infame doença. Se vocês acharem que muitos que morrem vítima dessa doença, são pecadores que não se viraram contra deus, orem pelas crianças. Ou vocês vão dizer que criançinhas se viraram contra deus? Vão dizer que elas estão adorando a outros deus, como muitos se desculpam dizendo? Ao menos orem por elas! Como a oração pode muito em seus efeitos, acabar com o câncer no mundo será fácil.
A oração pode muito em seus efeitos? Deus escuta a oração de um justo? Então, peço insistentemente, peçam pra seu deus colocar verdadeiros cristãos no poder governamental dos países miseráveis. Milhões tem morrido de fome há décadas e todos dizem que é culpa dos governos, da ganância humana. Eu concordo, claro! Então, a solução seria colocar homens de deus em cargos que pudessem fazer a diferença. Ora, deus chama uns pra serem pastores, presbíteros, diáconos, missionários, pregadores. Tem até um ditado que diz que existe o chamado pastor e o pastor chamado. Com certeza, pra um deus poderoso, essa minha sugestão seria moleza. Alguém pode me retrucar fervorosamente, dizendo que estou querendo ensinar a deus trabalhar. Não estou! De forma nenhuma! Foi apenas uma dica. Mas por favor, peçam pra seu deus intervir, pra fazer alguma coisa. Quantos milhões crianças e adultos ainda vão morrerem de fome?
A oração pode muito em seus efeitos? Então, orem a deus pra que ele não permita mais que bebês nasçam com deficiências físicas ou mentais. Eles são condenados pelo resto da vida a viverem dependendo de outros pra tudo. Muitos vegetam. Isso traz sofrimento, problemas financeiros e muitos são alvos de preconceito e exclusão. Paralisia cerebral e síndrome de Down são alguns exemplos entre muitos.
Meu último pedido é que orem a deus pra curar todas as frágeis crianças que estão nas U. T. I’s. Passei por essa triste experiência e não é nada fácil. Crianças de pouca idade, com mangueiras e fios por todo o corpo, pais sofrendo, medo, desânimo. Algumas são condenadas a passarem a vida ligadas a aparelhos. Muitas morrem.
Não estou pedindo que seu deus acabe todo o sofrimento do mundo e que todos nós sejamos imortais. Se bem que isso não é uma má ideia.

Conclusão

Não acredito no poder da oração, por que todos os casos atribuídos a elas, ocorrem com ou sem elas. Não parece haver muita relação. No entanto, fiz alguns pedidos aos cristãos. Sinceramente, não acredito que as orações deles poderão realizar tamanhas façanhas. Mas adoraria está errado.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário