segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Não é uma boa resposta

Introdução



Durante um debate, levantei a questão da onisciência do deus cristão. Pra alguns teólogos, ser onisciente não significa exatemente conhecer todo passado, presente e futuro. No entanto, essa linha de pensamento será ignorada aqui. Trabalharei na linha que diz que quando se diz que Deus é onisciente, está se dizendo que ele conhece realmente cada detalhe do passado, do presente e do futuro. Exemplos: antes mesmo de criar Lúcifer, Deus sabia que ele se rebelari; Deus sabia que Adão e Eva irião desobedecer; Não adiante você dizer que Deus deu liberdade de escolha a eles, já que Deus também saberia o que eles farião com essa liberdade. Ou seja, Deus conhecia às escolhas.

Voltando ao debate, eu defendi que se Deus conhecia cada escolha e acontecimento do futuro, ele é culpado pelo sofrimento existente no mundo, já que antes de criar o ser humano, ele já sabia que tudo isso iria acontecer. Se Deus SABIA o que aconteceria (doenças, fome, estupros, homicídios, roubos, escravidão, guerras, etc) e mesmo assim tudo criou, ele é culpado por dar continuidade ao desejo de criar, ou quem sabe, podemos afirmar que Deus determinou que tudo isso (o sofrimento) acontecesse segundo sua vontade.

Quando lancei essa questão, ouvi a seguinte resposta: se você diz que Deus é culpado por criar o ser humano, mesmo sabendo do sofrimento do qual ele seria vítima, então, você também é culpado por gerar filhos, já que você também sabe que eles vão sofrer. Eu já conhecia essa resposta de um livro apologético. Se não me engano, li no livro “Em Defesa da Fé” de Dave Hunt.

Aparetemente parece uma boa resposta. Mas fica só na aparência mesmo. Há três grandes diferenças entre os seres humanos que geram filhos e Deus que supostamente criou os mesmos.



Primeira Diferença



Se eu souber que meu filho nascerá deficiente, que será acometido por uma grave doença, que será um homicida, ou que vá passar sua vida sofrendo, eu jamais resolveria gerá-lo. Claro, há esse risco. Mas eu não sei se isso vai acontecer. Temos milhões de seres humanos que levam a vida de forma tranquila. Eu, quando gero um filho, trabalho com essa possibilidade (mas também não ignoro a outra). Porém, se eu souber que seu futuro será complicado pra ele ou pra quem o rodeia, eu simplesmente escolho não gerá-lo. Caso eu resolva gerá-lo mesmo, sou o culpado por cada consequência maléfica que venha a surgir. Afinal, eu sabia que isso iria acontecer e mesmo assim o gerei.

Por outro lado, Deus SABIA que haverião homicidas, racistas, terroristas, pessoas com deficiência físicas e mentais, estupradores e estuprados, e MESMO SABENDO, os criou. Portanto, Deus é sim o culpado. Se ele sabia o que sua escolha em criar traria futuramente, por que criou?



Segunda Diferença



Há uma diferença entre “sofrimentos”. Não defendo que o ser humano não deve sofrer de forma alguma. Claro que deve! Precisamos aprender, nos corrigir, crescer. E pra isso, às dificuldades são ótimas mestras. O grande problema é que existem problemas que não nos ajudam em nada e que não temos como superá-los. Há um velho ditado que diz que Deus dar o frio de acordo com o cobertor. Eu discordo! Uma criança nasce com paralisia cerebral, por exemplo. Que cobertor vai superar esse “frio”? Essa doença traz algum benefício? Traz algum aprendizado? O que nós só podemos aprender com um ser humano frágil ligados a aparelhos pra sobreviver? Uma coisa é você enfrentar um desemprego, uma dificuldade financeira, uma doença curável e não tão destruidora, uma decepção, uma humilhação, uma agressão. Outra coisa bem diferente é você enfrentar um câncer, um tumor no cérebro, uma paralisia, um estupro, guerras, etc.



Terceira Diferença



Nó seres humanos, NECESSITAMOS da reprodução. Devemos correr o risco de termos um filho criminoso ou doente, pra que com isso, nossa espécie possa continuar existindo. O risco existe, claro! Mas se não o corrermos, nossa espécie entra em extinção. Ou seja, nossa existência depende disso.

E no caso de Deus? Sendo ele todo-poderoso, que tudo sabe, que tudo pode, que é auto-suficiente, depende de algo ou de alguém? Não. Ele era obrigado a criar seres humanos que sofrerião cruelmente ou que causaria sofrimento aos inocentes e indefesos? Não, não era. Se ele não criasse, deixaria de ser Deus? Não. Ele precisa do ser humano pra alguma coisa? Também não. Segundo pregam, nós que somos totalmente dependentes dele.

Conclusão

Concluo afirmando que essa resposta em forma de comparação é frágil, exclui pontos crucias. Terão que buscar outra explicação melhor pra inocentar Deus, por que esta é facilmente refutada.



(Carlos Wilker

Nenhum comentário:

Postar um comentário