segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Deus Confunde a Medicina?

Já ouvi muito em pregações e testemunhos que deus confunde a medicina. Sinceramente, acho essa alegação ingênua. E mesmo se fosse cristão, pensaria assim.
Existem muitos casos, nos quais o doente ou o acidentado se encontra num estado praticamente irreversível, ou apresenta um quadro que necessita urgentemente de uma cirurgia de alto risco. Quem não ouviu o testemunho de alguém que diz que determinada pessoa já estava desacreditada pelos médicos, mas que deus apareceu em cena e mudou tudo? Pois é, eu também já ouvi muitos relatos semelhantes.

Diante de casos como esses, não raro, ouvimos religiosos afirmarem que deus confunde a medicina. Com isso, querem dizer que deus mostra que seu poder é infinitamente maior que o conhecimento científico, no qual se enquadra médicos, medicamentos, diagnósticos, cirurgias, etc.
Não vou aqui analisar se tais curas realmente acontecem ou se tratam mesmo de uma intervenção divina. Pretendo fazer isso em breve. Aqui, quero apenas refletir um pouco sobre essa história de deus confundi a medicina.

Algumas perguntas são pertinentes: deus é quem dá conhecimento ao ser humano? Se existem avanços consideráveis na medicina, podemos atribuir isso a soberania de deus? Se não, então as maravilhas que a medicina realiza não devem de forma alguma serem atribuídas a deus! Se sim, por que ele iria querer confundi-la? Afinal, não é ele quem está por trás do conhecimento que gera curas, vacinas, tratamentos e cirurgias que salvam milhões de vidas todos os dias? Pra que deus iria querer confundi a medicina, se ele mesmo é responsável pelo conhecimento que gera prevenções e curas?

Quando falamos em medicina, estamos falando de biologia, química, física e outras áreas. Ou seja, deus confundiria incontáveis profissionais de várias áreas ao mesmo tempo. Pra quê? Por quê? O deus cristão é um deus de confusão?

Alguns dizem que deus faz isso por que os médicos querem saber mais do que deus ou por que querem determinar o rumo da situação. Não podemos generalizar. Existem muitos médicos cristãos. O correto seria alegar que alguns médicos agem assim. Mas eles agem mesmo? Um médico ver num Raio X que o fêmur está quebrado e mediante isso, ele diz que você não poderá andar por algum tempo. Ele tá querendo ser mais do que deus por isso? É encontrado um tumor em estado avançado no cérebro de alguém. Mediante isso, um médico diz suas chances de sobrevivência são mínimas. Ele tá querendo saber mais que deus? Claro que não! Os médicos trabalham com probabilidades. Eles devem ser realistas, sinceros com a vítima e seus parentes. Se você descobre que seu vizinho tem câncer no pulmão, o que você espera dele? Você espera que ele seja campeão mundial de natação nos próximos meses?

Mas vamos supor que ALGUNS médicos realmente querem ser como deuses. Mas nesse caso, foi eles que se confundiram. Deus não confundiu ninguém!
Está evidente que nessa conversa há uma reinvindicação de milagres. Ou seja, deus curou quando não haviam mais possibilidades. Mas não podemos esquecer que casos como esses ocorrem em diversas culturas, países e religiões. Não há nenhuma exclusividade. No entanto, os milagres que ocorrem em outras religiões são engodos de Satanás. Na verdade, isso tudo vai terminar na alegação que a fé cristã é a verdade e o resto são falsas religiões. Embate entre religiões, pra resumir.

Um dos principais problemas é que a maioria ainda ver a ciência como a inimiga declarada do deus que elas creem. Pra elas, tudo que estiver relacionado aos cientistas, é algo que quer ser mais do que deus. Engraçado que essas mesmas pessoas, vez por outra, diz que deus é o pai da ciência. Claro, se o que for dito pela ciência agradar a elas, a ciência será vista como uma invenção de deus. Porém, se o que for dito contrariar a fé delas, é vista como coisa de ímpios, de cientistas ateus.

Se na TV, um cientista anuncia algo que se choque com aquilo que acreditam, declaram que a sabedoria do homem é loucura perante deus, que o diabo cegou o entendimento, que é sinal da volta de Jesus e por aí vai. Porém, se a notícia favorecer, dão glória. Pra quem pensa que a ciência é coisa do inimigo, indico a não ir no hospital quando estiver doente. Vai que a medicação dada faça parte de algum plano do governo do Anti-Cristo, já instalado aqui na Terra.

Vale lembrar que todos os dias, por todo o mundo, pessoas morrem, são curadas ou pioram. Não há nenhuma raridade em pessoas sem esperança de recuperação, se recuperam. Mortes, curas e melhoras são rotina em todos os grandes hospitais de todo o mundo. Milhões de pessoas morrem por causa de doenças, violência ou acidentes. Deus nem sempre quer confundir, né? Ele poderia fazer isso mais vezes. É uma pena que enquanto ele confunde em um caso, faz vista grossa pra milhões de outros.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário