domingo, 4 de novembro de 2012

POR QUE FÉ NÃO SE DISCUTE?

Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar que fé não se discute. Talvez, você mesmo diga ou pense isso. Ora, mas por que não se discute? Aqui o verbo “discutir” significa argumentar, questionar, explicar. Ou seja, quando alguém diz que fé não se discute, está dizendo que argumentos, questionamentos e explicações não se aplicam a questões ligadas a fé.

Vamos pegar o exemplo da fé cristã. O guia do cristão é a bíblia, como você sabe. Apesar das inúmeras discordância teológicas dentro do cristianismo, é mais ou menos consenso que 1) existe um único deus, todo-poderoso e amoroso, que criou tudo que existe, 2) a bíblia é sua palavra, divinamente inspirada , 3) Jesus é nosso salvador, 4) existe vida após a morte, 5) os salvos gozarão de vida eterna no paraíso, 6) os não-salvos irão passar a eternidade no inferno ou serão completamente aniquilados. Tá bem resumido, mas é basicamente isso!

Vejam que são afirmações extremamente sérias, que diretamente ou indiretamente, movem e influenciam milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo. São coisas que podem mudar sua vida. Nossas crenças nos impulsionam, agimos baseados nelas. Um ateu, um judeu, um muçulmano, um budista, um cristão, um hindu, um vegetariano, um liberal, um comunista. Cada um viverá e agirá conforme suas crenças.

Agora eu pergunto: por que os seis pontos sobre o cristianismo não se discutem? Temos que discordar ou concordar sem questionamentos, sem termos respostas, sem argumentarmos contra ou a favor? Ora, tenha paciência! Essas seis coisas são ensinadas e divulgadas em igrejas, na TV, no rádio, em revistas, em livros, CD’s, DVD’s e por grupos de evangelistas que saem pregando pelas ruas e indo de porta em porta. Mas temos que ficar quietinhos? Eu não fico mesmo! Se eles tem medo de questionamentos, o problemas é deles! Afinal, que fé medrosa é essa que evita e foge? Que verdade suspeita é essa que não gosta de ser interrogada?

Alguém me diz que após a morte, vai acontecer isso ou aquilo COMIGO. Ora, isso é algo a meu respeito. Portanto, exijo evidências que sustentem suas afirmações. Alguém que sai por aí fazendo afirmações sérias como essas e não tenta se apoiar em evidência alguma, deve ser internado! É muito cômodo sair por aí dizendo que fulano e cicrano vai pro inferno, que todas as outras religiões são farsas ou enganos, que muitos cientistas estão errados nisso ou naquilo, que apenas seu deus existe e os demais são mitos. É muito fácil ensinar e afirmar tudo isso e na hora do “vamos ver”, se recolher e dizer que isso não se discute, que é uma questão de fé e blá blá blá.

Há quem diga que ninguém vai mudar de opinião. Bem, quem diz isso vive em outro planeta! Milhões e milhões de pessoas já mudaram de opinião! Quem não conhece católicos que viraram protestantes? Quem não conhece cristãos que viraram ateus? Quem não conhece ateus que viraram espíritas? Quem não conhece criacionistas que viraram evolucionistas e vice-versa? Quem não conhece padres que se tornaram pastores e vice-versa? Se você não conhece, você realmente não é desse planeta ou é alguém muito mal informado sobre o assunto.

Quando alguém diz que fé não se discute por que ninguém vai mudar de opinião, na verdade está usando um artifício pra fugir. Engraçado que muitas dessas pessoas, estudam Teologia ou Filosofia. Pra quê, hein? Inevitavelmente, na Teologia e na Filosofia vão trabalhar com argumentações, questionamentos e tentativas de explicações. E isso se aplica a toda área acadêmica. Se você vai estudar Biologia, Pedagogia, História, Geografia, Física ou qualquer outra área, essas coisas serão parte do seu dia a dia. Dentro do próprio cristianismo o que não faltam são debates, argumentos, questionamentos e tentativas de explicações.  Curioso, não?

Há alguns que alegam que não adianta argumentar com alguém que não tem fé. Ou seja, a discussão racional só faria sentido se você também tiver fé. Mas se ambos tiverem a mesma fé, então vão discordar em quê? Por exemplo: eu levanto algum questionamento sobre deus ou a bíblia a um cristão. Ele olha pra mim e diz que eu  não tenho fé, portanto, será em vão qualquer resposta. Nesse caso, eu teria que ser “igual” a ele. Eu teria que partir do mesmo pressuposto que ele parte. Eu até faria isso. Mas primeiro ele tem que argumentar em favor desse pressuposto. Se ele parte do pressuposto que deus existe e a bíblia é a verdade, eu não tenho que aceitar pra que a discussão possa ser frutífera. Primeiro, ele que tem que mostrar que seus pressupostos são verdadeiros. E por que ele nunca parte de outros pressupostos? Por que um cristão não parte do pressuposto que deus não existe, mas alguém que discute com ele teria que partir do pressuposto que o deus existe?

Fé é acreditar sem evidências? Se não for isso, então não vejo nenhum problema em debater, argumentar, questionar, tentar explicar. Mas se fé é acreditar sem evidências, então trata-se de uma completa insanidade! Se é mesmo isso, poderemos acreditar em qualquer coisa, por mais absurda que seja. Posso dizer que o universo foi criado por um chimpanzé. Evidências? Argumentos? Ora, é uma questão de fé. E fé não se discute! Posso dizer que quem realmente criou tudo foi um deus adorado pelos nativos americanos. Isso significa que todos os outros deuses – incluindo Jeová – são mitos. Evidências? Argumentos? Ora, é uma questão de fé!

Quando alguém diz que fé não se discute, aplica seu significado a acreditar sem evidências. Pensando bem, é melhor não discutir mesmo. Alguém que defende isso apresenta sérios sinais de fanatismo e alienação. E discutir com fanáticos e alienados é como tentar dialogar como uma parede. Se bem que muitos fanáticos e alienados mudaram.

 
(Carlos Wilker)

3 comentários:

  1. A fé não se discute porque é dogmática. É isso mesmo, fé é vontade de acreditar, independentemente de ter-se consciência que acreditar com base na fé é acreditar em algo sem ter razões que estabeleçam a sua verdade.

    Na religião, que usa a fé porque lhe falta a justificação epistémica que o conhecimento exige, a coisa é mais complicada.
    As crenças são efectivamente alavancas que nos impulsionam e quando nascemos com uma dessas alavancas cravada no berço insinuando constantemente que somos apenas o resultado da mistura do barro com o hálito divino, não é mesmo nada fácil.

    Depois, bem, normalmente para quem vive num mundo a preto e branco torna-se difícil discutir e aceitar ideias diferentes. Repare, nem mesmo o holocausto conseguiu levar a maioria dos judeus a duvidar da existência de um “deus” omnipotente e benevolente.

    Porque os seis pontos sobre o cristianismo não se discutem?

    Resposta: porque toda a escolha baseada no desconhecimento é na realidade uma mentira e as nossas convicções devem alicerçar-se naquilo que conhecemos e compreendemos e não na fé ou crença cega.

    Eles discutem-se e já foram desmistificados e por isso a teologia optou por considerar que as religiões – excepção feita aos “evangélicos” que teimam em promover a ignorância –, têm uma raiz biológica, nasceram a partir de dentro da experiência humana ao longo de milénios.

    Afinal, que fé medrosa é essa que evita e foge? Que verdade suspeita é essa que não gosta de ser interrogada?

    Costumo dizer que a religião é como uma moeda, tem duas faces: de um lado a doutrina e do outro a história. Apesar de serem parte da mesma moeda, tal como as faces da própria moeda, elas são divergentes, não coincidem, são até antagónicas.

    Como aos crentes lhes é vedado o conhecimento histórico, eles são incapazes de debater algo que não sabem explicar. As pessoas tendem em aceitar ideias agradáveis ou confortáveis, por serem agradáveis ou confortáveis, e não se dão ao incómodo de tentar saber se são verdadeiras ou não.

    Demo

    PS.: Não se deve ignorar outro factor importante e lamentável que é viver com a mente acorrentada pelo medo de punição em outro mundo.

    ResponderExcluir
  2. A pessoa é livre p pensar e crer no que quiser, tem gente q acredita em um boneco de barro, e daí? Devemos ajudar aqueles q precisam e parar de julgar as pessoas...isto pode ter um significado bem maior...

    ResponderExcluir
  3. A pessoa é livre p pensar e crer no que quiser, tem gente q acredita em um boneco de barro, e daí? Devemos ajudar aqueles q precisam e parar de julgar as pessoas...isto pode ter um significado bem maior...

    ResponderExcluir