Algumas pessoas, talvez por acharem a ideia do deus cristão antiquada, alegam que Deus é a energia que move o universo, a força maior que deu origem a tudo. Essa concepção mais sofisticada talvez remonte ao panteísmo, ou quem sabe, ao deísmo.
Há poucos dias atrás conversava com uma senhora, aparetemente culta. Ela disse que pra ela Deus é uma energia. Eu até brinquei citando uma frase do físico Steve Weinberg que disse que se Deus é uma energia, então Deus é um pedaço de carvão.
Muitas pessoas que defendem que Deus é apenas uma energia, entram em sérias contradições ao atribuirem qualidades pessoais a essa energia. Eu explico. Falam que Deus é uma energia, e ao mesmo tempo, falam que Deus criou tudo, que Deus faz assim e assado, que Deus tudo e tudo pode, etc. Peraí, se Deus é uma energia, como ele pode ter atributos pessoais?
Quando você diz que Deus faz, planeja, ama, vinga-se, escuta e cria, você está afirmando que ele é ALGUÉM. Ou, seja, você não poderá mais alegar que ele é uma energia. Uma energia não é um ser pessoal. Quando você diz que Deus é uma energia, você está apenas afirmando que Deus é o que impulsiona o cosmos (seja lá o que isso signifique!).
Uma energia não pode ter atributos pessoais. É simples assim. Alguém deve tá pensando: “cara pálida, não estou dizendo que Deus é como a energia elétrica que acende às lâmpadas da minha casa! “
Eu sei, meu caro. Ao menos com as pessoas que conversei sobre isso, elas transmitem a ideia que essa energia seja o “motor” de tudo. Aquilo que move os planetas, que faz cada átomo funcionar. Daqui eu posso tirar a conclusão que essa energia também é responsável por cada tumor, cada vírus mortal, cada paralisia, cada bactéria, cada anomalia genética. Afinal, essa energia move tudo, não é mesmo?
Mas se Deus é a energia que move tudo, eu pergunto: o universo é eterno?
Se o universo é eterno, significa que essa energia sempre co-existiu com o universo. Essa hipótese exclui definitivamente um criador pra o universo, já que ele sempre existiu. Se o universo não é eterno, obviamente significa que ele começou a existir. Porém, se Deus é a energi que move tudo, antes do universo existir, ela movia o quê? Se não havia matéria, espaço e tempo, qual era função dessa energia? Se você disser que ela existia mesmo antes do universo existir, quero me explique que tipo de energia é essa que existe mesmo na ausência de matéria. Se ela é aquilo que move tudo, ela o faz conscientemente? Se faz, essa energia é um ser pessoal.
Portanto, quando você disser que Deus é uma energia, não venha dizendo que ele nos ama, nos vigia, nos protege, e que resolveu criar o universo e nos criar. Por quê? Ora, por isso não é uma energia, isso é alguém! Ou seja, se você pensa que Deus tem esses atributos, diga que Deus é alguém, que é um ser pessoal. Mas se você acha que não faz sentido existir um ser pessoal, que criou a matéria, o espaço e o tempo, que pensa e tem sentimentos, mesmo sendo incorpóreo, chame de do que quiser. Eu penso isso, mas ao invés de sofisticadamente chamá-lo de uma energia, prefiro simplicar e dizer que Deus é apenas uma metáfora, um mito.
(Carlos Wilker)
Pra começo de conversa Deus nunca poderia ser uma energia porque energia não é uma entidade e sim um atributos de entidades. Não existe "energia" como algo em si. O que existe são sistemas físicos, como matéria, radiação e campos que possuem (ou não) energia. É como massa, volume, extensão, velocidade, posição, rotação. Nada disso existe de "per se", mas como propriedade de alguma coisa. Dizer que o Universo é feito de matéria e energia é uma afirmação equivocada. O Universo é feito de matéria, radiação, campos, espaço, tempo, estruturas, ocorrências, dinâmicas, mas não de energia nem de velocidade, posição, massa, rotação, tamanho. Isso são propriedades das entidades. Do mesmo modo que força, impulso, trabalho, calor, são propriedades das interações entre as entidades. Não existe uma coisa chamada "força", nem "calor". Existem interações entre sistemas físicos que possuem propriedades, dentre as quais uma intensidade, medida pela força e uma quantidade, medida pelo impulso, se for ao longo do tempo ou pelo trabalho, se for ao longo do espaço. Ou ainda pelo calor. São categorias diferentes da realidade. Massa e energia são da mesma categoria e relcionadas pela equação E=mc². Mas matéria não é da mesma categoria que massa e nem energia. Matéria é da categoria de radiação e campo, isto é, são entidades substanciais do Universo, enquanto espaço, tempo, estruturas e ocorrências são entidades formais. Mas são físicas. Energia é física, isto é, natural, mas é um atributo, uma qualidade, não uma entidade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVocês não sabem nada.
ResponderExcluir1º Estudem a Bíblia e conheça Deus
E Chega de querer ficar há porque isso, há porque aquilo, e bla bla bla
Para de querer discutir e PENSAR que sabem alguma coisa, é que estão certo.
Você acredita no que? Independentemente do que tu acredita, tu NÃO tem o direito de vir no blog dos outros para dizer isso. Não gostou? ok, mas não faça isso.
ExcluirDeus É ENERGIA, Deus é a energia criativa, nós somos Deus manifestados em pessoas, TUDO no mundo é energia, TUDO no mundo é energia, e podemos fazer tudo se manifestar com essa energia criativa. Estude mais sobre isso, é importante. Abraço
Galera, independentemente do que parecer ser deus, isso é apenas uma "discussão virtual". E só estudar a bíblia pra conhecer deus? Rafael: pode ir parando né amigo?! Para descobri-lo, deveríamos estudar a vida, experimentando-a em sua totalidade. Vc pode não conseguir guardar tudo, mas seu espírito (ou fragmento divino, parte Dele) está atualmente em aprendizado e ele resume tudo pra vc quando for meditar...ou ainda quando não mais necessitar de um corpo para vc 'pagar' os (k)carmas... ;)
ExcluirAí tu acha que por que está ali na bíblia está certo?
ExcluirAí tu acha que por que está ali na bíblia está certo?
ExcluirUma bíblia tão massante, modificada, mal interpretada, escrita através de traduções abusivas e peculiares ao gosto do freguês.
ExcluirExistem coisas, circunstancias e forças hoje que não se pode explicar, por mais que se tente, por isso se cria uma teoria. Foi assim com doenças, com composições, etc. Não conhecemos nem 1% do Universo aparentemente. Voces ja pensaram na possibilidade de não consegui explicar Deus, justamente por trabalhar em cima limitações de tempo, espaço, materia, etc? Afinal, nós só temos a isso hoje pra tentar explicar; e se Deus for sem materia, atemporal e não estiver nessa dimensão (que é exatamente isso que eu creio) de que forma vcs poderão explicar, se só o que se tem pra explicar a existencia forem esses limitados elementos de pesquisa, que só funcionam nesse mundo? ou mais especifico nessa galaxia.
ResponderExcluirMeu caro amigo, 'Deus' é Ruach. Ruach é ENERGIA dinâmica. Essa ENERGIA dinâmica, sempre existiu, e dela procede o universo que veio a existir. Sem essa ENERGIA não haveria criação. Os deuses pessoais são criações humanas. Homens vieram a existência para serem escravos. Os El.Lohim mencionado no livro bíblico de Gênesis não são deuses, são humanoides que terrificaram a terra e posteriormente criaram o homem a partir da engenharia genética híbrida para serem seus escravos. Eles não são deuses são senhores de escravos. Perceba que nos livros bíblicos os homens são chamados de servos. Você já viu senhor de escravo ser bom? Se fosse bom não teria escravos, os libertaria. Se precisa de servos Não são deuses. Ruach a fonte da vida não precisa ser assistida por nada, de nada carece, mas tudo fornece.
ResponderExcluirGostei,é assim que eu também creio
ExcluirGostei,é assim que eu também creio
ExcluirDeus é a energia sim, vamos se dizer que a força dessa energia seje a fé. Fé é crêr, focar sua mente, com os seus pensamentos e sentimentos, em algo, e agir, pois a fé sem obras é morta. Então precisa se ter fé pra acreditar que Deus exista, se não tiver fé, realmente será impossível de acreditar em algo Divino e ficará colocando a ciência Humana em troca de explicações em matéria e não espiritual, quem vem com a fé.
ResponderExcluirEnergia Espiritual
ResponderExcluirEnergia Espiritual
ResponderExcluirNao se pode explicar deus porque ele nao se deixa conhecer e cada um que tentar entender acaba enlouquecido. E um misterio.
ResponderExcluirah sim, ELE se deixa conhecer sim, pessoas que não o deixam entrar em seu coração.
ExcluirNós estamos em Deus e Deus está em nós.fazemos parte UM TODO.
ResponderExcluirLindíssimo o comentário do "físico" Ernesto. Para ele, Deus não é uma forma de Energia. Ele está corretíssimo. Em Isaías, o Deus dos hebreus e cristãos dá notícias de que Ele não foi criado, apenas surgiu: "...ANTES DE MIM, NENHUM OUTRO DEUS SE FORMOU..." Como assim? SE FORMOU? Pois bem: os físicos modernos e contemporâneos conhecem meia dúzia de formas de energia. Não importa se energia é RESULTADO de algo, o que vale dizer é que está ali e pronto. Se DEUS SE FORMOU, quem garante que formas de energias, desconhecidas até hoje pelos nossos pobres físicos desta dimensão, não teriam se combinado para dar SURGIMENTO A UMA ENERGIA PENSANTE, PODEROSA, INTELIGENTE? Tudo são basbaquices, inclusive este meu comentário!
ResponderExcluirNenhum ser humano, até hoje, conseguiu dar uma explicação lógica sobre Deus. Entretanto, vou arriscar um palpite. Todos nós somos deuses. Imaginamos o mundo que queremos. O universo é os nossos olhos. Pensamos e logo vem a resposta, daquilo que queremos. Somos produtos de uma super energia que nos dá um poder incrível de imaginação. Assim, o nosso mundo, o universo são produtos fictícios, imaginados como reais. Não podemos imanar Deus como energia ou espirito, pois, afinal, a sua existência deveria ter um principio. Como imaginar, portanto, o nascimento de um ser tão poderoso do nada? É claro que a nossa van filosofia não alcança as dimensões para penetrar nos mistérios que envolve a existência do ser humano. Não sou ateu. Pessoalmente, como dizem lá na roça, uso um cadinho do poder dessa maravilhosa energia, que tanto é utilizada para o bem ou para o mal, nos tornando melhores ou piores. Esse é o Deus que nos fortalece.
ResponderExcluir