segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Onde Está o Livre Arbítrio das Vítimas?

Quando confrontados com a questão do sofrimento no mundo (mais conhecida como O Problema do Mal), muitos cristãos falam que o sofrimento existente no mundo é devido as escolhas que cada um faz, é fruto do livre arbítrio. Ou seja, o mundo tem tanto sofrimento por culpa dos seres humanos que são livre pra serem e agirem como quiser. Aqui já está implícito uma defesa à favor deus.
Eu já ouvi muito essa resposta. Mas não me parece nada satisfatória.
Vamos pegar os casos de violência, que ocorrem em quantidade alarmante todos os dias ao redor do mundo.
Suponhamos que cinco homens invadem a casa onde está uma mulher, e de forma humilhante e violenta, a estupram. Os cincos estupradores que tem o livre arbítrio, poderam escolher realizar tamanha crueldade. Da mesma forma, com seu livre arbítrio, ele poderiam ter escolhido não realizarem tal ato, certo? Agora eu pergunto: onde estava o livre arbítrio da mulher estuprada? Ela escolheu ser estuprada? Ela é culpada pelo que aconteceu a ela?
Nesse exato momento, eu posso escolher entre ficar aqui escrevendo esse ensaio ou ir na casa do vizinho, roubá-lo e matá-lo. Eu posso escolher, sou responsável pelos meus atos e palavras. E claro, aqueles que são vítimas também tem sua liberdade. Mas quando alguém é vítima de um crime, onde está seu livre arbítrio? Suponho que concordamos que foi violado, certo?
Acho complicado uma explicação que resolva de forma clara, justa e sem sofismas, de como o deus amoroso dos cristãos fica assistindo tais atos, onde obviamente as pessoas são inocentes, quando elas tem sua liberdada violada.
Os nazistas foram responsáveis pelo Holocausto. A Segunda Guerra Mundial, com certeza teve seus responsáveis. Milhões de pessoas foram mortas das mais horrendas formas! Elas foram culpadas? Elas escolheram passar por aquilo? Onde estava o livre arbítrio das mães e filhos jogados nas câmaras de gás? Onde estava o livre arbítrio dos que eram obrigados a trabalhar, até serem mortos? Onde estava o livre arbítrio das crianças de colo, que não sabiam nada sobre arianismo, nazismo, questões econômicas, deus, que não sabiam ao menos falar ainda?
A guerras tem seus arquitetos, obviamente. Cidades e capitais são bombardeadas. Entre os muitos que são alvo de armas de alto poder de destruição, estão pessoas que são contra as guerras, que tudo que querem é trabalhar e viver sua vida tranquilamente com sua família. No entanto, mísseis os fazem em pedaços.
Se alguém me perguntar quem são os culpados pelo sofrimento no mundo, eu responderia que a culpa é de muitos, mas não de todos. E os que não são culpados, são atingidos mesmo assim!
Quero deixar bem claro que estou falando sobre o sofrimento no mundo e seus responsáveis. Já que muitos dizem que é culpa dos seres humanos. Eu até concordo, em partes. Muitas coisas que nos acontecem, é de nossa responsabilidade. Em muitos outros casos, somos inocentes vítimas da liberdade de outros.

(Carlos Wilker)

Um comentário:

  1. Certamente quando utilizam o argumento do livre arbítrio se esquecem das vítimas de violências. Um deus justo, bondoso e todo podero é incompatível com o mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir