segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tudo Existe Por Acaso?

Uma das perguntas que mais me dirigem é: se você não acredita em Deus, então acredita que tudo veio do acaso?
Muitos falam que é preciso ter mais fé pra acreditar que o universo é como é por acaso, do que acreditar que foi Deus quem criou tudo. Já ouvi isso inúmeras vezes nesses pouco mais de 3 anos de descrença.

Mas afinal, o que o acaso? O universo, com suas medidas e substâncias, poderia existir por acaso? Primeiro, vamos começar com o que é o acaso. Sobre o termo “acaso”, é importante ter em mente que embora relacionado, ele difere do termo acidente. O acaso é algo não previsto ou decorrente de uma série de eventos aleatórios. Ficamos um pouco confusos quando o termo parece assumir o lugar de uma entidade como o substantivo “o acaso”. Por exemplo: quando digo que “o acaso” fez com que você lesse esse artigo. Fica a impressão que o acaso é uma entidade responsável por você está lendo esse artigo. O que é absurdo. É diferente quando eu digo que você está lendo esse artigo “por acaso”. [1]

Não faz sentido alguém perguntar se o universo é como é por que o acaso o fez assim. O acaso nao faz nada, pois ele não é alguém. Não faz sentido você falar que o acaso fez isso ou fez aquilo. Ele não é um ser consciente, não é uma origem, não é uma fábrica de nada. Certa vez, você ía caminhando pela rua, quando tropeçou em uma paralelepípedo. Você previa esse tropeço? Você planejou? Suponho que não. Portanto, isso aconteceu por acaso.

Um erro comum quando se fala em acaso, é pensar que acaso significa sem causa, sem explicação. Voltando ao exemplo do tropeço, veja que você não preveu nem planejou, no entanto, houve um série de eventos que o levou a este pequeno acidente. Você saiu caminhando, foi em direção ao maldito paralelepípedo, olhava pra outra direção, fez um movimento na perna e no pé, etc. Ou seja, antes de tropeçar, ocorreu várias coisas que o levaram ao tropeço. Portanto, quando falamos em acaso, não significa que não houve motivos, razões pra determinada coisa acontecer. Sempre há uma cadeia de eventos antes.

Mas o universo veio do acaso? Acho que já está claro. O acaso não é algo independente. Por exemplo: a queda. O que é a queda? A queda é acontecimento, nada mais que isso. A queda não existe por si só. Queda é o nome que damos a um determinado evento. Seu celular caiu no chão, por exemplo. Após o celular cair, a queda ainda existe? Não. E antes dele cair? Também não. E por quê? Ora, por que queda é o nome do incidente. Assim é o acaso. Ele não é nada mais que um acontecimento.

Como de costume, muitos falam que o universo não seria tão perfeito sem um projetista por trás de tudo isso. Quando olho ao meu redor, não penso que o universo seja perfeito. Pessoas nascendo com deficiências físicas e mentais, tumores, vírus mortais e muitas doenças. Isso é perfeição? Não me venha dizendo que isso é criação humana! Se seu projetista criou tudo, ele é responsável por cada átomo existente no cosmos. O universo poderia ser melhor. Aliás, poderia ser muito, muito melhor. Se seu projestista tivesse projetado um mundo no qual não fosse possível existir o câncer, o mundo seria melhor? Você já pensou no sofrimento e quantidade de mortes subtraídas?

Penso que o universo existe mesmo por acaso. Ou seja, não foi algo previsto, não foi planejado. Afinal, pra isso, eu teria que colocar um planejador antes de tudo. E não acredito que exista tal planejador. Mas quando digo que o universo existe por acaso, não digo que ele existe do nada. Acredito que houve uma série de eventos que o levou a ser como ele é.


(Carlos Wilker)

[1]MESQUITA, André Campos. Darwin, o naturalista da evolução das espécies. Coleção Pensamento e Vida, Volume 2. Editora Escala. 2009

2 comentários:

  1. Ao contrário, tudo demonstra que o universo é planejado.
    Nós apenas convertemos em números as leis da física que nem sabemos como surgiu.
    E elas são exatas.
    A sua explicação é ateísta e não científica.
    É uma visão do mundo, só isso.

    ResponderExcluir
  2. Sobre dizer que é uma visão de mundo, é estranho, já que defender que existe um deus pessoal, criador de tudo, também é uma visão de mundo. Eu não defendi nenhuma visão, exatamente. Na verdade, me foquei apenas na questão do acaso. Agora eu pergunto: entre um determinado deus e o acaso, qual está mais próximo da ciência?

    ResponderExcluir