quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Placas de Igrejas

Há uma famosa frase entre cristãos protestantes que diz que placa de igreja não salva. Quem salva é Jesus. Ou seja, pouco importa qual sua denominação, o que importa é entregar sua vida a Jesus, reconhecê-lo como seu único e suficiente salvador. Mas é assim tão simples que as coisas são? Tenho sérias dúvidas.

Primeiro,quando se fala em placa de igreja, não é apenas o nome da igreja que está em questão, mas também, sua doutrina, seus ensinamentos e costumes.
É aí que começa a confusão. Por exemplo: não é apenas no nome Adventista do Séitmo Dia e Assembleia de Deus, que está a diferença. Ambas se chocam fortemente! Uma diz que devemos guardar o sábado, a outra discorda. Uma fala que é bíblico falar em línguas estranhas, a outra diz que isso não é bíblico coisa nenhuma. Uma diz que há um inferno eterno esperando os ímpios, a outra diz que não é bem assim. E muitas outros pontos que penso ser desnecessário citar, já que você deve ter compreendido meu raciocínio.

Semelhante coisa acontece com a Igreja Universal do Reino de Deus, Batista, Presbiteriana, Congregacional, Testemunhas-de-Jeová, Pentecostal, e inúmeras outras. E boa parte dos cristãos chamam as outras denominações de seitas, falsas doutrinas, falsos profetas, acusam-nas de distorcer a palavra de deus a seu bel prazer.

Me parece que não é só apenas se converter, tem que saber qual a igreja que ensina a verdadeira palavra de deus. Como saber, eu não sei. Já que todos tem os mesmo argumentos, o mesmo discurso. Abaixo segue uma pequena lista das alegações que você ouvirá de membros de qualquer uma dessas denominações que citei:

1. Nos baseamos na bíblia. É isso que a bíblia ensina claramente;
2. Jesus diz na bíblia que haveriam falsos profetas, falsos ensinamentos. Essas outras doutrinas e inúmeras igrejas, é apenas Sua palavra se cumprindo;
3. Leia você mesmo a bíblia e tire sua dúvidas quanto a qual igreja prega o genuíno evangelho. Não vá por cabeça de pastor e teólogo, e sim, pela bíblia!;
4. A bíblia condena determinado ensinamento;
5. É seita!;
6. O apóstolo Paulo disse que mesmo que um anjo viesse pregar um outro evangelho... ;
7. Eles só querem saber de encher a igreja. Se preocupam com quantidade e não com qualidade!
8. Eles afirmam determinada coisa, mas não é isso o que a bíblia nos diz!;
9. Eles se apegam a textos, mas ignoram o contexto. E texto sem contexto vira pretexto pra heresia;
10. Você deveria assistir tal DVD, pregação, filme, ler tal livro. Explica tudo isso que você está perguntando!

Já ouvi essas dez alegações de membros de várias denominações. E claro, cada uma tem seus grandes estudiosos que são fluentes em vários idiomas (como grego, hebraico, aramaico e latim, por exemplo), teólogos e até cientistas. Ou seja, os ingredientes pra um confusão estão todos juntos.

Alguns dizem que é o mesmo deus. Estranho isso! Ora, o mesmo deus ensina que fomos predestinados e ao mesmo tempo diz que temos liver arbítrio? O mesmo deus diz que não precisamos mas guardar o sábado e ao mesmo tempo diz que ainda devemos não trabalhar nesse dia? O mesmo deus nos faz falar em línguas estranhas, ao mesmo tempo que condena isso? O mesmo deus diz na bíblia que há um inferno de fogo eterno, mas também diz que seremos aniquilados completamente?
Muito estranho isso, não? Por acaso, deus ensina coisas que se contradizem? A bíblia é uma mensagem simples de entender? Se é, por que essa confusão, essa “guerra” entre as denominações? Se é uma mensagem complexa, por que deus enviaria uma mensagem assim, prevendo todo essa confusão?

Dizem que é uma questão de interpretação. Bem, isso é verdade. Mas diante de tantas interpretaçõs diferentes, tem muita gente equivocada! Quem está equivocado, vai depende de a quem você perguntar. O que não vai faltar são denominações pra isso.
O que se segue é uma acusando a outra, zombando, criticando, etc.

Ou todas estão equivocadas ou apenas uma está certa. Qual?

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário