segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Céu e o Inferno: um diálogo entre o pastor e a ovelha

Ovelha: pastor, há dez anos congrego nessa igreja. Me lembro como se tivesse sido hoje o dia em que me converti. Realmente foi uma decisão que mudou definitivamente a minha vida. Não me arrependo, aceitaria de novo Jesus com meu único senhor e salvador.

Pastor: Amém, irmão. Fico feliz em ouvi isso. Mas o que o traz aqui?
Ovelha: Bem, tenho uma dúvida há um certo tempo e queria ver se o pastor poderia me ajudar com ela.

Pastor: se eu puder ajudar, ajudarei. Caso não saiba como, vamos orar, buscar uma forma de resolver sua dúvida. Mas qual é sua dúvida?

Ovelha: pastor, nesses dez anos de membro tenho ouvido que existe vida após a morte e que uns irão pra o céu e outros irão pra o inferno.

Pastor: sim, é isso o que a palavra de Deus nos diz.

Ovelha: eu quero saber como é que a gente sabe que isso é verdade. Como sabemos que realmente há vida após a morte, imortalidade da alma, céu, inferno?

Pastor: bem, nós cremos na bíblia e é isso o que ela nos diz. Cremos que a bíblia é palavra infalível de Deus, portanto, mediante isso, temos plena convicção que isso é verdade. O irmão está com dúvidas quanto a isso?

Ovelha: sinceramente, tenho dúvidas sim. Justamente por isso estou aqui. Mas veja, o pastor disse que está escrito na bíblia e que nós cremos nisso, não foi?

Pastor: Isso.

Ovelha: mas não foi isso o que eu perguntei. Eu sei que está escrito na bíblia e que nós cremos.

Pastor: então, qual é sua dúvida?

Ovelha: minha dúvida é: como sabemos que o que a bíblia diz sobre isso é verdade? Entendeu?

Pastor: sim, entendi. Veja irmão, nós cristãos temos a bíblia como nosso guia de salvação. A bíblia não tem resposta pra tudo, como muitos pensam. Ela é um meio que Deus usou pra nos guiar a salvação. Nós acreditamos que estas coisas realmente são verdadeiras por que é isso que a bíblia diz. Isso é fé.

Ovelha: mas uma vez quero deixar claro que não estou perguntando o que a bíblia diz ou no que acreditamos, ok? A minha pergunta é sobre como sabemos que o que ela diz é verdade.

Pastor: eu já respondi abençoado.

Ovelha: o pastor disse que acreditamos, mas acreditar não significa que seja verdade. Por exemplo: alguns acreditam que após se destruírem e destruírem a outros com bombas, irão pra o paraíso se encontrar com 72 virgens. Mas o fato deles acreditarem, não significa de forma alguma que isso seja verdade.

Pastor: você acredita nessa história das 72 virgens?

Ovelha: não acredito. Mas isso não vem ao caso. Estou perguntando sobre vida após a morte, imortalidade, céu e inferno.

Pastor: irmão, quando nos convertemos a Jesus, aceitamos a bíblia como a verdade absoluta. Quando você aceitou Jesus há dez anos atrás, você morreu pra o mundo e agora vive segundo a palavra de Deus. Ou sejam, a bíblia. Um crente não tem que estar questionando Deus, questionando a bíblia. A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Ovelha: portanto, não temos como saber se estas coisas são reais e nos resta simplesmente acreditar?

Pastor: se acreditamos piamente que a bíblia é palavra de Deus, sabemos perante ela que essas coisas são reais.

Ovelha: acreditar em algo significa que esse algo é verdadeiro?
Pastor: não. Muitos acreditam em muitas coisas, mas isso não quer dizer que sejam verdades. Você mesmo citou um exemplo, lembra?

Ovelha: sim, lembro. Mas qual a diferença entre acreditar no céu e no inferno e acreditar na história das 72 virgens?

Pastor: por que a bíblia afirma existir céu e inferno. Ela não fala nada sobre se suicidar e levar inocentes consigo, e após isso ir pra o paraíso ser bonificado com 72 virgens. A bíblia condena isso!

Ovelha: no caso, a história do céu e do inferno é verdade por que está na bíblia? É isso?

Pastor: sim. E ela é a palavra de deus.

Ovelha: mas isso nos coloca em um círculo. Eu estou perguntando como podemos saber que o que está escrito na bíblia, sobre vida após a morte, imortalidade, céu e inferno, é verdade. O pastor disse que acreditamos, mas concordou comigo que acreditar não significa que exista. Não foi isso? Por que os que acreditam diferente de nós estão errados? Por que nossa crença é mais valiosa que a crença dos demais? Por que a nossas corresponde á realidade?

Pastor: pela bíblia, pela bíblia!

Ovelha: mas pastor, isso nos coloca de novo na estaca zero. Eu quero saber sobre a veracidade da bíblia quanto a isso.

Pastor: você dúvida que a bíblia não seja verdadeira? Tantas evidências históricas existem sobre suas afirmações. Até mesmo a ciência que tanto duvida dela, ao longo do tempo vai corroborando o que ela diz.

Ovelha: não estou falando sobre ciência nem sobre história! Céu e inferno são coisas que estão fora do alcance dos historiadores e cientistas. Por acaso, o pastor poderia fornecer evidências históricas ou científicas de que realmente existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno? Se o pastor tiver, resolverá minha dúvida. Se não tiver e disser que a bíblia diz e que nós acreditamos, mais uma vez voltaremos á conversa do início, e não resolveremos nada. Pelo contrário, aumentará minha dúvida.

Pastor: acreditamos pela fé. É isso que nos move, é isso que tem mantido o cristianismo vivo e forte até hoje; é isso que tem nos dado força pra superar todas as adversidades; é isso que nos levará a Deus; é isso: fé!

Ovelha: não estou falando sobre isso. E já expliquei várias vezes.

Pastor: o irmão tá querendo saber o que está além de nós. Isso cabe a Deus. Tem certas coisas que Deus nos revela, outras não. O que a bíblia nos diz já é o suficiente. Pra que saber mais? Eu sei que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Isso me basta.

Ovelha: então, os pastores e pregadores afirmam que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno, mas não sabem se isso realmente é verdade? E se eles estiverem ensinando e pregando um equívoco? E se isso for apenas uma crença como todas as outras? O fato de estar escrito não significa que seja verdade. Até por que há outros livros tidos como sagrados. Inclusive, há bíblias com diferentes traduções, versões, quantidades de livros, etc.
Estamos afirmando sobre coisas que não sabemos? E se estivermos errados?

Pastor: o que perderíamos se estivéssemos errados? Vivemos uma vida saudável, amigável, sendo bons pais, bons filhos, bons esposos, não nos envolvemos com drogas, prostituição...

Ovelha: o que perderíamos? Isso significaria que mesmo sem querer enganos a muitas pessoas; que todas ela viveram uma ilusão. Todas elas disponibilizaram tempo, dinheiro, esforços físicos e mentais por uma ilusão, uma crença como qualquer outra. Mesmo que elas vivam bem, isso não deixaria de ser uma ilusão.

Pastor: você acha que a bíblia é uma ilusão? Você poderia provar que céu e inferno são ilusões?

Ovelha: não disse que a bíblia é uma ilusão. Eu disse que se estivermos errados, vivemos e induzimos os outros a viverem uma ilusão. Não, eu não provo que céu e inferno são ilusões. O pastor pode provar que o paraíso com as 72 virgens é uma ilusão?

Pastor: sim, mediante a bíblia.

Ovelha: Não vamos ficar andando em círculos, certo?

(Carlos Wilker)



Nenhum comentário:

Postar um comentário