segunda-feira, 19 de setembro de 2011

De Deus Não Se Zomba

É costumeiro ouvi alguns cristãos afirmarem que de deus não se zomba. E muitas vezes, essa alegação vem suportada por alguns exemplos bem populares. Vou escolher quatro exemplos que ouço muito por parte dos cristãos. Os protagonistas desses exemplos são Jhon Lennon, Cazuza, o idealizador do Titanic e uma jovem que teria morrido num acidente automobilístico no qual apenas uma bandeja de ovos no porta malas, teria ficado intacta. Na internet, facilmente se encontra vídeos mostrando isso.
Vamos começar pelo vocalista e compositor da banda de rock inglesa, os Beatles. Segundo afirmam (não estou aqui pra discutir se essas pessoas fizeram essas alegações ou não, certo?), Jhon Lennon teria dito que os Beatles estavam mais famosos que deus. Em outras versões, ao invés de deus, ele teria dito que estavam mais famosos que Jesus. Bem, mas isso não importa aqui.
Lennon foi morto a tiros por um fã. Pra muitos, isso foi consequência do que ele teria dito. Ou seja, do fato dele ter zombado de deus. Vou colocar alguns pontos aqui, que acho pertinente.
Primeiro, como sabem que a CAUSA da morte de Lennon foi mesmo devido a alegação dele? Afinal, infelizmente, todos os dias, há séculos e séculos pessoas são mortas! Todos os dias tomamos conhecimento de assassinatos! Todas essas pessoas estão pagando por alguma blasfêmea contra deus? Se não, por que nesse caso realmente se trata de um castigo divino? Se todas as pessoas estão pagando por alguma blasfêmea, isso inclui pessoas inocentes (como um cidadão digno morto durante um assalto, crianças, vítimas de bala perdida)? Por que no caso de Lennon, os tiros que ele tomou, se tratou de uma punição da parte de deus?
Segundo, deus se ofendeu com alegação do roqueiro? Por que deus iria se ofender tanto com alguém que diz sua banda está mais famosa que ele? Deus se importa com coisas como fama? Deus disputava fama com os Beatles? Deus precisa disso? Alguns dizem que a questão é o desrespeito ao poder de deus. Isso me parece absurdo, já que inúmeras pessoas fazem e dizem coisas extremamentes mais graves e insultadoras que isso! Se deus se ofendeu com alguém que diz sua banda está mais famosa que ele, e o castiga imediatamente, por que não fez algo parecido com Hitler, com os senhores que escravizavam, com os ladrões que detém poder político e financeiro? Por acaso, os milhões de pessoas mortas e torturadas no Holocausto judeu não era algo mais importante que a frase de Jhon Lennon? Se deus se ofendeu tanto com isso, por que não se ofende do mesmo modo com os culpados pelos desvios de dinheiro público, que resultam em educação, sáude e segurança ineficiente? Por que deus não se ofende tanto com os senhores das guerras, com os culpados pela miséria nos países pobres? Os cristãos me dizem que deus se ofende e age. Deus teve que esperar 12 milhões de pessoas serem mortas brutalmente pelos nazistas, até que Hitler decidisse tirar a própria vida? Teve que esperar séculos de escravidão negra e que até hoje tem seus frutos em forma de racismo e exclusão social? Tanta violência, fome, doenças sem cura, injustiças, roubos, e deus se preocupa com alguém que diz está mais famoso que ele?! Que tremenda babaquice é essa? Quando me falam isso, sem perceber, estão assemelhando deus um artista sumido da mídia, um big brother que quer espaço nas revistas.
Agora vamos ver o caso do cantor e compositor brasileiro Cazuza. A acusação contra Cazuza, é que durante um show, ele teria acendido um cigarro de maconha e oferecido a deus. Se foi assim mesmo que ocorreu, não importa também.
Como quase todos sabem, Cazuza morreu vítima da AIDS. Antes de mais nada, me parece que muito provavelmente tenha contraído a doença através de uma relação sexual, transfusão de sangue ou por dividir uma seringa contaminada. Não vejo nenhuma relação entre sua doença e morte com a oferta de Cannabis Sativa a deus. Mas aqui mais uma vez, se trataria de um castigo divino.
Penso eu, que Cazuza seja responsável por ter contraído (ou não!) a doença. Mesmo acreditando na existência dos deus cristãos (o que não acredito), ainda sim, não veria nenhuma relação entre uma coisa e outra. Só que muitos não pensam assim. Ou seja, antes de fazerem tal afirmação, devem nos fornecer bons razões pra pensar que realmente se tratou de uma punição dos céus.
