segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Possessão demoníaca

Quando veem pessoas drasticamente alteradas em seu comportamento, com aumento de força física e alteração na voz, muitos cristãos atribuem isso a uma possessão demoníaca. Acho essa conclusão um pouco apressada e que ignora muitas questões que devem ser colocadas e bem esclarecidas.

Primeiro, antes de atribuirmos esses casos a demônios, devemos antes de mais nada saber se realmente existem demônios. Por mais que estranho e misterioso que seja o comportamento de uma pessoa, não devemos de forma alguma atribuir a algo sem antes sabermos se esse “culpado” existe. Por exemplo: eu poderia atribuir um caso desses a um deus grego. Isso faria sentido? Faria, se eu primeiro mostrasse que tal deus grego existe e é capaz de se apoderar das pessoas e não é apenas uma crença, um mito.
Alguém poderia atribuir essas “possessões” a unicórnios, gnomos, fênix, duendes, saci, mula sem cabeça ou qualquer outra figura folclórica e mítica. Claro, alguém que fizer isso será motivo de zombação. Afinal, tudo indica que tais seres não existem, e mesmo se existissem, deveria ser mostrado que tais seres se apoderariam das pessoas. E se por acaso alguém mostrasse que algum ou alguns desses seres realmente existem e que são responsáveis pelas possessões até o momento atribuídas aos demônios? Ainda poderíamos zombar de tal indivíduo? Óbvio que não!

Outro exemplo pra ficar mais claro: o dono de uma loja me denuncia á polícia alegando que eu roubei seu estabelecimento e fornece imagens de uma câmera de vídeo que gravou minha ação. No entanto, frente ao delegado, alego que foi meu irmão gêmeo. Minha explicação faz sentido? Se eu realmente tiver um irmão gêmeo, faz. Mas pra atribuir o roubo a meu irmão gêmeo, devemos primeiro saber se o irmão gêmeo que eu alego ter, realmente existe, concorda?
Fazendo uma investigação, a polícia descobre que não tenho nenhum irmão gêmeo. Portanto, aquele homem nas imagens da câmera, era realmente eu.
Veja que minha defesa não fez sentido por que não tenho um irmão gêmeo. Como poderia culpar alguém que não existe pelo meu roubo?

As pessoas sempre me perguntam: como você explica alguém alterar a voz, ter uma força física anormal, mudar drasticamente o comportamento e proferir palavras que nunca sairia da sua boca estando ela bem? Bem, eu acho bem mais provável que se trate de algo relacionado ao cérebro. Até por que, sabemos que existem inúmeros casos semelhantes que estão relacionados a problemas psicológicos ou psiquiátricos. Portanto, numa escala de melhor explicação, coloco esta como a mais plausível. Enquanto aos demônios, não sabemos nem se existem. Então, como poderemos atribuir algo a eles sem antes sabermos se existem? Isso é sem sentido!

Segundo, considerando a possibilidade de tais casos serem mesmo provocados por demônios, surgem algumas perguntas: se demônios são seres espirituais, como podem interagir com o mundo físico? Como podem agir sobre os músculos de alguém, se são completamente desprovidos de qualquer partícula de matéria?
Você já deve ter assistido Gasparzinho, né? Já percebeu que ele atravessa paredes? E isso é pertinente, já que sendo ele um ser espiritual, não interage com o físico, ou seja, não se choca com as paredes. Claro, mesmo o Garpazinho apresenta algumas contradições: ele emite som e imagem, o que é estranho em se tratando de um ser imaterial. Sons são emitidos por meios materiais e cores, de alguma forma devem estar relacionada á matéria. Mas vamos deixar o fantasminha camarada de lado.
Nesse caso, se afirmam que os demônios estão por trás desse aumento de força física, dessa alteração de voz, devem fornecer uma boa explicação pra essas perguntas.
Alguns alegam se tratar de coisas espirituais, inexplicáveis, que só deus conhece, que não cabe a nós saber disso, que acreditam por que a bíblia relata, que é questão de fé, etc. Tudo isso passa longe de uma explicação.
Mas se alguém insistir com você que esses mantras explicam alguma coisa, diga que quem causa as possessões é um deus (invente um) e se pedirem explicações, forneça explicações parecidas: diga que é questão de fé, que só seu deus explica, que não cabe a nós sabermos disso, e por aí vai.

Portanto, pra sabermos que essas pessoas realmente estão, estiveram ou estarão possessas por demônios, devem percorrer o seguinte caminho:
1º) Demonstrar de alguma maneira que demônios realmente existem e que não são apenas crenças, mitos.
2º) Que podem realmente causar o que atribuem a eles. Afinal, eles podem existir e não serem os responsáveis por esses casos!
3º) Demonstrar que tal pessoa estar realmente possessa por demônios. Digo isso por que até mesmo os cristãos admitem que muitos casos não se tratam de possessões demoníacas.
Seguindo esses “três passos”, me parecerá racional acreditar piamente que existem possessões demoníacas. Caso contrário, me parece plausível colocar os demônios na mesma prateleira que os demais seres míticos e folclóricos.

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário