domingo, 17 de fevereiro de 2013

VOCÊ NÃO TEM RELIGIÃO, MAS ACREDITA EM UM SER QUE CRIOU TUDO?


  Conheço algumas pessoas que se dizem religião, mas que acreditam num ser pessoal que criou tudo ou em “algo” a mais além de nossa compreensão. Para elas a tradicional visão dos religiosos sobre Deus é ingênua e em demasia fantasiosa. Acreditar apenas em “algo” a mais ou em alguém que gerou tudo, parece mais sofisticado e racional. Nesse texto, argumento que não é bem assim. Talvez essa visão seja menos superticiosa e crédula, já que exclui coisas como anjos, demônios, céu e inferno, mas ainda carrega muitos traços religiosos. Aqueles que defendem essa visão afirmam ter uma visão espiritual independente das religiões. Veremos que essa visão não é tão particular como parece.

  Alguns afirmam: “não sou ateu, acredito em “algo” a mais por trás de tudo, um mistério”. Se com isso você querem dizer que acreditam que existe algo que explique a existência de tudo, mas que não conseguimos alcançar, quero falar que muitos ateus pensam assim. Claro que existem coisas que jamais poderemos explicar. E isso não coloca em xeque o ateísmo, desde que esse “algo” não seja uma divindade. Conheço ateus que acreditam existir um mistério, algo além de nossa capacidade de compreensão, no entanto, são ateus. Se você acredita que “algo” gerou tudo, mas que esse “algo” não é um ser pessoal, não é uma divindade, você é um ateu!

  Talvez o que essas pessoas estejam afirmando é que existem coisas que não sabemos ou não saberemos explicar. Isso me parece óbvio! Eu também penso assim. Mas é bom tomar cuidado pra não confundir o inexplicado com o inexplicável. O inexplicado é aquilo que tem explicação, mas ninguém ainda não explicou ou não explicará. Inexplicável é por definição algo sem explicação. Talvez existam coisas inexplicáveis (e como saberíamos que são inexplicáveis?), mas isso em nada refuta o ateísmo, que é a negação de divindades.

  Outros afirmam: “acredito que existe um Ser que criou tudo. Mas não tenho a concepção que a maioria dos religiosos tem”. Ok, tudo bem. Então acreditam que existe um Ser. Se é um Ser, então é pessoal. Ou seja, acreditam que um ser pessoal criou tudo. Esse Ser tem pensamentos e sentimentos? Sente amor, ódio, raiva, tristeza, é inteligente, justo, cruel? Afinal, um ser pessoal tem essas características. Se esse Ser não tiver nada disso, ele não é um ser pessoal! Uma cadeira não pensa e não sente nada. Posso afirmar que ela é um ser pessoal? Talvez achem minha comparação infeliz, já que o Ser em que acreditam é todo-poderoso. Nesse caso, posso sugerir que uma cadeira toda-poderosa criou tudo?

  Mas se esse Ser tem pensamentos e sentimentos, sentirá ou terá algumas coisas, como bondade ou inteligência, por exemplo. Afinal, por que ele criou tudo? Pra quê? Como ele resolveu fazer isso? Com que intenção? São coisas que podemos perguntar sobre um ser pessoal que criou tudo, concordam? Nesse caso, acreditam em um ser pessoal que criou tudo. Ora, isso é monoteísmo! Não? Ora, se você acredita que um ser pessoal e todo-poderoso criou tudo! Se você é um desses, eu te pergunto: você é judeu, cristão, muçulmano ou alguma outra religião monoteísta? Você pode raivosamente responder que estou exagerando. Afinal, alguém pode acreditar que um ser pessoal criou tudo, mas não ser adepto de nenhuma dessas religiões que eu citei. Claro, eu estava brincando. É que as semelhanças são tantas que eu me empolguei.

  Essas pessoas não tem uma visão tão particular. Na verdade, estão apenas repetindo metade do que as religiões monoteístas defendem. O Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo também acreditam que existe um Ser pessoal que criou tudo. Mesmo entre tantas discordância teológicas e históricas, nessa parte há uma certa concordância entre eles. E entre os que apenas acreditam nesse Ser, claro.

  Não podemos esquecer daqueles que acreditam que esse  “algo” ou esse Ser não existe mais. Teria sido o responsável pela existência de tudo, mas deixo de existir. Se era algo o responsável pela existência de tudo, então, o ateísmo venceu! Afinal, não foi nenhuma divindade que criou tudo que existe. Mas se era um ser pessoa, eu fico curioso em saber como um ser todo-poderoso e criador de tudo que existe, deixa de existir. Ele morreu? Alguma doença, idade avançada ou algum acidente?

  Comparando a ideia predominante de religiões, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, e a ideia de que apenas um ser pessoal criou tudo, não vejo lá muitas diferenças. Se a primeira é insatisfatória, a segunda também não tem muito crédito.


(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário