segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Não Podemos Entender a Justiça e o Amor de Deus

Quando questiono o amor e a justiça do deus bíblico, muitas vezes ouço que não podemos entender a justiça e o amor de deus. Alegam que ele é infinitamente maior que nós. Devido a isso, jamais poderemos compreender seus desígnios. Para eles, se eu digo que deus é um assassino responsável pela morte de crianças, é porque não entendo a justiça e o amor de deus.
Que mortes? Segundo a bíblia, quem se safou do dilúvio foi Noé e sua família, o restante das pessoas foram mortas. Isso inclue crianças. Quando o povo de Israel invandiu a terra dos Amorreus, a ordem era fazer uma verdadeira limpeza. Isso incluía crianças e animais.
Isso é justo? Isso é amor? Nenhuma pessoa em são consciência vai defender que ser responsável direto pela morte de inúmeras crianças, seja um ato de justiça ou de amor.

Primeiro, eu queria saber uma coisa: eles entendem a justiça e o amor de deus? Afinal, são limitados como eu, certo?
Segundo, se deus é um ser infinitamente maior, como eles sabem que deus tem mistérios na manga?
Para essas perguntas, existe uma resposta decorada: revelação! Ou seja, não podemos entender deus, mas entendemos aquilo o que ele quis nos revelar. Os mistérios de deus ninguém entende. Se bem que eles não dão uma boa resposta sobre como eles sabem que esses mistérios realmente existem. Se por um lado eles dizem que não podemos entender deus, por outro, eles conseguem ler a mente de deus. Funciona assim: entendemos aquilo que deus revelou e aquilo que não entendemos, são mistérios que só cabe a ele saber. Só em saber que existem milhões de pessoas que engolem essa conversa furada, eu fico na dúvida entre rir e chorar.

Mas vamos voltar para a revelação. Bem, eles afirmam que podemos apenas conhecer aquilo que deus nos revelou. Mas deus não revelou sua justiça e seu amor? Se deus revelou essas coisas, significa que podemos entender. Ou por acaso, deus criou os céus e a Terra, enviou seu filho Jesus, e mesmo assim, não deu importância em revelar sua justiça e seu amor? Estranho isso.
Tudo bem que eu sendo um descrente, deus não revelaria tais coisas pra mim assim tão fácil. A solução é procurar alguém que tenha intimidade com deus e perguntar a ele sobre a justiça e o amor de deus.

Se deus é justo e amoroso, como podemos explicar tais crueldades? Se me disserem que deus tem planos maiores pra essas crianças, vou exigir que me mostrem como sabem disso. Deus revelou? Deus disse que mataria crianças porque tinha um propósito que justificasse tamanha barbaridade?
Dizem que deus fez isso, mas todas as crianças estão no céu. Como é que eles sabem disso? Mas supor que estejam mesmo. Se deus queria que todas aquelas almas fossem para o céu, era necessário o derramamento de um mar de sangue? Era necessário tanto sofrimento, tanta dor? Deus foi obrigado a fazer isso? Se a intenção de deus era que elas fossem para o céu, não poderia ele evitar esse acontecimento macabro? O assassinato daquelas crianças se transforma numa espécie de pegadinha.

Alguns dizem que eram crianças, mas tinham em si o pecado. Nesse caso, elas foram assassinadas porque eram pecadoras. Se for assim, deus deveria assassinar todo ser humano! Já sei o que você vai dizer: mas pela sua misericórdia, ele não faz isso. E por que ele não teve misericórdia das crianças também? Se o problema é o pecado, por que ele mata alguns inocentes e indefesos, enquanto deixa ladrões, estrupadores e homens violentos vivendo? E que culpa uma criança tem se já nasce com a centelha do pecado? Ela escolheu isso? Podemos colocar alguma culpa em crianças de colo?

Se for por pecado, por que deus não matou Abraão, Moisés e Paulo? Por acaso, eles não pecaram? Por acaso, eram melhores que aquelas crianças?
Alguns vem com a velha história do contexto. Defendem que devemos analisar bem o contexto, antes de tirarmos conclusões precipitadas. Mas adianto: nenhum contexto justifica que um deus todo-poderoso e amoroso, seja responsável por um infaticídio! Nenhum contexto! Pouco importa qual seja a situação ou época. Estamos falando de um deus que tudo pode e tudo sabe. Não há limites para um ser assim. Sem falar que ele é tido como o próprio amor. Eu fico até emocionado com tamanha demonstração de amor. Deus mandou assassinar aquelas crianças por que deus amava elas! Quem defende tal coisa, é alguém perigoso, que deveria ser afastado do convívio social. Vai que ele queira imitar o gesto de amor de seu deus!

Não podemos esquecer de outros atributos do deus bíblico. Se não podemos entender sua justiça e seu amor, também não podemos entender sua misericórdia, seu perdão, sua paciência, sua sabedoria, seus propósitos, etc. Devemos entregar nossas vidas nas mãos de um ser que não entendemos nada sobre ele? Se ele é um ser infinitamente maior que nós, tudo está além de nossa compreensão, não apenas sua justiça e seu amor. Há quem defenda que não podemos se quer entender sua existência.

Que sentido faz servir a um deus assim?

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário