sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Deus Criou Lúcifer Perfeito?

Segundo uma boa parte dos cristãos, Deus criou tudo e tudo que ele criou era bom. Entre suas criações encontramos a figura mais odiada de todas: Satanás. Deus o teria criado puro e belo, mas este escolheu se rebelar contra seu criador. Como muitos dizem: “Deus não criou Satanás, criou Lúcifer”. Deus criou um ser sem maldade, mas devido ao seu livre arbítrio, se tornou orgulhoso, iníquo. Mas nessa história há algo estranho.

Se Deus criou Lúcifer perfeito (quando digo perfeito, não estou o comparando a Deus, mas apenas dizendo que Lúcifer foi criado sem mácula, sem maldade), como este ser perfeito veio a se tornar tão mal? A resposta mais dada a essa pergunta é que Lúcifer tinha livre arbítrio e poderia escolher seu próprio destino. Mas essa não me parece uma boa resposta. Se Lúcifer foi criado perfeito, como ele fez mau uso do seu livre arbítrio, se rebelando contra Deus, que ele mesmo sabia ser infinitamente mais poderoso que ele? Como um ser perfeito faria mau uso do seu livre arbítrio pra comenter um verdadeiro suicídio? Tudo bem que ele tivesse sua liberdade de escolha, mas um ser perfeito usá-la pra se destruir, é esquisito, não acham? Isso é chamar Lúcifer de burro! Eu não consigo conciliar um ser perfeito com uma atitude tão medíocre!

Segundo a interpretação mais comum (ao menos aqui no Brasil), se encontrou iniquidade em Lúcifer. Como se pode encontrar iniquidade em um ser perfeito? De onde veio essa iniquidade? Se Lúcifer foi criado por Deus, essa iniquidade foi colocada em Lúcifer por Deus. Alguém pode retrucar afirmando que não há nenhuma maldade em Deus. Bem, mas isso nos traz um pequeno problema: se em Deus não se encontra maldade, se não foi ele quem colocou isso em Lúcifer quando o criou, de onde veio essa iniquidade?

Já vi uma explicação que dizia que um ser perfeito pode se tornar desobediente e orgulhoso, como Adão e Eva se tornaram. Mas essa comparação se mostra inadequada. Adão e Eva desobedeceram a Deus por influencia da serpente (que pra muitos era Satanás). Antes de Adão e Eva, já havia um mal. Na verdade, eles teriam sido induzidos por esse mal. Quando Lúcifer se rebelou, não havia nenhum mal. Ou havia? Excluindo Lúcifer, o que teríamos de maldade?

Outra diferença óbvia entre Adão e Eva e Satanás, é que Adão e Eva ao desobedecerem Deus, foram expulsos do paraíso, tiveram que batalhar seu alimento, se tornaram frágeis mortais. Por sua vez, Satanás é um ser com muitos poderes. Pra muitos, seria ele a causa dos males do mundo. Seria ele o inimigo de Deus, o inimigo de nossas almas, aquele com poder pra nos destruir, inclusive.

Você cristão, que sabe que Deus existe e que ele é todo-poderoso, usaria seu livre arbítrio pra se rebelar contra Deus e querer ser igual ou maior que ele? Mesmo você sendo um pecador, cheio de falhas, que tem medos, fome, sede, que sofre influências, que adoece e morre, você não o faria! E como Lúcifer o fez?

Alguém deve se perguntar aonde estou querendo chegar. Acho que a grande questão aqui é: qual a origem do mal?

Se Deus criou Lúcifer perfeito, como explicar a iniquidade encontrada nele? De onde ela veio?
Se Deus criou Lúcifer imperfeito, significa que Deus colocou nele a iniquidade. Isso inoncentaria Satanás. O tornaria uma vítima, pra ser mais exato. Se Deus o criou pra ser mal, como poderíamos condená-lo?

Deus é o criador do bem e do mal, é o que muitos alegam. Ora, se Deus é o criador do bem, Deus é o criador do amor, da amizade, da verdade, da generosidade, da paz, do afeto. Se Deus é o criador do mal, Deus é o criador do ódio, da inveja, da vingança, da crueldade, da mentira, do egoísmo, da ganância. O mesmo Deus que enviou Jesus pra pregar o amor, a verdade e a salvação é o mesmo criador do pecado?

(Carlos Wilker)


*Eu sei que muitos entendem Satanás como uma metáfora. Ou seja, não existe o mal, apenas a ausência do bem. Também há os entendem o relato do Jardim do Edén como uma liguagem poética e metafórica. Mas esse texto é dirigido pra quem acredita que Satanás é o mal personificado e pra quem entende a história do Jardin do Edén de forma literal.

O Religioso Leitor de Mentes

Se você é ateu e costuma conversar com religiosos, já deve ter ouvido que você não é ateu, que você pensa que é. Não existem ninguém ateu! afirmam.

Eu já tive a honra de ouvi isso várias vezes. Da última vez, conversava com um religioso aparentemente culto e com alguma credencial acadêmica. Quando ele me disse que já tinha sido ateu, eu disse que era. Ele respondeu: “não, você não é ateu”. Cai na risada. Talvez eu tenha sido mal educado, mas não guentei.

Muitas vezes alguns argumentam que todo mundo crê em alguma coisa, por isso não existem ateus. Quando alguém diz isso, demonstra não saber o que é ser ateu. Claro que todo mundo crê em alguma coisa! No entanto, o que faz alguém ser classificado como ateu é o fato dele não acreditar na existências de divindades, deuses, seres sobrenaturais. No grego antigo, o adjetivo ἄθεος (transl.: atheos) é formado pelo prefixo a, significando "ausência" e o radical "teu", derivado do grego theós, significando "deus". O significado literal do termo é, então, "sem deus" [1].
Alguém pode acreditar em diversas coisas, porém, se não acreditar na existência de divindades, será classificado como ateu.

Muitos religiosos repentem como mantra que não existem ateus, que ninguém é ateu. Quando você for contemplado como alvo de tal afirmação, faças às seguintes perguntas: como você sabe que eu não sou ateu? Como você que não existem ateus? Por acaso, você ler a mente das pessoas?

Normalmente repetem a mesma ladainha. Uns falam que você deve ter tido alguma decepção, outros falam que você deve ter Jesus como exemplo, e não outros seres humanos. Se você for ex-crente, poderão perguntar qual era a igreja que você frequentava. Se não era a denominação da qual ele faz parte, possivelmente vai colocar a culpa na sua ex-igreja. Aqui mais uma vez ele ler sua mente, já conhecendo os motivos que o levou a ser ateu. Repita as mesmas perguntas e pergunte se ele anda investigando sua vida e vigiando seus passos.

Se você tiver tempo, paciência e humor, pode afirmar que ele não é crente em deus, que não existe ninguém que acredite em deus. Mas isso será uma opção sua. Entre esses três itens, me falta paciência.

(Carlos Wilker)

[1] Wikipédia

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Se aproxima o Natal. È tempo de refletir. Refletir sobre o presente que você vai dar e sobre o qual você gostaria de ganhar. Também é tempo de refletir sobre onde você vai ceiar e onde vai passar suas férias. E é bom você refletir rápido, pois as lojas estão ficando lotadas e os hóteis sem vagas!

É tempo de ser feliz. E há inúmeras formas de ser feliz. Por exemplo: você pode aproveitar promoções e comprar roupas, calçados ou quem sabe, uma geladeira nova. As portas pra felicidade estão abertas. Inclusive, quero agradecer ao rádio e a TV que me lembraram de comprar algumas coisas que eu nem lembrava que precisava.

É tempo de parar e pensar no que você fez no ano que se finda. Pensar nos erros que cometeu e em uma forma de cometê-los novamente, sem que ninguém desconfie de nada.

É tempo de união. Afinal, todo mundo fica de férias e seria muita sacanagem não visitar os parentes! Pensando bem, o Carnaval também deveria ser tempo de união. Mas com praias, axé, frevo e blocos carnavalescos, quem vai querer ficar em casa? Iremos todos viajar. Na verdade, nem todos. Voltando ao assunto da geladeira, tenho uma em ótimo estado pra vender.

É tempo de pensarmos no próximo. Principalmente em sua esposa, que vai te matar se não ganhar nada! Pensar em seus familiares, que as propagandas fazem questão de lembrar que você será um monstro se não comprar nada pra eles. Nessa época, muitos pensam e ajudam pessoas necessitadas. No restante do ano, sofrem de amnésia.

É tempo de abraçar, de está juntinho. É uma ótima chance pra você abraçar sua vizinha linda que nunca olhou pra você. Ou quem sabe, dar aquele abraço apertado no amigo muscoloso de seu esposo baixinho e gordo.

É tempo de luzes e cores. Você pode se vestir de Papai ou Mamãe Noel, enfeitar sua casa. Também pode disfarçar seu egoísmo e sua falsidade. Um abraço e um desejo de feliz natal desempenha esse papel perfeitamente.

Papai Noel vai trazer presentes para todas as crianças. Quer dizer, quase todas. Talvez pela idade já avançada, Papail Noel costuma esquecer de boa parte das crianças pobres. Uma possível justificativa é que ele desce pela chaminé. Como muitas crianças nem ao menos tem casa, a entrada triunfal do bom velhinho se torna impossível.

No dia 25 de dezembro comemoramos o nascimento do menino Jesus. Mesmo sabendo que é consenso entre os estudiosos que Jesus não nasceu em dezembro. Você talvez pense: pouco importa o que os estudiosos dizem! O problema é que nem mesmo a bíblia diz que Jesus nasceu nesse dia.
Eu fico pensando: o que Jesus pensa sobre milhões de pessoas comemorando seu nascimento no dia e mês errados, mesmo sabendo disso? Bobagem! O que importa é a tradição.

No entanto, devemos olhar pra o menino Jesus na manjedoura. Entender e praticar sua mensagem de amor. Um bom começo seria deixar de ser machista e tratar às mulheres como você não gostaria de ser tratado, parar de mentir dizendo que respeita os homossexuais, mas fica zombando quando algum passa. E cuidado pra não encher a cara novamente e colocar sua vida e a de sua família em risco! Logo você, que vive afirmando que as drogas não leva a lugar nenhum, quase leva sua família para o cemitério no Natal do ano passado.

A Globo disse que hoje a festa é sua, é nossa, é de quem quiser. Também disse que nossos sonhos serão verdades. O curioso é que muitos querem, muitos sonham, e no entanto... enfim, deixa pra lá!

Muito dinheiro é gasto na iluminação das cidades. E ficam mesmo lindas! Praças, postes e árvores iluminadas ofuscam uma saúde na U. T. I. e uma educação ignorante.
Mas não vamos ser pessimistas e pensar em coisas negativas. É tempo de reflexão, felicidade, união e amor. Apesar tudo, temos um grande motivo pra comemorar: o feriado! O que mais poderia ser?

(Carlos Wilker)

Um Desafio Justo

Venho aqui fazer um desafio aos líderes e pregadores religiosos, sejam padres, pastores ou algo semelhante. Meu desafio é endereçado a quem afirma e ensina que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno.
Acho necessário fazer uma distinção entre essas quatro coisas. Eu sei que a princípio parece ser uma coisa só, mas não é. Exemplos: pode existir vida após a morte, mas talvez não seja uma vida eterna; pode ser que exista imortalidade, mas que não exista céu e inferno. No entanto, o meu desafio inclue esses quatro pontos.

MEU DESAFIO É QUE VOCÊS ME MOSTREM COMO VOCÊS SABEM QUE EXISTEM TAIS COISAS.

Eu explico melhor. Vocês AFIRMAM que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno. Estou perguntando como é que vocês sabem disso. Se afirmam e ensinam isso, devem ter firmes alicerces que sustentam tais afirmações. Se tem certeza absoluta que tais coisas existem, é por que de alguma alguma forma, sabem.
Já fiz essa pergunta muitas vezes e sempre ouço basicamente as mesmas respostas. Porém, são respostas fracas, vazias, que não esclarecem nada. Eis algumas respostas que já ouvi:

1. EU CREIO.
Não estou perguntando se vocês creem. Eu sei que creem. Ao menos é isso que afirmam.

2. A BÍBLIA NOS DIZ QUE ESSAS COISAS EXISTEM. ACREDITAMOS NO QUE A BÍBLIA DIZ.
Não estou perguntando se a bíblia diz. Estou perguntando como vocês sabem que isso o que ela diz, é verdade.

3. EU SEI QUE ISSO CONTRARIA A RAZÃO. ACREDITAMOS PELA FÉ.
Não falei em razão. Nem como vocês acreditam. Perguntei como vocês SABEM.

4. ISSO É LOUCURA PRA OS HOMENS.
Quem perguntou? Isso é fugir da pergunta.

5. VOCÊ PODE PROVAR QUE NÃO EXISTE?
Não afirmei que não existe. Perguntei como vocês sabem que existe.

6. SE DEUS É TODO-PODEROSO E CRIOU TUDO, POR QUE NÃO PODERIA FAZER COM QUE EXISTA VIDA APÓS A MORTE, IMORTALIDADE, CÉU E INFERNO?
Primeiro. Poder é um, fazer é outro. Se Deus existe e é poderoso, nada o impediria. Mas isso não significa que o tenha feito. Segundo. Deus existindo e sendo poderoso, abre uma boa possiblidade, com certeza. Porém, os religiosos não pregam que há possibilidades, pregam que com certeza absoluta existem tais coisas. Eles afirmam mesmo!

Que espécie de evidência seria convincente? Se começassem mostrando como nossa mente (pensamentos e sentimentos) sobrevive após a destruição do cérebro e como ela continua existindo eternamente, seria um ótimo começo!
Se nos mostrasse como sabem que existe mesmo um céu e um inferno como diz a bíblia e, que não são apenas mitos. Sinceramente eu não sei como vocês farão isso, mas se andam ensinando isso por aí como uma verdade absoluta, devem ter seus meios.

E isso é algo muito sério! É isso que é ensinado todos os dias nas TV, no rádio, nas igrejas. Por isso chamo de um desafio justo. Afinal, isso envolve quem gasta tempo e dinheiro em nome de crenças como essas. Milhões de pessoas ensinam e aprendem essas coisas. Caso não existam, poderíamos afirmar sem reservas que o cristianismo trata-se de um tremendo engano!

Ainda existem uns caras de pau que falam que se eles estiverem errados, ninguém perde nada. Passam anos e anos ensinando isso, pessoas disponibilizam dinheiro, tempo, esforço físico e mental, mas se eles estiverem errados, ninguém perde nada?!

Também há os que falam que são felizes, independente de qualquer coisa. Cada um faz o que quer de sua vida e é feliz como quer. Eu, particularmente, não chamaria de felicidade viver uma vida de engano, entregar meus dias de vida em troca de algo irreal. Ilusão seria a palavra mais adequada, penso eu. Mas isso não vem ao caso.

Repito meu desafio:

ME MOSTREM COMO VOCÊS SABEM QUE EXISTE VIDA APÓS A MORTE, IMORTALIDADE, CÉU E INFERNO.

Aguardo boas respostas. Obrigado.


(Carlos Wilker)

E-mail: carlosateista@hotmail.com

O Esconderijo de Deus

Existem muitas perguntas sem resposta. E provavelmente sempre haverá. Pra essas perguntas sem resposta, muitos invocam deus como explicação. Temos muitos exemplos disso ao longo da história: os raios eram causados por alguma divindade; epilepsia era possessão demoníaca; o espirro era um demônio saindo; doenças como a Peste Negra, era um castigo divino. Ou seja, quando não sabíamos explicar algo, atribuíamos a alguma divindade. Isso não mudou. Ainda hoje, quando não sabemos explicar alguma coisa, tendemos a recorrer a divindades pra termos uma explicação, uma resposta.

Certa vez conversava com uma pessoa religiosa e ela disse que acreditava em deus por causa da origem da vida. Pra ela, a única explicação pra origem da vida, é deus. Segundo ela, esse é motivo mais forte pra ela acreditar firmemente que deus existe: a origem da vida.
A ciência ainda não tem uma explicação definitiva pra como a vida começou a existir. Assim como não tem explicação pra muitas outras coisas, o que é absolutamente normal. Se a ciência explicasse tudo, pra que serviria? Pra que serviria um detetive se não houvesse mais nada pra se investigar?

No entanto, deus está por trás da origem da vida. Não sabemos explicar por que quando alguém boceja quem estiver próximo tenderá a bocejar também. Há algumas hipóteses, apenas. Mas deus não está por trás dos bocejos ou está? Não conheço ninguém que afirme isso. Afinal, bocejos não são algo que desperte admiração e mistério. A origem da vida sim, é diríamos, mais romântica.
Suponhamos que daqui há mil anos a ciência explique a origem da vida. Suponhamos que a vida tenha vindo de uma espécie substância que chamaremos de M. será que algum religioso vai deixar de acreditar que existe um deus, já que temos a explicação pra origem da vida? Creio que não. A pergunta vai apenas mudar: qual a origem da substância M?

Quando converso com pessoas crentes em deus, uma das coisas que mais ouço é que a ciência não explica isso ou aquilo. E daí? Só por que não explica, significa que é deus a explicação? O fato de alguém não explicar algo não quer dizer que não haja explicação! Tanto no campo científico, histórico e até teológico, há muitas coisas que não sabemos explicar. Mas isso não significa que essas explicações não existam!

Independe de evidências e novas descobertas científicas, sempre arrumarão um lugar pra deus. Como é plausível que vá sempre existir mistérios, sempre haverá lugar pra deus se esconder.
Já me perguntaram se eu conhecia a origem da vida. Respondi que não. Num tom triunfal e zombador, afirmaram que foi deus. Perguntei se poderiam fornecer evidências disso ou se iria ficar apenas na afirmação. Disseram que creem, que é uma questão de fé. Mesmo que tenha sido deus, mas sem evidências, como poderemos saber? Eu poderia formular várias explicações, mas se eu não fornecesse evidências, de que adiantaria? Se você diz que deus criou a vida, forneça evidências acessíveis que sustente isso. Frases, versículos, histórias e palavras bonitas ou comoventes, não são evidências! Enquanto você não fizer isso, sua explicação fica de lado esperando.

Muitas coisas que hoje a ciência explica, há algum tempo atrás, eram perguntas sem respostas. Parece que há uma torcida pra que a ciência não descubra a origem da vida. Pois quando isso acontecer, terão que mudar seu discurso. Inclusive, as hipóteses atuais sobre a origem da vida são melhores explicações do que um ser pessoal, imaterial, atemporal e inteligente. Mesmo que exista, até o presente momento, a ciência não precisou recorrer a nenhuma mente fantasma pra explicar nada.

O geneticista Jerry Coine disse: “se tem uma coisa que a história da ciência nos mostra é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus.”

(Carlos Wilker)