segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Deus é o Culpado

Deus tudo sabe! Gritam os pregadores em seus púlpitos. Segundo eles, não há nada oculto aos olhos (olhos? Se Deus é um ser espiritual, como pode ter olhos?). Deus conhece o passado, o presente e o futuro. Deus contempla os justos e injustos em todas suas ações. É a famosa onisciência. Segundo alguns estudiosos, ser onisciente não significa exatamente saber tudo, mas eu vou caminhar pela linha dos que defendem que Deus sabe tudo, tudinho mesmo.

Então, vamos lá. Deus sabia que Lúcifer iria se tornar Satanás, sabia que ele iria se rebelar, ser seu inimigo e inimigo de suas criaturas e filhos, os seres humanos. Se Deus sabia que isso iria acontecer, por que ele criou Lúcifer? Alguns respondem que Deus deu o livre arbítrio a ele. Mas se Deus já sabia o que ele ía fazer, por que o criou? Se Deus sabia o que Lúcifer iria fazer com sua liberdade, por que Deus o criou mesmo assim? Resultado: Lúcifer se rebelou, foi expulso do paraíso, hoje tenta os seres humanos, os leva ao pecado, os rodeia feito um leão devorador. E ainda pra completar, haverá uma grande batalha final, na qual Deus já sabe que vai se sair vencedor. Aliás, antes mesmo de criá-lo, Deus já sabia dessa batalha. Deus deu o livre arbítrio a Lúcifer, mas já sabia o que ele iria fazer com ele. Mesmo assim o criou! Estranho isso.
Deus sabia que Adão e Eva iam fazer besteira. Se Deus sabia que eles irião desobedecer, por que Deus ainda os ordenou a não fazer isso? Alguns teólogos defendem que somos herdeiros do pecado de Adão e Eva. Mas se Deus já sabia que eles irião causar toda essa desgraça, por que ainda criou aqueles benditos?

Deus ama o ser humano, todos eles. Ao menos é isso o que a maioria prega. Antes de criar o primeiro ser humano, Deus já conhecia o futuro de cada um de nós. Deus conhecia cada ação, cada gesto, cada palavra, CADA ESCOLHA.

Deus sabia que muitos irião escolher ser traficantes, homicidas, ladrões. Se Deus sabia que isso iria acontecer, por que nos criou? Eu não tô reclamando por existir. Mas se Deus faz como quer e quando quer, por que ele não criou os seres humanos pra que todos fossem pessoas boas? Eles poderia fazer isso, não poderia? Então, por que não fez?
Deus sabia que muitos irião passar a eterninadade sofrendo no inferno. antes mesmo de criar o mundo, Deus já sabia o que iria acontecer com cada ser humano. Por que Deus criou muitos seres humanos, sabendo que eles terião uma eternidade de sofrimento? Eu não sou culpado, afinal, eu nem existia!

Mas muitos repetem: Deus nos deu livre arbítrio! Minha pergunta é: se Deus sabia o que cada um iria fazer com seu livre arbítro, por que ele nos criou?
Se Deus sabia que Lúcifer se rebelaria, que Adão e Eva irião desobedecer, que muitos seres humanos irião passar a eternidade, sabia que muitos sofrerião excruciantemente durante suas vidas. Deus conhecia cada criança que iria morrer de fome, cada criança e mulher estuprada, cada cancêr, cada paralisia, cada tumor, cada tiro, cada míssil.
Aonde estou querendo chegar? Ora, estou querendo dizer que Deus é culpado por tudo isso! É uma conclusão inevitável!

Permita-me um exemplo:
Você decide ter um filho no próximo ano. Você SABE que ele nascerá deficiente. Ou seja, você conhece o futuro de seu filho, mesmo bem antes dele ao menor ser fecundado. No entanto, você resolve tê-lo. Ele nasce, e como você já sabia, nasce deficiente. De quem é a culpa? Sua! Você já sabia, por que mesmo assim decidiu tê-lo?

Outro exemplo:
Você decide de outro filho. Mas como sua situação financeira não anda boa, você decide tê-lo daqui há 3 anos. Porém, você SABE que ele será o horror da cidade. Será uma pessoa violenta, agressiva, cruel. Você sabe que ele será autor de roubos e homicídios. Como evitar isso? Simples: não o tenha. Todavia, mesmo conhecendo a personalidade de seu próximo filho, resolve tê-lo.
Você o deu livre arbítrio? Sim. Mas você já SABIA o que ele iria fazer com ele.
Seu filho nasce, cresce. É preso por roubos. Comete homicídios horripilantes. Destrói famílias, lares. Acaba com vidas de jovens cheios de sonhos, de pais trabalhadores e dignos. De quem é a culpa? Sua, meu caro! Se você já sabia que isso iria acontecer, por que mesmo assim colocou esse ladrão e homicida no mundo? Talvez você diga que não criou um ladrão e homicida e, sim, uma criança linda e agradável. O problema é que você SABIA que essa criança se tornaria num monstro.

E se Deus não soubesse do futuro de cada um? Mas será que ele ao menos não soubesse da POSSIBILIDADE disso acontecer, já que sabia que suas criaturas eram limitadas e frágeis diante de muitas coisas? Se Deus é o criador de cada átomo que existe no cosmos, seria muito esquisito se ele não conhecesse essas possibilidades.

Se Deus sabia de tudo que iria acontecer, ele é culpado!

(Carlos Wilker)

3 comentários:

  1. Essas questões são de difícl resposta, mas isso não coloca a exitência de deus em dúvida.
    Como a não saber a origiem da vida não destrói (paraos ateus) a teroria da evolução.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus ser onisciente, não quer dizer que saiba o futuro, à menos que ele manipule os acontecimentos. Deus não sabia que lúcifer iria se rebelar, e nem que o homem iria comer da fruta.

      Excluir
  2. Nada a ver! A origem da vida é uma questão científica. Querer preencher lacunas do nosso conhecimento com divindades sempre levou ao fracasso!
    Não coloquei em cheque a existência de deus, e isso está bem claro. Coloquei em questão sua personalidade.

    ResponderExcluir