domingo, 17 de fevereiro de 2013

A humildade dos cristãos


Para muitos cristãos os ateus são arrogantes, rebeldes e orgulhosos. Eles não vêem com bons olhos o fato dos ateus pensarem que cada um está por si no mundo, que o único deus do ser humano é o próprio ser humano. Para estes cristãos não há pensamento mais desprovido de humildade. Mas olhando bem de perto, estes cristãos não estão em condições de falarem sobre humildade.

Os cristãos acreditam que seu deus é criador de tudo que existe. Esse mesmo deus, todo-poderoso, os ama, os escuta, os auxilia, enviou seu próprio filho para morrer por cada um e levá-los para um paraíso eterno. É isso que é humildade? Na visão cristã o ser humano é o centro das atenções! Ele está acima dos animais, é mais valioso para deus do que qualquer coisa existente no universo. É a menina dos olhos de deus!

Nós ateus pensamos que somos o resultado de um lento e árduo processo de evolução. Pensamos que só existe essa vida para se aproveitar e que tudo acaba no túmulo. Não há nenhum ser todo-poderoso que nos ama e que está ao nosso lado em tudo. Não há nenhuma cidade celestial nos esperando. Isso sim pode ser chamado de um pensamento humildade! Não reclamos nem um status especial, não reivindicamos nenhuma posição privilegiada no universo.

No cristianismo o ser humano é eterno, obra prima de um ser onisciente, onipotente e onipresente. No ateísmo o ser humano é especial, mas é resultado de processos naturais cegos. No cristianismo o ser humano faz parte de um plano divino no qual ele irá passar a eternidade gozando de inexplicável felicidade, adorando e contemplando a beleza e a majestade de seu deus. No ateísmo o ser humano não faz parte de nenhum desígnio e deixa de existir com a morte.

Para alguns a visão ateísta pode parecer desesperadora e fria demais. Assim como há quem encontre beleza e conforto nessa visão. Mas sem dúvida alguma é muito mais humilde que o cristianismo.


(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário