segunda-feira, 5 de setembro de 2011

16 Perguntas e 22 Desculpas

1. Como podemos saber que quem escreveu estava inspirado Por deus? Alguns falam que foram inspirados por deus por que alguns eram analfabetos. Quais são as evidências históricas que esses analfabetos escreveram textos tão complexos?

2. Por que há tantas religiões afirmando ser a verdadeira, cada uma com seu livro ou livros divinos, com seus grandes teólogos e filósofos, com suas evidências? Por que até mesmo dentro do cristianismo vemos tantas discordâncias, tantas diferenças, tantas interpretações da bíblia?


3. Como os demônios, sendo entidades espirituais, podem interagir com um corpo físico? Exemplo: dizem que ele quando se apodera de alguém, altera sua voz, aumenta sua força física, etc. Pra isso, ele teria que agir nos músculos do indivíduo. Como uma entidade desprovida de qualquer espécie de matéria pode fazer isso?

4. O espiritual é composto de quê?

5. Deus criou Lúcifer perfeito. Como um ser perfeito pode encontrar maldoso, orgulhoso e iniquo? Alguns alegam que ele tinha o livre arbítrio. Mas como um ser perfeito faz mau uso do seu livre arbítrio? Antes de Lúcifer ser criado, já havia maldade? Se não havia, como ela brotou de um ser perfeito, puro, que não foi influenciado por nada?

6. Por que deus não ajuda os inocentes que sofrem cruelmente? Plano? Que plano macabro é esse vindo de um deus perfeito em bondade? Livre arbítrio? Crianças que são estupradas, que morrem de fome ou com doenças, que são despedaçadas por tiros e mísseis escolheram isso pra elas? Culpa de outros seres humanos? Por que deus não faz nada pra proteger os inocentes desses seres humanos malvados? Se deus nos ama incondicionalmente, se está vendo toda a fome, doenças, guerras e injustiças matando os indefesos e inocentes, se é todo-poderoso e pode resolver isso, por que ele assim não o faz?


7. Os cristãos falam que orações são ouvidas e que milagres tem ocorrido. Por que vocês não oram pra acabar a fome? Por que vocês não oram pra que surja logo a cura da AIDS, antes que matem mais incontáveis seres humanos? Por que vocês não oram pra que cessem as guerras? Pra um ser todo-poderoso, isso seria muito fácil, não acha? Se deus abre portas de emprego, arranja boas esposas, cura doentes, por que ele não atenderia pedidos como esses?

8. Como seres espirituais, como deus e o diabo, podem ter pensamentos e sentimentos, se não tem corpo ou cérebro?

9. Quando oram pedindo algo a deus e são atendidos, testemunham que deus ouviu as orações. Quando oram e não são atendidos, alegam que deus fez como achou melhor e quis. Ou seja, se dor atendido, foi deus, se não for atendido, foi deus. Isso não é um critério ingênuo? Por exemplo: se eu orar a qualquer outra divindade e for atendido, direi que ela ouviu minha oração. Se não for atendido, direi que ela fez como achou melhor e quis. Isso é uma fuga, um truque, um meio infantil de ser ver as coisas! Explique como sabemos quando é deus, por gentileza.

10. Os cristãos afirmam com certeza absoluta que existe um céu esperando os salvos e um inferno esperando os condenados. Como vocês sabem que existem essas coisas? Ou vocês apenas creem? Bem, crê é totalmente diferente de saber. Se vocês afirmam com tanta certeza é por que devem ter alguma espécie de evidência. Que evidência é essa? Ou vocês afirmam algo que não tem nenhuma sustentação, além de acreditar em algo que tá escrito? E novamente, vale lembrar que algo não pode ser afirmado como verdade só por que tá escrito. Resumindo: como os cristãos SABEM que existem céu e inferno?

11. Se alguém for generoso, honesto, trabalhador, bom pai, bom filho, bom cônjuge, vai pro inferno se não aceitar Jesus? Entre budistas, ateus, judeus, muçulmanos, hindus e outros, existem pessoas de bom coração, generosas. Todas essas pessoas bondosas passarão a eternidade (ou não, isso varia por teólogo) no inferno?

12. Muitas coisas que acontecem são defendidos como milagres. Pra muitos, milagre é uma coisa que não se explica. Ou seja, explicam algo com alguma coisa que por definição não se explica. Isso ajuda em quê no esclarecimento de algo? Exemplo: alguém se levantou do necrotério. Milagre! Dizem os cristãos. Quando perguntamos sobre detalhes de tal milagre, dizem que não se explica, que é mistério, que não podemos entender deus. Não é melhor admitir que não sabe do que mascarar a ignorância com esse inútil jogo de palavras? Desde quando mistérios e coisas que incompreensíveis explicam algo? Existem tantas coisas na natureza que não sabemos explicar. Por que não admitir quando nos deparamos com umas? Exemplo: houve descobertas sobre o átomo que contradiziam toda a ciência, mas nenhum cientista gritou: milagre!

13. Alguns cristãos dizem que se tiverem errados, não perdem nada. Vejamos: pastores e padres, que pregam durante anos, e centenas ou até milhares se convertem através de sua pregação, que passam a viver de acordo coma bíblia, com o que o que foi pregado. Se estes pregadores estiverem errados, ele ensinaram uma ilusão a todas essas pessoas. Se estiverem errados, todas essas pessoas viveram um grande equívoco. Alguns podem dizer que são felizes assim, que passaram a viver melhor. Lógico, cada um é feliz como quer. Mas isso ainda continuaria sendo uma ilusão. Todas elas disponibilizaram esforços físicos e mentais, tempo, dinheiro e passaram a mesma mensagem a outros que também fizeram o mesmo e assim sucessivamente. Eu pergunto: se um pastor ou padre que levaram muitos a essa mudança de vida, estiverem errados, eles não perderam nada? A vida de inúmeras pessoas não é nada? Ensinar um equívoco como verdade incontestável, não é nada?

14. No céu, os salvos terão livre arbítrio? Se tiverem, poderão praticar o mal? Alguns dizem que lá teremos livre arbítrio, mas que não haverá nenhuma maldade. Se é assim, por que deus não criou o ser humano com livre arbítrio aqui na Terra pra que não pudesse existir tanta maldade e sofrimento?

15. Alguns dizem que herdamos o pecado de Adão e Eva. Que por isso sofremos. Pagamos pelos os erros dos outros? Se uma criança nasce aleijada, se mulheres sofrem durante o parto, é por que Eva vivia fofocando com uma cobra falante?

16. Se eu converso com um presbiteriano sobre a doutrina, os ensinamentos, usos e costumes de sua igreja, ele diz: é bíblico, leia a bíblia, ore pra que deus lhe revele, a bíblia é clara quanto a determinado assunto, não podemos nos apegar a textos isolados, há bons e aprofundados estudos bíblicos sobre isso, etc. Se converso com um adventista, um assembleiano, uma Testemunha-de-Jeová, católico, ou qualquer outra denominação cristã, todos dizem a mesma coisa! Por que existem tantas divergência teológicas entre os cristãos? Devemos guardar o sábado ou não? Predestinação ou o livre arbítrio? A trindade? Inferno eterno ou aniquilação total? Tal passagem deve ser entendida como literal ou simbólica? Qual a interpretação correta do livro do Apocalipse? Alguns falam que isso são coisas superficiais, que o que importa é aceitar Jesus como seu salvador. Mas esses são pontos que envolvem diretamente o que deus teria dito! O mesmo deus disse coisas controversas? Se todas essas igrejas servem ao mesmo deus, por que uma julga a outra como seita, como pessoas que distorcem a palavra, que pregam heresias, falsas doutrinas? Ou todas estão erradas ou apenas uma está certa. Qual?


22 DESCULPAS

Eis aqui uma pequena lista de respostas que já ouvi quando faço essas perguntas, e que pra mim não são respostas, são pregações, demonstração de ignorância sobre as mesmas. Portanto, se for pra responder assim, é melhor nem responder. Segue as respostas que mais ouço, e um breve comentário em vermelho.

1. EU CREIO.
Em nenhum momento perguntei se você crê. Eu sei que você crê. Ao menos é o que você diz.
2. TÁ ESCRITO NA BÍBLIA.
Não perguntei se tá escrito na bíblia. Eu sei que tá! Quero saber se o que tá escrito é verdade.
3. TIVE UMA EXPERIÊNCIA COM JESUS.
Não perguntei.
4. DEUS REVELA.
Não perguntei também.
5. NÃO PODEMOS ENTENDER OS PLANOS DE DEUS. DEUS É INFINITO E NÓS SOMOS LIMITADOS.
Bem, se não podemos entender os planos de deus por que somos limitados, você também não pode entender. Portanto, você fala e afirma muitas coisas sobre as quais nem você mesmo entende!
6. É PRECISO OS OLHOS ESPIRITUAIS PRA SE VER E ENTENDER ESTAS COISAS.
Os únicos olhos que conheço são materiais. Se existem olhos espirituais, me explique como eles são. Ou isso é apenas uma metáfora? Bem, se for, explique o que realmente ela significa.
7. A BÍBLIA JÁ ANUNCIAVA QUE HAVERIAM PESSOAS QUESTIONADORAS COMO VOCÊ.
Quem perguntou?
8. DEUS PODE TUDO, SABE TUDO. PRA DEUS NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL.
Não perguntei isso. Mas se antes de dizer isso, você explicar detalhadamente, de forma clara e acessível a qualquer um, dá par relevar. Caso contrário, isso não passa de pregação. Estou pedindo respostas, não oração ou coisa parecida.
9. VOCÊ É UM CEGO, REBELDE, PERTURBADO, ATRIBULADO, COITADO, LOUCO, ETC.
Se for pra fazer acusações, ofender ou fugir das respostas com agressões, é melhor admitir que não sabe responder. A maior prova de ingenuidade, falta de educação e burrice é não responder e se desviar da pergunta com qualquer tipo de agressão.

10. VOCÊ PRECISA VER TAL DOCUMENTÁRIO, PREGAÇÃO, FILME, LIVRO, ETC.
Ok. Agradeço as dicas. Mas se você já viu ou leu algo que responde a minha pergunta, então fale.

11. ACREDITO PELA FÉ.
Quem perguntou?
12. VOCÊ NÃO SABE EXPLICAR ISSO E AQUILO.
Em nenhum momento eu disse que sabia ou não explicar algo. Isso não tem nada a ver com o assunto. Estou apenas fazendo perguntas sobre sua fé, sobre o que você afirma ser a verdade absoluta. Não mude de assunto, responda as minhas perguntas.
13. VOCÊ PRECISA LER E ESTUDAR A BÍBLIA.
Vale lembrar que existem inúmeras pessoas que já estudaram a bíblia toda várias vezes e mesmo assim não são cristãs. Se você já fez isso, melhor ainda. Afinal, assim você terá conhecimento o suficiente pra responder as minhas questões.
14. A CIÊNCIA ERROU NISSO E NAQUILO, A CIÊNCIA ISSO E AQUILO.
Não estou aqui questionando se a ciência erra ou acerta, se errou ou acertou. Estou perguntando sobre a bíblia, sobre a fé cristã, o cristianismo.
15. UM GRANDE ESTUDIOSO (CIENTISTA, FILÓSOFO, HISTORIADOR, ETC.) ERA OU É CRISTÃO.
E daí? Quem perguntou? Da mesma forma existem grandes gênios do conhecimento que são judeus, ateus, muçulmanos, budistas, etc.
16. FULANO E CICRANO NÃO ACREDITAVAM NA BÍBLIA E DEPOIS SE CONVERTERAM. INCLUSIVE, FULANO ACEITOU JESUS COMO SALVADOR EM SEU LEITO DE MORTE.
E dái? Muitos morreram protestantes, católicos, judeus, muçulmanos, budistas, ateus. Não estou pedindo a biografia de ninguém.
17. JESUS TENHA PIEDADE DE VOCÊ.
Deixe pra pregar depois que responder minhas perguntas.
18. EU VOU ORAR POR VOCÊ.
Tudo bem, ore. Mas antes, responda minhas perguntas.
19. ATÉ MESMO OS DISCÍPULOS DUVIDARAM OU NÃO ENTENDERAM.
Pra você ver que até quem viveu naquele tempo teve problemas com tudo isso. Imagina dois mil anos depois! Bem, em todo caso, isso não tem nada a ver com minhas perguntas. Se acreditaram ou não, se entenderam ou não, problema deles!
20. JESUS MUDOU MINHA VIDA. EU TAMBÉM ERA ASSIM QUE NEM VOCÊ. EU TAMBÉM NÃO ACREDITAVA, DUVIDAVA.
Se você mudou é por que encontrou respostas. Bem, me mostre ás respostas pra essas perguntas e dúvidas que eu tenho.
21. VOCÊ FAZ ESSAS PERGUNTAS POR QUE É ATEU.
Quem falou em ateísmo aqui? Estou apenas fazendo perguntas que qualquer um poderia fazer.
22. NÃO ADIANTA RESPONDER, VOCÊ NÃO ACREDITA EM DEUS. PORTANTO, NÃO ACREDITARÁ EM NENHUMA RESPOSTA QUE EU FORNEÇA.
Inúmeras pessoas já mudaram de opinião e crenças. Me fornecendo boas respostas, por que isso não seria possível? Por que você já descarta a possibilidade de eu considerar boas respostas? Você só responde a alguém quando este alguém vai concordar com você?

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário