segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Não Podemos Entender a Justiça e o Amor de Deus

Quando questiono o amor e a justiça do deus bíblico, muitas vezes ouço que não podemos entender a justiça e o amor de deus. Alegam que ele é infinitamente maior que nós. Devido a isso, jamais poderemos compreender seus desígnios. Para eles, se eu digo que deus é um assassino responsável pela morte de crianças, é porque não entendo a justiça e o amor de deus.
Que mortes? Segundo a bíblia, quem se safou do dilúvio foi Noé e sua família, o restante das pessoas foram mortas. Isso inclue crianças. Quando o povo de Israel invandiu a terra dos Amorreus, a ordem era fazer uma verdadeira limpeza. Isso incluía crianças e animais.
Isso é justo? Isso é amor? Nenhuma pessoa em são consciência vai defender que ser responsável direto pela morte de inúmeras crianças, seja um ato de justiça ou de amor.

Primeiro, eu queria saber uma coisa: eles entendem a justiça e o amor de deus? Afinal, são limitados como eu, certo?
Segundo, se deus é um ser infinitamente maior, como eles sabem que deus tem mistérios na manga?
Para essas perguntas, existe uma resposta decorada: revelação! Ou seja, não podemos entender deus, mas entendemos aquilo o que ele quis nos revelar. Os mistérios de deus ninguém entende. Se bem que eles não dão uma boa resposta sobre como eles sabem que esses mistérios realmente existem. Se por um lado eles dizem que não podemos entender deus, por outro, eles conseguem ler a mente de deus. Funciona assim: entendemos aquilo que deus revelou e aquilo que não entendemos, são mistérios que só cabe a ele saber. Só em saber que existem milhões de pessoas que engolem essa conversa furada, eu fico na dúvida entre rir e chorar.

Mas vamos voltar para a revelação. Bem, eles afirmam que podemos apenas conhecer aquilo que deus nos revelou. Mas deus não revelou sua justiça e seu amor? Se deus revelou essas coisas, significa que podemos entender. Ou por acaso, deus criou os céus e a Terra, enviou seu filho Jesus, e mesmo assim, não deu importância em revelar sua justiça e seu amor? Estranho isso.
Tudo bem que eu sendo um descrente, deus não revelaria tais coisas pra mim assim tão fácil. A solução é procurar alguém que tenha intimidade com deus e perguntar a ele sobre a justiça e o amor de deus.

Se deus é justo e amoroso, como podemos explicar tais crueldades? Se me disserem que deus tem planos maiores pra essas crianças, vou exigir que me mostrem como sabem disso. Deus revelou? Deus disse que mataria crianças porque tinha um propósito que justificasse tamanha barbaridade?
Dizem que deus fez isso, mas todas as crianças estão no céu. Como é que eles sabem disso? Mas supor que estejam mesmo. Se deus queria que todas aquelas almas fossem para o céu, era necessário o derramamento de um mar de sangue? Era necessário tanto sofrimento, tanta dor? Deus foi obrigado a fazer isso? Se a intenção de deus era que elas fossem para o céu, não poderia ele evitar esse acontecimento macabro? O assassinato daquelas crianças se transforma numa espécie de pegadinha.

Alguns dizem que eram crianças, mas tinham em si o pecado. Nesse caso, elas foram assassinadas porque eram pecadoras. Se for assim, deus deveria assassinar todo ser humano! Já sei o que você vai dizer: mas pela sua misericórdia, ele não faz isso. E por que ele não teve misericórdia das crianças também? Se o problema é o pecado, por que ele mata alguns inocentes e indefesos, enquanto deixa ladrões, estrupadores e homens violentos vivendo? E que culpa uma criança tem se já nasce com a centelha do pecado? Ela escolheu isso? Podemos colocar alguma culpa em crianças de colo?

Se for por pecado, por que deus não matou Abraão, Moisés e Paulo? Por acaso, eles não pecaram? Por acaso, eram melhores que aquelas crianças?
Alguns vem com a velha história do contexto. Defendem que devemos analisar bem o contexto, antes de tirarmos conclusões precipitadas. Mas adianto: nenhum contexto justifica que um deus todo-poderoso e amoroso, seja responsável por um infaticídio! Nenhum contexto! Pouco importa qual seja a situação ou época. Estamos falando de um deus que tudo pode e tudo sabe. Não há limites para um ser assim. Sem falar que ele é tido como o próprio amor. Eu fico até emocionado com tamanha demonstração de amor. Deus mandou assassinar aquelas crianças por que deus amava elas! Quem defende tal coisa, é alguém perigoso, que deveria ser afastado do convívio social. Vai que ele queira imitar o gesto de amor de seu deus!

Não podemos esquecer de outros atributos do deus bíblico. Se não podemos entender sua justiça e seu amor, também não podemos entender sua misericórdia, seu perdão, sua paciência, sua sabedoria, seus propósitos, etc. Devemos entregar nossas vidas nas mãos de um ser que não entendemos nada sobre ele? Se ele é um ser infinitamente maior que nós, tudo está além de nossa compreensão, não apenas sua justiça e seu amor. Há quem defenda que não podemos se quer entender sua existência.

Que sentido faz servir a um deus assim?

(Carlos Wilker)

Deus Confunde a Medicina?

Já ouvi muito em pregações e testemunhos que deus confunde a medicina. Sinceramente, acho essa alegação ingênua. E mesmo se fosse cristão, pensaria assim.
Existem muitos casos, nos quais o doente ou o acidentado se encontra num estado praticamente irreversível, ou apresenta um quadro que necessita urgentemente de uma cirurgia de alto risco. Quem não ouviu o testemunho de alguém que diz que determinada pessoa já estava desacreditada pelos médicos, mas que deus apareceu em cena e mudou tudo? Pois é, eu também já ouvi muitos relatos semelhantes.

Diante de casos como esses, não raro, ouvimos religiosos afirmarem que deus confunde a medicina. Com isso, querem dizer que deus mostra que seu poder é infinitamente maior que o conhecimento científico, no qual se enquadra médicos, medicamentos, diagnósticos, cirurgias, etc.
Não vou aqui analisar se tais curas realmente acontecem ou se tratam mesmo de uma intervenção divina. Pretendo fazer isso em breve. Aqui, quero apenas refletir um pouco sobre essa história de deus confundi a medicina.

Algumas perguntas são pertinentes: deus é quem dá conhecimento ao ser humano? Se existem avanços consideráveis na medicina, podemos atribuir isso a soberania de deus? Se não, então as maravilhas que a medicina realiza não devem de forma alguma serem atribuídas a deus! Se sim, por que ele iria querer confundi-la? Afinal, não é ele quem está por trás do conhecimento que gera curas, vacinas, tratamentos e cirurgias que salvam milhões de vidas todos os dias? Pra que deus iria querer confundi a medicina, se ele mesmo é responsável pelo conhecimento que gera prevenções e curas?

Quando falamos em medicina, estamos falando de biologia, química, física e outras áreas. Ou seja, deus confundiria incontáveis profissionais de várias áreas ao mesmo tempo. Pra quê? Por quê? O deus cristão é um deus de confusão?

Alguns dizem que deus faz isso por que os médicos querem saber mais do que deus ou por que querem determinar o rumo da situação. Não podemos generalizar. Existem muitos médicos cristãos. O correto seria alegar que alguns médicos agem assim. Mas eles agem mesmo? Um médico ver num Raio X que o fêmur está quebrado e mediante isso, ele diz que você não poderá andar por algum tempo. Ele tá querendo ser mais do que deus por isso? É encontrado um tumor em estado avançado no cérebro de alguém. Mediante isso, um médico diz suas chances de sobrevivência são mínimas. Ele tá querendo saber mais que deus? Claro que não! Os médicos trabalham com probabilidades. Eles devem ser realistas, sinceros com a vítima e seus parentes. Se você descobre que seu vizinho tem câncer no pulmão, o que você espera dele? Você espera que ele seja campeão mundial de natação nos próximos meses?

Mas vamos supor que ALGUNS médicos realmente querem ser como deuses. Mas nesse caso, foi eles que se confundiram. Deus não confundiu ninguém!
Está evidente que nessa conversa há uma reinvindicação de milagres. Ou seja, deus curou quando não haviam mais possibilidades. Mas não podemos esquecer que casos como esses ocorrem em diversas culturas, países e religiões. Não há nenhuma exclusividade. No entanto, os milagres que ocorrem em outras religiões são engodos de Satanás. Na verdade, isso tudo vai terminar na alegação que a fé cristã é a verdade e o resto são falsas religiões. Embate entre religiões, pra resumir.

Um dos principais problemas é que a maioria ainda ver a ciência como a inimiga declarada do deus que elas creem. Pra elas, tudo que estiver relacionado aos cientistas, é algo que quer ser mais do que deus. Engraçado que essas mesmas pessoas, vez por outra, diz que deus é o pai da ciência. Claro, se o que for dito pela ciência agradar a elas, a ciência será vista como uma invenção de deus. Porém, se o que for dito contrariar a fé delas, é vista como coisa de ímpios, de cientistas ateus.

Se na TV, um cientista anuncia algo que se choque com aquilo que acreditam, declaram que a sabedoria do homem é loucura perante deus, que o diabo cegou o entendimento, que é sinal da volta de Jesus e por aí vai. Porém, se a notícia favorecer, dão glória. Pra quem pensa que a ciência é coisa do inimigo, indico a não ir no hospital quando estiver doente. Vai que a medicação dada faça parte de algum plano do governo do Anti-Cristo, já instalado aqui na Terra.

Vale lembrar que todos os dias, por todo o mundo, pessoas morrem, são curadas ou pioram. Não há nenhuma raridade em pessoas sem esperança de recuperação, se recuperam. Mortes, curas e melhoras são rotina em todos os grandes hospitais de todo o mundo. Milhões de pessoas morrem por causa de doenças, violência ou acidentes. Deus nem sempre quer confundir, né? Ele poderia fazer isso mais vezes. É uma pena que enquanto ele confunde em um caso, faz vista grossa pra milhões de outros.

(Carlos Wilker)

domingo, 16 de outubro de 2011

10 ABSURDOS DITOS POR PREGADORES

1. A CIÊNCIA DIZ QUE O HOMEM VEIO DO MACACO;
Diz? Onde? Charles Darwin disse isso? Quem foi o completo analfabeto em Biologia que disse isso? A Teoria da Evolução não diz isso. Talvez tenham interpretado mal aquela “filinha” nos livros de Biologia.

2. A CIÊNCIA É LIMITADA, FALHA E VIVE MUDANDO.
Se com limitada, querem dizer que ela não explica tudo, concordo. Ninguém explica tudo! Se com falha, querem dizer que ela comete erros, concordo também. Não vejo nada de anormal nisso. Sobre viver mudando, discordo. Ela se aperfeiçoa, se corrige, é aberta a novas descobertas. A ciência é acessível a qualquer pessoa, independente de crenças. Ela mesmo convida você a questioná-la, a testá-la. Entendo a ciência como uma investigação, um pesquisa. A ciência não determina nada, nem alega deter verdades absolutas e inquestionáveis.

3. A PRÓPRIA CIÊNCIA COMPROVA O QUE A BÍBLIA DIZ;
Mas a ciência não é limitada, falha e vive mudando???!!! Engraçado que quando a ciência se choca com a bíblia, é acusada de várias coisas. Mas quando está de acordo, ela começa a ter crédito. Se descobrem algo que corrobore o que a bíblia diz, os religiosos pulam de alegria. Por que não falam em ciência quando o assunto é vida após a morte, imortalidade, cobra e jumenta falante, mulher ficando grávida sem necessitar de um homem? A desculpa esfarrapada pra isso, é que é uma questão de fé. Mas se a ciência amanhã publicar que existe mesmo vida após a morte, tem culto de louvor nas igrejas! Sinceramente...

4. SE SER OTÁRIO E IGNORANTE, É SERVIR A JESUS, ENTÃO EU SOU OTÁRIO E IGNORANTE!;
Tudo bem, se quer ser, problema seu. A questão é que você admite ser um otário e ainda vive ensinando e pregando pra todos. Ou seja, admite que é um palerma e ainda quer divulgar e transformar os outros em otários também. Isso deveria ser considerado crime!

5. O SER HUMANO SÓ É FELIZ QUANDO ACEITA JESUS;
Ou seja, todo os judeus, muçulmanos, budistas, ateus, agnósticos, deístas, hinduístas e outros milhões, são infelizes. Só duas perguntinhas: como você sabe que todos eles são infelizes? Você conhece a mente de todos eles? Fiquei curioso. Nem precisava dizer, né? Lendo minha mente, você já soube que estou curioso.

6. NÃO SE QUESTIONA A PALAVRA DE DEUS;
Ou seja, não pergunte muito, não duvide, não seja curioso, não seja crítico, não seja questionador, não estude muito. Esse um dos principais ingredientes na receita de pra transformar as pessoas em ignorantes, alienados e fanáticos.
O cara afirma que existe um céu e um inferno nos esperando, que uma cobra e uma jumenta falaram, que estamos rodeados por seres espirituais, que Jesus não teve um pai biológico, e temos que ficar calados?! Haja paciência pra ouvi absurdos desse tipo!

7. DEUS É DEUS!;
Nossa, que gênio! Com uma frase dessa, deveria ser laureado com algum prêmio! Quando dizem isso, querem dizer que não podemos entendê-lo, questioná-lo. Quando não sabem responder algo, costumam falar isso.

8. A LETRA MATA;
É semelhante ao absurdo 6. Muitos dizem que isso significa que não devemos estudar muito. Não devemos questionar, querer saber demais. Apesar que muitos dizem que quando a bíblia diz que a letra mata, não está se referindo a isso. Vai saber, né? Afinal, existem tantas interpretações pra bíblia.

9. OS CIENTISTAS DIZEM QUE TUDO VEIO DE UMA EXPLOSÃO. EU NUNCA VI EXPLOSÕES CRIAREM NADA!;
Primeiro, a imensa maioria dos cientistas defendem a Teoria do Big Bang. Isso inclue cristãos. Erradamente, a maioria pensa que essa teoria implica em descrença ou que seja coisa de rebeldes, pervetidos, materialistas, humanistas. Segundo, existem muitas evidências que o universo se originou do que chamamos de Big Bang. Segundo Bryan Greene, professor de matemática e física da Columbia University, o Big Bang fala sobre o “desenvolvimento” do universo, não da origem de tudo. Terceiro, é um erro grosseiro comparar o Big Bang com a explosão de uma bomba ou algo semelhante. Por isso afirmar que nunca se viu uma explosão criar nada, é válido apenas se estiver se referindo a esses tipos de coisas. Só uma pergunta: Alguém aí já viu seres espirituais criando universos?

10. UM CERTO ATEU MANDOU ESCREVER EM SEU TÚMULO: “NEM DEUS ENTRA AQUI”. UM RAIO ABRIU O TÚMULO, E ALI NASCEU UMA ÁRVORE;
Morro de ri quando escuto essa bobagem. O que tem de engraçado? Bem, quando falam isso querem dizer que deus existe e que dele não se zomba, que não devemos desafiá-lo.
Como eles sabem que foi deus que enviou o raio? Quando alguém morre atingido por um raio, foi deus também que atirou ou foi apenas coincidência? Ou a pessoa estava no local errado e na hora errada?
Deus não tem coisas mais importantes pra fazer do que violar túmulos?
Por que ele não enviou um raio na cabeça de Hitler, nos senhores que escravizaram milhões de negros ou nos responsáveis pela miséria no continente africano? E olha que eles fizeram coisas bem mais graves que mandar gravar uma frase no seu túmulo!
Quando as pessoas estiverem morrendo de fome, sendo torturadas, estupradas ou doentes, devem dizer: NEM DEUS RESOLVE MINHA SITUAÇÃO! Ora, se ele se preocupou com um defunto, imagine o que ele não fará pelos vivos!
E a árvore? O que tem de estranho em nascer uma árvore num túmulo? Semente, terra adubaba, deus deve ter mandado chuva também, né? Quer mais o quê?
Estava pensando em enterrar alguns ateus nas áreas desmatadas e colocar algumas frases parecidas como epitáfio. Seria um reflorestamento rápido e eficiente!

(Carlos Wilker)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A Oração da Criança

Pedro, uma criança de 8 anos, caminhava em uma rua deserta. Eram aproximadamente 11 horas da noite e caía uma leve garoa. Pedro era um menino de rua, não tinha lar, família. Tudo que tinha era trapos sujos e rasgados sobre seu corpo esquelético.
Ao passar perto de uma casa que ainda tinha luzes acessas, Pedro ouviu vozes que vinham lá de dentro. Curioso, se aproximou da vidraça de uma janela lateral, pra ouvir o que diziam aquelas vozes. Com passos lentos nos quais tentava retirar ao máximo seu peso, pra evitar barulho, ele se aproximou da janela e tentou não só ouvir, mas ver o que estava se passando.
Pedro viu alguns jovens, que oravam agradecendo a Deus pelas bênçãos recebidas. Pedro não entendia muito sobre aquilo. Mas ele lembrara que algumas pessoas já o haviam dito que devemos agradecer a Deus por tudo que temos. Que não devemos reclamar, que temos aquilo que Deus acha que somos merecedores. E isso ele já tinha ouvido algumas vezes. Como vivia nas ruas, onde a fome, o frio e a solidão eram seus amigos, não obstante, pessoas que também tinham uma vida como a dele, buscavam conforto e alento na fé e na proteção de Deus.

Pedro, com olhar invejoso, viu que aqueles jovens que demonstravam ter uma vida confortável. Durante a oração, eles agradeciam pelo alimento, pelo lar, pela família, pelos amigos, pela saúde e por muitas outros presentes de Deus. E admitiram que sem deus, nada daquilo teriam. Que sem deus, não eram nada, não tinham um verdadeiro amigo e pai.

Pedro pensou em orar também. Mas ficou com medo que o ouvissem e pensassem ser um ladrão, como muitas vezes pensavam quando ele se aproximava pra pedir algum trocado pra comer. Ele também pensou: mas eu não tenho quase nada disso do que eles estão agradecendo! Foi quando se lembrou que devemos agradecer a Deus por tudo que temos, e nunca reclamar, apenas confiar e esperar em Deus.

Ele se afastou da janela e foi procurar um lugar quente pra dormir, pois era uma noite fria e a garoa estava ficando mais intensa. Não distante dali, encontrou uma construção, que parecia servir como hospedagem por aquela noite. Sentado num canto, ficou pensando na oração dos jovens. Também não saía da cabeça o fato daqueles jovens terem tudo que ele queria ter, mas não tem.

Subitamente, mas ainda tímido, Pedro fechou os olhos e começou a orar baixinho. Enquanto isso, perto dali, os jovens se despediam e íam embora pra suas casas. Eram sete jovens, apenas um morava naquela casa. Sendo assim, os outros seis tomaram rumos diferentes. Dos seis que saíram da casa, quatro se dirigiam pra suas casa, e a construção onde Pedro estava, era caminho.

Quando os jovens íam passando perto da construção, ouviram uma voz que vinha lá de dentro. No começo ficaram assustados, pensavam ser alguém de má índole, que poderia os assaltar ou machucá-los. Todavia, perceberam ser a voz de uma criança. Não quiseram se aproximar ao ponto de ver quem era, mas se aproximaram ao ponto de ouvir o que diziam aquelas palavras.
Então, ouviram Pedro orando. Em sua oração, ele dizia:

Senhor deus, meu pai e meu criador.
Te agradeço por mais um dia de vida.
Agradeço pela fome,
Por não ter almoçado ou jantado hoje,
Pelo jornal, sacos plásticos ou qualquer outra coisa que eu uso pra lutar contra o frio,
Agradeço pela ponte, pelo beco, pela calçada ou pela construção que são meus lares,
Por ser órfão, por não ter verdadeiros amigos,
Por ser negro, alvo de racismo em formas de piadas ou agressões,
Pela porta na cara,
Pelo nome de vagabundo quando peço,
Pelo sono interrompido por bêbados,
Por não ter escola, por ser analfabeto,
Pelo medo que as pessoas tem de mim,
Pela cara de nojo que muitos me olham quando me aproximo de seus filhos limpos e bem vestidos,
Pelos objetos que encontro no lixo e uso como brinquedos,
Pelo resto de comida que jogam fora,
Pelos chutes e ponta pés, pelo estupro,
Pela saúde frágil,
Por quando estou doente e não há quem cuide de mim,
Pelos sonhos que não posso realizar,
Pelo presente que não ganhei em meu aniversário,
Por Papai Noel nunca lembrar de mim no Natal,
Pelo Dia das Crianças que não passei no parque,
Deus, eu te agradeço por tudo.
Amém.

Os quatro jovens ouvindo isso, se olharam entre si, e foram embora pertubados.

(Carlos Wilker)

Professora Ignorância

Trabalho em um estabelecimento, onde os patrões são cristãos protestantes. Devido a isso, durante o meu horário de trabalho, ouço pregações, cultos de doutrina e coisas semelhantes, no rádio, que está sempre sintonizado em programas com esse conteúdo.

Uma coisa que me entristece muito é que muitos pregadores e professores são pessoas completamente desinformadas, e até mesmo ignorantes. Um exemplo: a alegação que a Teoria da Evolução diz que o homem veio do macaco, é um verdadeiro mantra entre líderes religiosos. Não estou aqui pra falar sobre Teoria da Evolução, certo? Mas essa teoria não diz isso! Quem diz isso está muito mal informado, repete o que algum completo ignorante em Biologia disse. No entanto, essas pessoas são líderes, professores, influências. Como pessoas assim podem está ocupando cargos como esses?

O que estou querendo dizer é que se alguém é líder ou professor ou coisa parecida, que seja alguém preparado, informado, que tenha pleno conhecimento sobre aquilo que fala e ensina. Como isso nem sempre ocorre, é propagado erros, enganos e distorções, sejam de conteúdo científico, histórico, filosófico, e até mesmo teológico.
Alguém com o mínimo de maturidade, vai discordar de mim?

O nosso ensino já é algo em total crise, e pra complementar essa situação, indivíduos com voz e vez, ecoam ignorância aos quatro ventos.
Ouço pregadores descendo a lenha na ciência e em suas metodologias, na Teoria do Big Bang, na Teoria da Evolução. Muitas vezes, são pessoas que nem terminaram a 5ª série. Não estou aqui afirmando que se eles conhecessem bem sobre esses assuntos, se desviariam, seriam ateus ou coisa parecida. Não venham colocar palavras em minha boca! O que estou dizendo é: só fale e principalmente ensine, sobre aquilo que você conhece. A questão aqui não é concordar ou discordar. A questão aqui é: pra concordar ou discordar, deve se conhecer bem, ou ao menos, ter boas noções.

Quando o assunto e Big Bang, os erros mais comuns são esses:
*Pensar que Big Bang implica em ateísmo, que é coisa que só ateu defende.
* Falam que é preciso ter muita fé par acreditar que uma explosão cria e organiza algo. Mas se você perguntar sobre o processo que se chegou a essa teoria, sobre os argumentos científicos citados pra sustentar ela, não sabem quase nada, ou até mesmo, não sabem nada.

Sobre a Teoria da Evolução, os mais comuns são esses:
*Afirmar que a Teoria da Evolução diz que o homem veio do macaco. Sem dúvidas esse é o mais comum e repetido. Inclusive, muitos falam que aprenderam isso na escola. Se foi mesmo, descubram esses professores e demitam todos!
*Complementando o primeiro equívoco, vem a pergunta: se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos?
*Pensar que a Teoria da Evolução implica em ateísmo, que é coisa de ateu, materialistas, humanistas, etc.

Não quero dizer que alguém só deva falar sobre assuntos nos quais se é gênio. Não é isso! Mas tenha boas noções sobre o que vai pregar ou ensinar pra dezenas, centenas e até milhares de pessoas. O lamentável é que muitos não tem o menor conhecimento sobre o que fala. Muitas vezes, quem tá sentado ouvindo, sabe muito mais do que quem tá ensinando algo.
Alguém pode me perguntar: mas isso só ocorre entre os cristãos?
Infelizmente, não. Até mesmo entre professores formados isso existe.
Escolhi os cristãos como exemplo, não por perseguição ou preconceito. Note que citei apenas professores e pregadores. Não falei sobre OS CRISTÃOS. Não generalizei. Existem muitos cristãos capacitados pra ensinarem sobre esses assuntos que citei como exemplo. No entanto, muitas vezes, quem tem a palavra são pessoas leigas.

Fica alguns conselhos: se informem, busquem conhecimento, deixem de ser preguiçosos e vão pesquisar em fontes confiáveis, deixem de acreditar em tudo que dizem, pra não cometerem erros e gafes no púlpito!

Antes de ensinarem, aprendam.

(Carlos Wilker)

Orações

Muitas pessoas me contam casos de pessoas que se encontravam doentes e que após orarem por elas, melhoras consideráveis foram vistas. Elas afirmam que foi por causa da oração. Como sabem que sou um descrente, me perguntam como eu explico isso.
Uma pessoa que estava doente e alguém orou por ela. A pessoa que foi alvo dessa oração, se recuperou de forma inesperada, rápida, surpreendendo até mesmo os médicos que cuidavam dela. Como explicar isso? Em alguns casos, são pessoas “desenganadas” pela medicina. Ou seja, pessoas com quase pouca chance de recuperação.
Em poucas linhas tentarei mostrar o porquê não acredito no poder das orações e farei algumas colocações.

Curas e Mortes Pelo Mundo

Todos os dias, ao redor do mundo, milhares e milhares de pessoas apresentam melhoras em seu quadro de saúde, ficam curadas ou morrem. Tudo isso acontece com ou sem orações. Muitas pessoas são alvos de oração e se recuperam, enquanto outros morrem pouco tempo depois. Sendo assim, penso que temos um bom motivo pra pensar que orações não influenciam. Nos grandes hospitais do mundo, poderíamos relatar casos de pessoas que estavam à beira da morte e se reergueram, de pessoas que se mostravam totalmente recuperadas e que subitamente seus quadros se agravaram e morreram. Eu já tive uma infeliz experiência de passar nove dias em um hospital de uma capital, e isso era rotineiro.
Quando alguém me diz, de forma triufante, que determinado indivíduo ficou curado após orarem por ele, eu penso: mas isso acontece milhares de vezes, todos os dias, independente de orações!

O Critério da Oração

Ao longo dos últimos três anos, venho prestando um pouco de atenção na questão das orações, e percebi que muitos se valem do seguinte critério, pra saber os resultados delas:
Oração atendida: deus ouviu a oração
Oração não atendida: deus sabe o que faz e faz como quer

Eu explico melhor. Se alguém orou pra James ficar curado e ele fica, foi deus quem ouviu a oração e agiu. Se alguém orou pra James e ele piorou ou morreu, deus é o dono de tudo e faz como quer. Ora, assim é muito fácil! Se dá certo, é deus agindo. Se não dá, é deus também. Que critério fajuto, não acham?
Acontece algo parecido com as profetadas que existem entre os pentecostais. Um certo pastor soltou essa pérola:
“irmãos, se a profecia se cumprir, é por que era de deus. Se não se cumprir, é por que não era de deus!”
Com esse critério, podemos orar a qualquer divindade que quisermos. Por exemplo: eu posso orar ao deus grego Zeus. Se a oração for a atendida, glória a Zeus! Bem, e se não for? Zeus sabe o que faz.
Dessa forma, sempre há uma escapatória pra divindade. Ou melhor, uma desculpa pra o crente, quando a oração não apresentar bons resultados.

O Poder da Oração

Há um hino que diz a seguinte frase: “eu creio no poder da oração”. Há outra frase bem popular que diz que a oração pode muito em seus efeitos. Pode mesmo? Será? Tenho minhas dúvidas.
Como mostrei, curas acontecem independentes de orações. Vale lembrar que essas curas são independentes de crença religiosa, filosofia, raça, opção sexual, faixa etária ou nível financeiro.
Se a oração detém o poder que afirmam por que inúmeras orações com pedidos mais grandiosos não são ouvidos? Ouço muitos clamarem pelo fim da violência, das guerras, da alarmante mortalidade infantil, e até agora, nada! Por acaso, isso pra deus é impossível? Por acaso, são pedidos injustos? Afinal, a oração pode ou não pode?
Todas os casos que me contam sobre os quais a oração foi decisiva, são casos “normais”. E todos eles acontecem todos os dias, com ou sem as benditas orações. Citarei um exemplo:
Pessoas com câncer já em estado avançado, ficaram curadas com o poder da oração. Os muitos que morreram e que foram alvos de oração, é explicado pelo critério que citei a cima. Infelizmente, o câncer é uma das maiores causas de morte no mundo. Por outro lado, felizmente, muitos se curam. E muitos chegam muito perto da morte, são “desenganados” pela medicina, e no entanto, apresentam uma drástica melhora.
Já ouvi muitos casos em que a oração abriu portas de emprego, arranjou um namorado, espantou o resfriado, curou a diarréia ou mostrou um caminho (ou seja, a pessoa teve uma ideia). Conheço até um caso que uma oração furou uma fila de banco. O “orador”, que estava no final de uma fila, atrasado pra seu trabalho, começo a orar. Pouco tempo depois, alguém que estava no início da fila, se retirou e cedeu o lugar a ele.
Quando eu ouço isso, eu fico pensando: tantos problemas graves e em grande escala, e deus se preocupando em furar uma fila de banco?!

Pedido aos Cristãos

Deixo aqui meu pedido a quem tem itimidade com Jeová.
A oração pode muitos em seus efeitos? Deus escuta a oração de um justo? Então, por favor, eu imploro, orem pra deus acabar o câncer no mundo, pra que milhões de pessoas parem de apodrecer com essa infame doença. Se vocês acharem que muitos que morrem vítima dessa doença, são pecadores que não se viraram contra deus, orem pelas crianças. Ou vocês vão dizer que criançinhas se viraram contra deus? Vão dizer que elas estão adorando a outros deus, como muitos se desculpam dizendo? Ao menos orem por elas! Como a oração pode muito em seus efeitos, acabar com o câncer no mundo será fácil.
A oração pode muito em seus efeitos? Deus escuta a oração de um justo? Então, peço insistentemente, peçam pra seu deus colocar verdadeiros cristãos no poder governamental dos países miseráveis. Milhões tem morrido de fome há décadas e todos dizem que é culpa dos governos, da ganância humana. Eu concordo, claro! Então, a solução seria colocar homens de deus em cargos que pudessem fazer a diferença. Ora, deus chama uns pra serem pastores, presbíteros, diáconos, missionários, pregadores. Tem até um ditado que diz que existe o chamado pastor e o pastor chamado. Com certeza, pra um deus poderoso, essa minha sugestão seria moleza. Alguém pode me retrucar fervorosamente, dizendo que estou querendo ensinar a deus trabalhar. Não estou! De forma nenhuma! Foi apenas uma dica. Mas por favor, peçam pra seu deus intervir, pra fazer alguma coisa. Quantos milhões crianças e adultos ainda vão morrerem de fome?
A oração pode muito em seus efeitos? Então, orem a deus pra que ele não permita mais que bebês nasçam com deficiências físicas ou mentais. Eles são condenados pelo resto da vida a viverem dependendo de outros pra tudo. Muitos vegetam. Isso traz sofrimento, problemas financeiros e muitos são alvos de preconceito e exclusão. Paralisia cerebral e síndrome de Down são alguns exemplos entre muitos.
Meu último pedido é que orem a deus pra curar todas as frágeis crianças que estão nas U. T. I’s. Passei por essa triste experiência e não é nada fácil. Crianças de pouca idade, com mangueiras e fios por todo o corpo, pais sofrendo, medo, desânimo. Algumas são condenadas a passarem a vida ligadas a aparelhos. Muitas morrem.
Não estou pedindo que seu deus acabe todo o sofrimento do mundo e que todos nós sejamos imortais. Se bem que isso não é uma má ideia.

Conclusão

Não acredito no poder da oração, por que todos os casos atribuídos a elas, ocorrem com ou sem elas. Não parece haver muita relação. No entanto, fiz alguns pedidos aos cristãos. Sinceramente, não acredito que as orações deles poderão realizar tamanhas façanhas. Mas adoraria está errado.

(Carlos Wilker)