quarta-feira, 22 de maio de 2013

E se Deus existir?

 
   
   Em debates e diálogos, é comum me dirigirem a seguinte pergunta: “e se Deus existir?” Ou seja, e se quando eu morrer eu der de cara com Deus? Isso implicaria que eu estaria condenado a viver eternamente no inferno, já que segundo a Bíblia, esse é o lugar reservado aos incrédulos. Analisarei esse raciocínio nas próximas linhas.

   Primeiro eu quero dizer ao caro leitor que não vejo nenhum infortúnio na possibilidade de morrer e dar de cara com Deus. Ora, cresci ouvindo que Deus é justo, amoroso, misericordioso, onisciente, onipotente. Um deus assim me condenaria por minha sinceridade e honestidade?

   Quando alego que não acredito que existe um deus, estou sendo sincero comigo e com todos que conheço. Por mais que eu possa dizer que acredite, estaria mentindo, disfarçando. Por acaso eu conseguiria enganar Deus? Por acaso eu conseguiria meu ingresso para o céu sendo falso e mentiroso?

   Mas se o leitor insistir que minha descrença me leva ao tormento eterno, independente de minha sinceridade, devo eu discordar que Deus seja aquele a que tantos louvam e adoram. Que culpa eu tenho por ser descrente? Eu não escolhi ser ateu! Apenas acho a ideia de Deus incoerente e os argumentos em favor de sua existência pouco convincentes. Se você já teve uma experiência com Deus, presenciou milagres ou teve orações atendidas, parabéns pra você, mas eu nunca tive nem vi nada disso!

   Deus existindo ou não, o melhor e mais seguro a se fazer é ser sincero consigo mesmo. Eu costumo brincar afirmando que é melhor muita gente admitir sua descrença ou suas dúvidas, por que vai que Deus exista! O que quero dizer é que se Deus existir, ele não vai ser ludibriado por discursos ou declarações desonestas ou interesseiras. Você, leitor, acredita no que está escrito na Bíblia por medo ou interesse ou por que realmente lhe parece coerente acreditar que existam anjos, demônios, Diabo, céu e inferno? Respondendo a mim, você pode até mentir ou fingir. Agora se imagine respondendo essa pergunta a um ser onisciente, onipresente e onipotente. Nesse caso, eu apostaria na mais pura sinceridade. E você?

   Talvez Deus exista. Não nego essa possibilidade. Mas isso não me faz enveredar por outros caminhos. É justamente graças a possibilidade de Deus existir que encontro mais uma boa razão para apostar em minha sinceridade. Agora, se Deus vai me condenar ao inferno por ter sido sincero em relação a não acreditar em sua existência, ele não possui os atributos que a Bíblia nos revela.



(Carlos Wilker)

3 comentários:

  1. Já pensei assim, até o momento em que me tornei mãe, e ai tudo mudou radicalmente. É um momento tão mágico e inexplicável que a única explicação para tamanha perfeição e sintonia é Deus. Não esses das igrejas, mais, um Criador. Não me preocupo com céu ou inferno, quando o assunto é entrar nas "neuras" da humanidade eu tô fora! Mas a vc desejo que encontre suas respostas no momento certo. E o mais engraçado é que isso acontece quando não temos mais nada para perguntar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o seu texto, Carlos! Parabéns, você escreve muito bem! Mas acho estranho que, depois de tanto tempo, você ainda associe Deus ("real" ou de mentira) com Bíblia. Sabe, desse assunto já não se tem muito o que discutir. O Deus da Bíblia é falso! Todos são, esse ainda mais. Hoje quando me fazem essa pergunta do título do seu texto, a última coisa na qual eu penso é na Bíblia. Se por um acaso (coisa que acho muito improvável), existir um Deus, com certeza ele não é bíblico. O deus da Bíblia foi um dos últimos deuses a serem inventados, não é mesmo? :/

    ResponderExcluir
  3. Bom Carlos, se sua postagem se refere em especial ao Deus de Israel da Bíblia, ela é ignorante, pois a salvação de que se defende la,a partir da chamada Nova Aliança, não se baseia em atos de bondade ou de maldade, ela se baseia em aceitar Jesus Cristo como Deus e seu sacrifício como salvação. Isso de ser bom é mais como conseqüência de uma vida guiada na vontade Dele. Claro, jamais afirmaria que quem tem essa salvação não comete atos desagradáveis, comete e muitos, porem, ja salvos e guiados, eles não permanecem nesses erros, esses que não rejeitarem esse fato pela Bíblia serão os Salvos, não o vizinho bonzinho, professora Caridosa ou o pai altruísta que será salvo; e a respeito de Deus ser Amor, sim Ele é, mas tambem é 100% Justiça pela Bíblia. è injusto pra mim dizer que um bom cidadão irá para o Inferno, mas que estipula as regras não é minha visão sobre certo e errado, e sim a Justiça de Deus, que eu não questiono. A Salvação é mais um ato de fé do que mero merecimento, e se a Ciência provar que Deus existe então não vai mais existir fé, que é a base da Salvação, é difícil entender eu sei, ja que todo conhecimento que temos pela logica só pode passar a ser entendido se tivermos todos os dados. Atualmente não temos esses dados e talves em vida nunca tenha, é por isso que a própria Bíblia diz que a palavra de Deus é loucura para os homens.

    ResponderExcluir