segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Você Não Acredita em Ateus?

Já ouvi algumas pessoas falarem que não acreditam em ateus.
Vale notar que essa alegação é um paródia da tal comum alegação dos ateus que afirmam não acreditar em deus.
Muitos religiosos, insistem que não existe ninguém ninguém ateu, que todo mundo acredita em algo, que na hora da necessidade o ateu recorre a deus.
Primeiro, afirmar que não há ninguém que seja ateu, é uma afirmação que me parece sem nenhum sentido. Como alguém pode saber que não há ninguém que não acredite em deus? Por acaso, alguém conhece o que se passa na mente e na vida pessoal das pessoas? Muitos dizem que não sou ateu. Como eles sabem? Eles podem sondar meus sentimentos e meus pensamentos?
Eu poderia afirmar que não existem cristãos, muçulmanos, budistas, hinduístas, mas eu não seria tão infantil a tal ponto! Claro, pode ser que eu ou qualquer um desses que citei possam não mesmo acreditar naquilo que afirmam, mas como eu não tenho como saber, os defino assim. Segundo os dicionários que consultei, ateu é alguém que não crê na existência de deus ou deuses. Portanto, se alguém disser que não acredita em qualquer divindade, deve ser tido como ateu. Se ele não acredita mesmo, é outra história. Estamos apenas tratando de definições, classificações. Exemplos: alguém que tem a bíblia como referência e que diz crê e segue os ensinamentos de Jesus, obviamente deve ser classificado como cristão; alguém que diz que vai ao estádio torcer, que tem camisas e bandeiras do São Paulo, deve ser classificado como são paulino; alguém que defende e apoia o PT, será classificado como petista; Agora, se essas pessoas realmente acreditam naquilo que defendem e afirmam publicamente, é outra conversa. Como já disse antes, estamos falando apenas de classificações.
Classifico muitas como pessoas como atéias, assim como classifico muitos como muçulmanos, judeus, budistas, comunistas, socialistas, marxistas, etc.
Não faria o menor sentido eu dizer que não acredito em qualquer um desses ou muitos menos afirmar que nenhum desses existe! Pelo simples fato de eu não ter como saber disso.
Inúmeros religiosos dizem que todos nós acreditamos em algo. Concordo plenamente! Todos nós temos crença. Porém, NEM TODA CRENÇA É RELIGIOSA. Eu tenho muitas crenças, mas não tenho crença em divindades. E é justamente isso que me define como ateu. Eu poderia acreditar em ET’s (não acredito) e ainda sim, ser definido como ateu. Eu poderia acreditar que o mundo será melhor daqui a mil anos (também não acredito nisso), poderia acreditar em muitas outras coisas como essas. No entanto, ainda seria ateu. Só deixaria de ser um ateu quando passassse a acreditar na existência de divindades.
Outros afirmam que os ateus na hora da necessidade, clamam por deus. Eis mais uma coisa que eu não sei como eles sabem. Provavelmente, todos os dias morrem ateus no mundo e eu não sei se eles recorreram a deus quando se encontravam a beira da morte. Como eu poderia saber? Se eles clamaram por um deus, tem como eu saber se isso foi sincero? Teria como eu saber se aquilo foi mesmo uma manifestação de reconhecimento, de fé genuína? Claro que não!
Outra coisa que é importante salientar é que incontáveis ateus já estiveram em situações de grave risco e outros morreram. Todos clamaram por deus? Se todos esses manifestaram alguma fé ou temor a um deus, tem como eu ou qualquer outra pessoa saber?
Podemos levantar questionamentos semelhantes, mas citando cristãos como exemplos. Como eu posso saber que alguém realmente acredita que deus existe, que Jesus foi concebido sem um pai biológico, que existem seres espirituais nos rodeando e que existe um céu e um inferno nos aguardando?
Muitos que denominam cristãos já estiveram em situações de risco e outros morreram. Será que todos mantiveram a fé que afirmavam ter até a última hora? Será que eles, assim como os que estão vivos, nunca tiveram sérias dúvidas quanto a veracidade da bíblia? Existe um meio de saber quais as respostas pra essas perguntas? Sinceramente, se existe, desconheço.
Por último, vale lembrar que o fato de alguém clamar ou não, de afirmar que acredita ou não, é totalmente irrelevante pra questão principal: essas coisas existem realmente? Muitos adeptos de religiões clamaram por seus deuses em momentos críticos. Alguns clamam por Padre Cícero, Frei Damião, Nossa Senhora, etc. O fato dessas pessoas clamarem significa que essas divindades ou personalidades realmente ainda existem e podem intervir? Óbvio que não!
Clamar por um deus é uma coisa, ele existir é outra completamente diferente!
Rezar pra Frei Damião é uma coisa, ele poder fazer algo, é outra bem diferente.
Caso exista um deus, isso será independente de acreditarmos ou não. Da mesma forma, se ele não existir, mesmo que o mundo todo acredite e clame, ele ainda continuará inexistente.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário