quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Os ateus não podem provar que Deus NÃO existe

Umigo meu, teólogo cristão, costuma falar que debates sobre a existência de Deus não levam a lugar nenhum, já que os cristãos não podem provar que Deus existe, nem os ateus podem provar que Deus não existe.

Antes de entrarmos mais a fundo nessa questão, devemos olhar com um pouco mais de calma para palavra “prova”. Segundo alguns estudiosos, só existem provas em matemática. Segundo estes, o mais correto seria falar em “evidências” da existência ou inexistência de Deus. Prova seria algo exato, imutável, sem chances de erro. Existirá coisas assim?

Mas vamos continuar na questão da existência de Deus. Os ateus podem provar que Deus não existe? Penso que não. Podemos no máximo apresentar evidências que indicam que esse ser não existe. Porém, provas, no sentindo citado a cima, penso que não existam. Também acho que aqueles que defendem que Deus existe, também não tenham sucesso nessa empreitada.

Se não temos provas que Deus existe nem que ele não existe, o que devemos fazer: acreditar ou não acreditar que ele existe? Vivermos nossas vidas como se ele existisse ou como se ele não existisse? Nesse caso, eu defendo que a descrença é a posição mais coerente a ser adotada.

Muitos ateus alegam que não acreditam que Deus existe por que não há evidências ou por que os argumentos apresentados são frágeis, insuficientes. Isso é um bom motivo pra não crê? Sim, me parece ser um bom motivo. È o que costumamos classificar como ateísmo negativo.
Alguns retrucam afirmando que também não há evidências nem bons argumentos pra pensar que Deus não existe. Continuo defendendo que a descrença é a posição mais coerente a ser adotada. Não ausência de evidências, o mais racional é pensar que não existe. E não ignoro a máxima que ausência de evidência é evidência de ausência.

Pergunte a um cristão se ele acredita que existe um paraíso com 72 virgens esperando fundamentalistas suicidas. Claro que ele não acredita nisso! E com toda razão, por sinal. Que evidências nós temos pra pensar que existe mesmo essa recompensa pra loucos que se mataram e mataram inocentes? Agora eu pergunto: nós ateus e cristãos, podemos provar que esse paraíso erótico não existe? Eu particularmente não posso. Estamos diante de um caso que não podemos provar que existe ou que não existe. Eu nunca morri pra saber se existe tal lugar, eu não me explodi em nome de algum livro sagrado.

Bem, se não podemos provar que tal paraíso não existe, devemos acreditar que ele existe?
Permita-me um outros exemplos. Se eu disser que há trilhões de anos daqui da Terra, existe um planeta habitado por seres brancos com bolinhas rosas, e que tem a aparência que lembra a dos seres humanos. Eu posso provar que esse planeta existe? Não, não posso. Mas você pode provar que ele não existe?

Se eu afirmasse pra você que tenho um amigo E.T. que me visita toda noite, mas não apresentasse nenhuma evidência, você acreditaria em mim? Se eu afirmasse que os pássaros conversam comigo mentalmente, mas não apresentasse nenhuma evidência, você acreditaria ou mandava me internar? Faria sentido eu mandar você provar que estou errado se quem tá fazendo essas afirmações sou eu?

Suponhamos que você está sendo acusado de roubo. No entanto, não há provas que você cometeu o delito. Por outro lado, você também não prova sua inocência perante tal acusação. Devemos libertá-lo por falta de provas? Ou devemos te jogar numa sela, já que você não provou sua inocência? Ora, se afirmaram que você roubou, que provem, concorda?

Aqueles que AFIRMAM que Deus existe carrega sobre si a responsabilidade de apresentar evidências que corroborem sua afirmação, já que está afirmando. Da mesma forma, se um ateu AFIRMAR que Deus não existe, também terá sobre seus ombros a mesma responsabilidade. Eu NÃO AFIRMO que Deus não existe. Eu não acredito, o que é bem diferente. Deixe-me citar um exemplo: por algumas razões, eu não acredito que determinado atleta vencerá a corrida. Porém, reconheço que posso está errado. Talvez ele vença! Eu não afirmo que ele não vencerá, pois não tenho como provar, não tenho como saber, já que não conheço os acontecimentos futuros.

Talvez Deus exista, não nego essa possibilidade. Mas até o presente momento, tudo me leva a pensar que não existe nenhum deus.


(Carlos Wilker)

4 comentários:

  1. A ciência não pode provar que deus existe ou não existe, isso é da vonta de homens.
    Crer em deus ou na evolução tem mais a ver com vontade do que com a evidência.

    ResponderExcluir
  2. Erro: confundindo evolução com ateísmo.

    ResponderExcluir
  3. ^^

    amigo, não tenho como lhe mostrar provas nem evidências, e sinto muito por isso, pois gostaria que você estivesse conosco nesse caminho, mas... fazer o quê?

    Bem, as evidências que tenho estão contidas em um livro, como o do exemplo acima, por isso acho que você dará descrédito, da mesma que eu daria descrédito a algo que passasse da Bíblia Sagrada.

    Rm. 1.20: "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, CLARAMENTE SE RECONHECEM, desde o princípio do mundo sendo percebido por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis."

    cara, pra mim a criação é o essencial de tudo sabe? Lembro que você já falou que parece um conto de fadas a forma com que a bíblia narra a criação.
    Bem, até o dia em que me mostrarem, que o mundo ocasionou-se do acidental, continuarei crendo que essa é uma forte evidência de que creio em Deus. E você?

    Acho muito complicado lhe provar que existe um Deus, pois você precisaria de algo que muitos cristãos e até outros povos têm: FÉ.

    Pela fé entendemos que o universo foi formado pela Palavra de Deus, de maneira que o vísivel veio a existir das coisas que não aparecem. retirado da bíblia

    Espero meu caro que algo aconteça e você peça essa fé, creia que você a receberá \o/

    uuhhuuu

    sintoo muito, meu desejo era ser mais convicente com minhas palavra, mas não tenho argumentos que possam te mostrar algo a mais, mas creio que Deus um dia vai te mostrar isso, se assim você desejar, e outra, cedo ou tarde, todos iremos contemplar a glória de Deus. "bíblia xD"

    Forte abraço \o/

    ResponderExcluir
  4. Quando não se acredita em algo, precisa de provas. Pra quê?

    ResponderExcluir