Segundo, incontáveis pessoas ao longo da história humana, adoecem e morrem. Nenhum ser humano é imortal, é? Todos os dias pessoas morrem doentes! Se você duvida, passe um dia em um hospital de uma capital e confira você mesmo. Todas essas pessoas ofereceram maconha a deus? Milhões de crianças (costumo citar as crianças por se tratar de pessoas inocentes e indefesas) morrem anualmente por doenças terríveis, como o câncer. Todas elas ofereceram maconha ou qualquer outro alucínogeno a deus? Se todo ser humano estar sujeito a morte por causa de uma doença, por que com Cazuza seria diferente? Por que ele era pecador inveterado? Crianças com alguns meses de idade que morrem doentes, fumam maconha, tem relações sexuais, falam palavrões, roubam, matam, ao menos sabem fala? No caso delas, o castigo é devido ao quê?
Todos os seres humanos morrem. Fato! Ao invés de deus se ofender por que oferecem maconha a ele, ele poderia agir logo e mostrar curas pra todas as doenças que assola a humanidade! Ele vai ficar mais quanto tempo olhando inocentes e indefesos (e não maconheiros, homossexuais ou roqueiros) apodrecendo nos leitos de hospitais ou morrendo na fila de espera?
O caso do Titanic, é muito citado também. O idealizador do tão famoso navio, teria dito que nem deus o afundava. Como vocês devem saber, ele afundou. E esse naufrágio, resultou em um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos! Até hoje, quando alguém escuta Celine Dion, lembra do célebre casal de braços abertos na proa do navio. Interessante que não citam muito a parte que eles disputam pra quem escarra e cospe mais longe.
Bem, aqui reside mais um castigo, mais um prova que de deus não se zomba. Ao menos é isso que muitos falam.
Talvez seja desnecessário dizer que muitas embarcações já afundaram antes e depois do Titanic. Mas vale o lembrete. E me parece que o monumental navio afundou por causa de um “simpático” iceberg. Drummond teria dito que no meio do caminho tinha um iceberb, tinha um iceberg no meio do caminho.
Mais uma vez, deve ser mostrada a relação entre o insulto e o naufrágio.
O que me chama atenção, porém, é a injustiça contida na alegação que foi deus quem afundou o Titanic. Se apenas uma pessoa insultou deus, por muitos outros pagaram po isso? Se deus queria puní-lo, era só fazer ele ter um infarto e pronto! O que todas as outras pessoas tinham a ver com isso? E muito provavelmente, morreram sem saber disso. Pessoas pagarem com a vida pelo erro dos outros, é justo? Quando alguém me fala sobre isso, ela está de forma clara, chamando deus de injusto. Você já pensou que naquele navio haviam pessoas tementes a deus e que só queriam fazer uma viagem de férias, como lazer ou diversão?
O último caso, é o mais curioso. Uma mãe diz a sua filha que vai sair com amigos: vai com deus, filha! Esta, por sua vez, responde: só se ele for no porta malas, por aqui não cabe.
Final da história, todos os jovens morrem nesse acidente e apenas um bandeja de ovos no porta malas, ficou intacta. Coincidência?
Aqui, mais um vez só obrigado e fazer o que fiz nos outros casos já citados por mim. Ninguém vai duvidar que acidentes e mortes no trânsito, são algo tristemente muito comuns, certo? E se não me falha a memória, é uma das principais causas de morte no mundo. Ou seja, nos quatros cantos do mundo, casos de acidentes e mortes (de jovens, inclusive) são coisas que viraram rotina.
Mais uma vez devem nos fornecer a relação entre a piada da jovem e o acidente.
Vocês também podem comparar esse caso ao de Jhon Lennon. Deus se ofendeu tanto com isso? Ao ponto de acabar com a vida dos outros jovens também. Alguém pode me dizer que deus não fez nada, que quem causou a morte desses jovens foram eles mesmo. Bem, nesse caso, eu concordaria, e teríamos que exlcuir esse papo de castigo.
Outra coisa curiosa, é deus se preocupar com um bandeja de ovos. Ele iria fazer um bolo? E se apenas, o porta malas ficou salvo, isso significa que deus realmente ouviu e se sentiu ofendido com a piada da adolescente. Tanta coisa séria pra ser resolvidas nesse mundo, e deus se ofendendo com coisas tão fúteis!
Imagine o sofrimento dos pais desses jovens. Que deus de poderoso e amoroso é esse? Tudo bem que dizem que deus também é justiça. Justiça? Muitos cometem atos bem piores e não são punidos dessa forma. Enquantos outros pagam com sua vida pela má conduta de outros. Deus fica de braços cruzados olhando tudo. Isso é a justiça dele?
Mas zombar de deus não é algo fútil, afirmam! No entanto, muitos fazem bem pior que isso, e morrem idosos, gozando de conforto e sáude.
Acham que todas as pessoas generosas, todas as criaças, todas as famílias que tem suas vidas tiradas por um louco que vem na contra-mão, bêbado ou em alta velocidade, estão pagando por alguma zombação contra deus?
Portanto, nesses quatro casos, devem nos mostrar explicitamente e relação entre as alegações e as mortes (todos morrem, não?) dessas pessoas, e depois mostrar onde está a justiça e amor da parte de deus.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário