segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Você Daria Seu Único Filho?

Num tom emotivo, muitos cristãos me fazem a seguinte pergunta: você daria seu único filho pra ser cuspido, zombado, chicoteado e morto por que não merece, por ladrões, assassinos, estupradores, traficantes?
Como fica claro, essa pergunta se baseia na história que deus enviou seu filho Jesus pra morrer por nós.
Eis minha resposta: sendo eu um ser limitado e frágil, jamais faria isso!
Fim de conversa? Não mesmo!
O deus bíblico é um ser limitado e frágil ou é um ser todo-poderoso e eterno?
Se eu tivesse os atributos que o deus da bíblia tem, não veria nenhuma dificuldade em enviar meu filho pra morrer por quem não merece.
O deus bíblico foi obrigado a dar seu filho como sacrifício ou ele poderia salvar os humanos de outras formas? Eu sendo esse deus, poderia oferecer salvação de inúmeras formas! Enviar meu filho pra ser crucificado seria apenas uma entre muitas opções a qual eu poderia recorrer.
O deus bíblico sabia que seu filho venceria a morte e ressuscitaria ao terceiro dia? Se sabia, a coisa fica mais simples ainda.
Qual a dificuldade em um ser todo-poderoso oferecer seu filho sabendo que este venceria todas as dificuldades e sairia vencedor e exaltados por muitos? Nenhuma! O criador de tudo que existe, iria se chocar com cuspidas, chicoteadas, zombarias?
Alguns fazem questão de enfatizar que Jesus foi cuspido, zombado, humilhado, ferido e mesmo assim perdoo seus agressores, os ama e os aceita. Aqui eu vejo dois pontos que merecem ser colocados:

1. Muitos seres humanos passam por isso e perdoaram e amam seus agressores. Exemplo: conheço uma mulher que foi espancada e humilhada durante décadas de casamento. Mesmo assim, ela sempre amou seu esposo, sempre o respeitou e o tratou bem. Após vários anos da morte dele, ainda hoje, ela fala diariamente nele, diz que sente saudades, que o ama e que ele foi e sempre será o único homem de sua vida. Com certeza você encontrará muitos casos semelhantes. Lembrando que ela foi ferida, expulsa de casa várias vezes, ele a perseguia com armas em punho, etc. Pra muitos, ela é uma pobre coitada, uma demente. Bem, não cabe aqui julgar a atitude dela, e sim, apenas mostrar que não é algo tão anormal ser espancado e humilhado, e mesmo assim, amar e perdoar seu agressor.

2. Jesus escolheu passar por isso! Ele passou por isso por livre e espontânea vontade! Alguns de forma radiante dirão que ele fez isso por amor. Não importa o porquê dele ter feito, o que importa é mostrar que ele escolheu passar por isso.

Agora, pense em mulheres que são estupradas, torturadas e mortas na frente de seu esposo. Isso sim me parece uma humilhação bem mais grave, e levando em conta que isso é feito na presença de seu esposo. Imagine a mente dessa mulher, imagine a mente de seu esposo que assiste isso.
Pense em uma virgem de 14 anos ou uma mulher grávida passando por algo parecido, imagine um homem trabalhador que após conseguir algum bem com muito suor, sendo roubado e morto em seguida...
Com um detalhe fundamental que você não pode esquecer: ELES NÃO ESCOLHERAM PASSAR POR ISSO.

Portanto, a humilhação e o sofrimento que Jesus passou não me comove mais que nenhum desses casos que citei a cima. Alguns dirão que é diferente por que ele fez isso por amor a quem não merece, pra nos salvar da condenação. Bem, isso parte de uma crença religiosa, que não vem ao caso nesse artigo.
E pra um ser um deus todo-poderoso, enviar seu filho pra passar o que Jesus passou, também não me parece nenhuma façanha.

(Carlos Wilker)


Nenhum comentário:

Postar um comentário