domingo, 4 de março de 2012

O Legado de Adão e Eva

Uma doutrina conhecida como Pecado Original nos diz basicamente que o pecado entrou no mundo através de Adão e Eva, que o que sofremos hoje é consequência da desobediência dessas duas figuras. Não vou aqui abordar a questão da existência ou inexistência deles. Pra alguns realmente existiu um casal, pra outros se trata apenas de uma linguagem metafórica. O que irei abordar é a questão de pagarmos pelo ato de pessoas que supostamente viveram há milhares de anos.

Em debates, quando abordo o Problema do Mal, não raro, ouço a resposta que todo sofrimento existente é consequência do pecado de Adão e Eva. Até mesmo quando cito sofrimentos ligados a problemas de saúde física ou mental. Alegam que todas as anomalias se derivam da queda do ser humano.

Primeiro. O que nós, que vivemos em dias atuais, temos com o erro de alguém do passado? O que um pessoa portadora de uma deformação física tem a ver com Adão e Eva? Ora, se eles vacilaram, foi problema deles! Concordo que o ato de alguns podem atingir outros, mas quando se trata de questões físicas (como doenças hereditárias), decisões políticas (que podem gerar fome e guerras). Porém, no caso de Adão e Eva, nós herdamos uma “culpa”. Nem se quer podemos citar doenças hereditárias ou decisões políticas, já que Adão e Eva supostamente viveram há muito, muito tempo atrás.

Se meus pais foram irresponsáveis e contrairam alguma DST, eu, sendo seu filho, posso pagar por esse erro, claro! Eu tenho culpa? Não. A culpa foi de meus pais. Decisões políticas podem gerar uma crise financeira, guerras, deficiência na saúde, na educação, o que atingirá inocentes. Mas veja que nesses casos, os inocentes pagam uma “dívida física”. Ou seja, são atingidos pela fome, pela violência, por doenças, etc. Mas na história de Adão e Eva, herdamos uma culpa, e isso completamente ilógico! Lembre-se que estamos falando de pecado que herdamos, não de doenças, fome, guerras ou coisa parecida.

Suponhamos que seus bisavós fossem criminosos. Você acharia justo pagar pelo erro deles? Talvez devido ao comportamento deles, você herde inimigos. Mas você sendo uma pessoa pacífica, acharia justo pagar pelo que seus bisavós fizeram? Isso seria justo? É justo que você pague pelo erro de Adão e Eva? Bebês nascem com paralisias, tumores devido ao pecado que deteriora o ser humano. E de quem herdamos isso? Adão e Eva. Você acha justo sofrer consequências de um ato que você nem existia pra influenciar ou presenciar?

Alguns insistem em comparar o pecado com uma doença. Isso é risível. Uma doença se transmite fisicamente. Se porta um determinado vírus, é bem possível que ele seja transmitido a seus filhos. Agora, herdar culpa é algo muito esquisito. A humanidade paga pelo erro daqueles rebeldes. E não há nenhuma seleção entre os endividados: negros, brancos, pobres, ricos, religiosos (cristãos, judeus, muçulmanos, budistas, hindus, etc), incrédulos, adultos e crianças. Todos pagam!

Um fato que nos chama a atenção é que essa história de herança mostra algumas contradições. Por exemplo: uma criança nasce deficiente e alegam que é devido a desobediência do primeiro casal. Porém, os pais, os avós e bisavós dessa criança gozaram ou gozam de uma saúde de ferro. Por que não afetou eles? Por que apenas a pobre criança foi afetada? Por seus antecessores ficaram intactos? Se é uma herança, por que ela pulou os bisavós, avós e pais?

Imagine que a polícia invada sua casa, o arraste, o jogue dentro do camburão e o prenda numa cela suja e apertada. Quando você pergunta o motivo da prisão, eles alegam que é culpa de seus ancestrais, que cometeram uma determinada grave infração. Mas o que você tem a ver com o que seus antepassados fizeram ou deixaram de fazer?

Quando me falam que há tantas aberrações na natureza dita perfeita, devido a desobediência de Adão e Eva, eu pergunto: e o que eu tenho a ver com o erro dos outros?

(Carlos Wilker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário