domingo, 4 de novembro de 2012

FÉ É ALGO PESSOAL?


Inúmeras vezes ouvi pessoas falando que fé é algo pessoal, íntimo de cada um. Sendo assim, deve ser respeitada. Essa alegação muitas vezes demonstra ser uma defesa, um escudo contra investidas de questionamentos ou análises críticas. Mas será mesmo que fé é algo pessoal?

Uma coisa muito fácil de se constatar é que agimos e vivemos segundo nossas crenças pessoais, sejam quais for. Um judeu, um muçulmano, um hindu, um budista, um ateu, um comunista, um liberal, um vegetariano ou qualquer outro, guia suas atitudes baseado naquilo que acredita. Essa constatação já começa a desmoronar a idéia de que fé é algo pessoal. Nossas crenças pessoais determinam nossas atitudes e palavras. Ou seja, na esfera pública veremos apenas suas crenças “privadas” se manifestando.

Atualmente ocorrem debates acalorados sobre temas polêmicos, como aborto, eutanásia, pena de morte, casamento entre pessoas do mesmo sexo, evolução, criação. É óbvio que a opinião sobre cada um desse tema está apoiada em crenças pessoais. Se perguntássemos a cristãos e ateus, suas opiniões sobre esses temas, teríamos diferentes visões, sem sombra de dúvida. Se perguntássemos sobre a história das religiões, de Jesus e da bíblia a judeus, cristãos e muçulmanos, também teríamos visões diferentes. Vejam que são temas “públicos”.

Um cristão que tem fé em deus e na bíblia, guiará suas ações baseadas nisso. E não importa qual seja o assunto ou esfera. Sejam em decisões políticas, morais, ou sociais, ele se apoiará em sua fé. Portanto, essa história de querer colocar a fé num local reservado, é pura idiotice.

Outro problema bem evidente com a idéia de que fé é algo pessoal, é que ela faz questão de se mostrar. Se a fé em deus e na bíblia é algo puramente pessoal, por que existem tantas igrejas? Por que pregam e ensinam na TV, no rádio, em revistas, livros, DVD’s e CD’s? Isso não é uma violação da fé e crença alheia? Se é algo pessoal, por que essa determinação em querer que outras pessoas tenham a mesma fé? Por que não ficam com ela pra si mesmo?

A resposta é muito fácil. Essas pessoas alegam que sua fé é algo pessoal, mas pensam que ela é a verdade. Trocando em miúdos, um cristão pensa que todas as demais religiões e crenças estão erradas, equivocadas.

Evidências que sustente isso? Se for alguém que se recolhe e diz que sua fé é algo pessoal, fica difícil pedir evidências. É muito cômodo sair por aí pregando e ensinando algo e na hora de uma análise, se proteger dizendo que isso é algo pessoal!

 Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário