domingo, 4 de novembro de 2012

EXPERIÊNCIA PESSOAL COM DEUS

Meu nome é Jean¹, tenho 30 anos. Há alguns anos tive uma experiência pessoal com Deus (sou cristão e me refiro ao deus da bíblia). Quando passei a viver minha fé e a seguir os ensinamentos de Jesus, conheci muitas pessoas que eram adeptas de religiões diferentes. Outros eram descrentes.

Quando pessoas que pensam muito diferente se encontram é normal que hajam discordâncias e debates. Mas eu não ligava muito para essas coisas! Nenhum argumento ou questionamento pode abalar minha experiência com Deus. Só eu sabia o que sentia e o que tinha vivido. E ninguém seria capaz de destruir isso! Minha experiência pessoal com Deus me trouxe paz, conforto, segurança. Me transformou radicalmente em uma nova criatura. Quando ousavam questionar e desafiar minha fé, isso me irritava. Afinal, meus sentimentos e aquilo que vivi e vivo devem ser respeitados!

No entanto, uma dúvida tem me perseguido. E quanto às experiências que outras pessoas, de religiões e crenças diferentes? O que elas significam? Se minha experiência me mostrou que Jesus está vivo e me ama, a experiência de pessoas com crenças diferentes mostra que o deus ou deuses que eles crêem também existem? Por exemplo: um muçulmano me diz que teve uma experiência pessoal com Alá. Ele dá um testemunho bem semelhante ao meu. Isso implica que a fé islâmica é a verdadeira? Isso significa que o Alcorão é a verdadeira palavra de Deus? E quanto às experiências pessoais vividas por budistas, hindus e judeus? Todos eles passam por transformadoras experiências pessoais. Todos eles testemunham experiências que assim como a minha, merecem crédito e respeito. Se minha experiência significa um “contato” com o divino, por que a experiência de outras pessoas também não significam?

Alguns falam que todos podem ter uma experiência com deus, independente da religião. Talvez possa ser verdade. Mas isso me traz uma outra questão. Como crenças que se chocam podem estarem de acordo? Eu posso dizer que minha experiência provém do deus da bíblia. O hindu vai discordar. Posso dizer que minha experiência provém de Jesus. O muçulmano vai discordar. Eu posso defender que todas as experiências pessoais com o divino, independente da religião, provém de Jesus. Mas o muçulmano vai dizer que provém de Alá, não de Jesus. Coisa semelhante ocorrerão com qualquer outra religião.  E isso sem falarmos nas experiências pessoais que muitos viveram ao longo dos milênios. Na Antiga Grécia, Roma, Egito ou em qualquer outro lugar ou época.

Minha experiência pessoal, por mais impactante e significativa que seja pra mim, não poderá ser explicada através de questões culturais e psicológicas? Se pode, então não faz sentido dizer que tive uma experiência pessoal com Deus, já que este é um ser espiritual, que não está sujeito ao material ou a cultural. E se é uma experiência pessoal, porque tenho que sair pregando e ensinando sobre isso para outras pessoas? Se é algo pessoal, por que a levo a esfera pública?

 
(Carlos Wilker)

1.       Jean é um personagem fictício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário