segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Onde Estava Deus?

Os cristãos afirmam que o deus da bíblia é poderoso, misericordioso, é deus de amor, que nos ama incondicionalmente, é justo. Tudo sabe, tudo pode.
Eu tenho uma pergunta a fazer aos cristãos.

Quando milhões de crianças e adultos negros eram raptados, vendidos e comprados feito mercadorias, onde estava esse deus? Quando eram escravizados de forma cruel e desumana, quando eram transportados em navios negreiros em condições alarmantes, onde estava esse deus? Quando escravas eram violentadas por seus senhores, quando seus filhos eram arrancados de seus braços, onde estava esse deus? Quando eram tratados como animais domésticos, quando não eram considerados gente, quando eram chicoteados, perseguidos e mortos, onde estava esse deus?

Quando milhões de pessoas foram mortas nos campos de concentração, pelos nazistas, onde estava esse deus? Quando muitos eram forçados a trabalhar até a morte ou serem mortos por não servirem mais, onde estava esse deus? Quando judeus cavavam suas próprias covas, onde estava esse deus? Quando inúmeras pessoas caminhavam em fila pra morrerem, onde mães levavam seus filhos nos braços, onde estava esse deus? Quando Hitler enviava 1 milhão de judeus pra serem mortos nas câmaras de gás, quando 6 milhões de judeus morreram de fome, de maus tratos ou eram fuzilados e queimados nos crematórios, onde estava esse deus? Quando milhões de inocentes eram despedaçados por tiros e explosões, onde estava esse deus? Quando muitos morriam de fome, quando mulheres eram estrupadas por soldados, quando milhões eram executados na frente daqueles que os amavam, onde estava esse deus?

Plano? Que plano macabro é esse vindo de um deus amoroso e misericordioso? Livre arbítrio? Onde estava o livre arbítrio das vítimas indefesas e inocentes?
O pecado que entrou no mundo através de Adão e Eva? Que culpa essas pessoas tem se Eva deu ouvidos a uma serpente falante?
Deus tem algo maior pra essas vítimas? Quer dizer que TODOS que passaram por isso serão salvos? Se deus tinha desejo de salvá-los, pra quê todo esse sofrimento e tortura?
Cada um colhe aquilo que planta? O que as incontáveis crianças que foram mortas ou que morreram de fome na Primeira e Segunda Guerra, fizeram pra merecer isso?

Quero deixar claro duas coisas: 1) não estou culpando o deus dos cristãos por isso. Se não creio que ele exista, seria contraditório culpá-lo por algo. 2) não estou aqui abordando algo relacionado a existência ou inexistência desse mesmo deus. Estou apenas perguntando onde estava esse deus poderoso e amoroso, quando essas pessoas passavam por tamanha humilhação, por tamanho sofrimento, quando morriam de forma brutal.
Onde estava esse deus?

(Carlos Wilker)

Filmes de Terror e Ação, Baseados na Bíblia

Se eu fosse um roteirista de filmes de terror, beberia em uma das maiores fontes pra esse estilo de filme: a bíblia. Pode parecer estranho, eu sei.
Mas, imagine um filme de terror baseado no dilúvio de Noé. Você deve está se perguntando: o que uma história que passa um grande ensinamento, que fala sobre uma grande arca que continha inúmeras espécies que vieram em casais, tem a ver com um filme de terror? Tem, e muito! Eu explico.

Você já parou pra pensar em como seria assustador e torturante ver inúmeras pessoas morrendo afogadas? Você já imaginou crianças sendo atiradas contra as rochas e sendo despedaçadas? Você já parou pra pensar nos corpos de animais e pessoas boiando, podres e fedentinos? Quer algo mais macabro que isso?!

Claro, há outras histórias que também seriam uma ótima inspiração. Sodoma e Gomorra, por exemplo. Eu sei, você vai dizer que aquele povo era prosmícuo, pecadores doentios e que foram punidos por deus. Mas a parte que interessaria ao filme não seria essa. E qual seria? Por acaso, você esqueceu que a cidade foi destruída com fogo? Imagine as pessoas correndo pelas ruas com os corpos em chamas, as crianças gritando de dor enquanto o fogo as consome, as mulheres grávidas em pânico, os idosos parecendo tochas, as pessoas tendo seu corpo derretido pelo fogo, as peles, os rostos, os membros, tudo queimando. Quer algo mais forte que isso? E não nos esqueçamos que tínhamos uma vilão: Ló. Não foi ele que ofereceu sua filha pra seus vizinhos “conhecerem”? Um pai assim, só vemos em filmes de terror ou algo parecido.

Há também as guerras. Eu sei, guerras não são filmes de terror. Você tem razão. Então, vamos deixar um pouco os filmes de terror de lado e vamos “investir” em filmes de guerra. A invasão do povo hebreu pra tomar a terra dos anorreus, seria uma boa ideia, não acha? Já pensou nas pessoas sendo mortas a golpes de espada, como nos filmes que vemos? Já pensou como o espectador vai ficar grudado na tela quando ver mulheres e crianças tendo suas entranhas abertas, suas cabeças cortadas? Com certeza, o espectador ficará muito emocionado ao ver o medo e o desespero no rosto dos filhos indefesos e inocentes, enquanto seus pais são brutalmente assassinados em sua frente. Em uma guerra daquele porte, é extremamente possível que haja muitos estupros, pessoas feitas escravas. Afinal, guerra é guerra! Se eles cortam crianças ao meio com espadas, isso pra eles seria moleza! E pra finalizar, milhares de corpos de inocentes, empilhados e queimados. A plateía ficaria olhando aquela fumaça e refletindo, enquanto aquele letreiro dos finais de filme, passava.
E pensando bem, um filme sobre a invasão do povo hebreu a terra dos amorreus, tem algo semelhante a filmes de terror: não tem final feliz.

Se eu fosse me inspirar na bíblia pra criar filmes de guerras, eu teria muita coisa a meu dispor. Guerras e invasões é o que não faltam. E guerras, como sabemos, são repletas de torturas, gritos, choro, raptos, sangue, corpos dilacerados, crianças, idosos, mulheres grávidas ou não, deficientes físicos e mentais, inocentes e culpados, todos são incluídos no pacote, ninguém é poupado. Repetindo o que eu disse a cima: guerra é guerra!
Vemos na bíblia, Moisés comandando a morte de 30 mil pessoas pelo fio da espada, por que adoraram um bezerro de ouro. Seria uma cena que nem filmes sobre o Holocausto poderiam produzir! Imagine o mar de sangue, os 30 mil corpos com ferimentos horríveis, alguns com partes do corpo cortados fora.

Ìa esquecendo os apedrejamentos! Realmente, pessoas sendo apedrejadas por homens com caras de malvados, fariam as jovens virarem os rostos nos cinemas, pra não verem tão horripilante cena.
Será se seriam sucessos de bilheteria esses filmes? Suponho que sim. Afinal, muitos já estão cansados de desenhos animados baseados na bíblia. Muita gente não aguenta mais filmes sobre Jesus na Semana Santa. Eu mesmo não tenho mais paciência de ver filmes sobre o Natal!
Por que não mostrar o outro lado da história? Afinal, esse outro lado não está também nas páginas da bíblia? Só histórias bonitinhas enjoam, deixam a gente mimados demais. É bom um pouco de realidade nua e crua.

Bem, não sou roteirista ou algo parecido. Mas, fica aí a dica.

(Carlos Wilker)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

De Deus Não Se Zomba

É costumeiro ouvi alguns cristãos afirmarem que de deus não se zomba. E muitas vezes, essa alegação vem suportada por alguns exemplos bem populares. Vou escolher quatro exemplos que ouço muito por parte dos cristãos. Os protagonistas desses exemplos são Jhon Lennon, Cazuza, o idealizador do Titanic e uma jovem que teria morrido num acidente automobilístico no qual apenas uma bandeja de ovos no porta malas, teria ficado intacta. Na internet, facilmente se encontra vídeos mostrando isso.
Vamos começar pelo vocalista e compositor da banda de rock inglesa, os Beatles. Segundo afirmam (não estou aqui pra discutir se essas pessoas fizeram essas alegações ou não, certo?), Jhon Lennon teria dito que os Beatles estavam mais famosos que deus. Em outras versões, ao invés de deus, ele teria dito que estavam mais famosos que Jesus. Bem, mas isso não importa aqui.
Lennon foi morto a tiros por um fã. Pra muitos, isso foi consequência do que ele teria dito. Ou seja, do fato dele ter zombado de deus. Vou colocar alguns pontos aqui, que acho pertinente.
Primeiro, como sabem que a CAUSA da morte de Lennon foi mesmo devido a alegação dele? Afinal, infelizmente, todos os dias, há séculos e séculos pessoas são mortas! Todos os dias tomamos conhecimento de assassinatos! Todas essas pessoas estão pagando por alguma blasfêmea contra deus? Se não, por que nesse caso realmente se trata de um castigo divino? Se todas as pessoas estão pagando por alguma blasfêmea, isso inclui pessoas inocentes (como um cidadão digno morto durante um assalto, crianças, vítimas de bala perdida)? Por que no caso de Lennon, os tiros que ele tomou, se tratou de uma punição da parte de deus?
Segundo, deus se ofendeu com alegação do roqueiro? Por que deus iria se ofender tanto com alguém que diz sua banda está mais famosa que ele? Deus se importa com coisas como fama? Deus disputava fama com os Beatles? Deus precisa disso? Alguns dizem que a questão é o desrespeito ao poder de deus. Isso me parece absurdo, já que inúmeras pessoas fazem e dizem coisas extremamentes mais graves e insultadoras que isso! Se deus se ofendeu com alguém que diz sua banda está mais famosa que ele, e o castiga imediatamente, por que não fez algo parecido com Hitler, com os senhores que escravizavam, com os ladrões que detém poder político e financeiro? Por acaso, os milhões de pessoas mortas e torturadas no Holocausto judeu não era algo mais importante que a frase de Jhon Lennon? Se deus se ofendeu tanto com isso, por que não se ofende do mesmo modo com os culpados pelos desvios de dinheiro público, que resultam em educação, sáude e segurança ineficiente? Por que deus não se ofende tanto com os senhores das guerras, com os culpados pela miséria nos países pobres? Os cristãos me dizem que deus se ofende e age. Deus teve que esperar 12 milhões de pessoas serem mortas brutalmente pelos nazistas, até que Hitler decidisse tirar a própria vida? Teve que esperar séculos de escravidão negra e que até hoje tem seus frutos em forma de racismo e exclusão social? Tanta violência, fome, doenças sem cura, injustiças, roubos, e deus se preocupa com alguém que diz está mais famoso que ele?! Que tremenda babaquice é essa? Quando me falam isso, sem perceber, estão assemelhando deus um artista sumido da mídia, um big brother que quer espaço nas revistas.
Agora vamos ver o caso do cantor e compositor brasileiro Cazuza. A acusação contra Cazuza, é que durante um show, ele teria acendido um cigarro de maconha e oferecido a deus. Se foi assim mesmo que ocorreu, não importa também.
Como quase todos sabem, Cazuza morreu vítima da AIDS. Antes de mais nada, me parece que muito provavelmente tenha contraído a doença através de uma relação sexual, transfusão de sangue ou por dividir uma seringa contaminada. Não vejo nenhuma relação entre sua doença e morte com a oferta de Cannabis Sativa a deus. Mas aqui mais uma vez, se trataria de um castigo divino.
Penso eu, que Cazuza seja responsável por ter contraído (ou não!) a doença. Mesmo acreditando na existência dos deus cristãos (o que não acredito), ainda sim, não veria nenhuma relação entre uma coisa e outra. Só que muitos não pensam assim. Ou seja, antes de fazerem tal afirmação, devem nos fornecer bons razões pra pensar que realmente se tratou de uma punição dos céus.
Segundo, incontáveis pessoas ao longo da história humana, adoecem e morrem. Nenhum ser humano é imortal, é? Todos os dias pessoas morrem doentes! Se você duvida, passe um dia em um hospital de uma capital e confira você mesmo. Todas essas pessoas ofereceram maconha a deus? Milhões de crianças (costumo citar as crianças por se tratar de pessoas inocentes e indefesas) morrem anualmente por doenças terríveis, como o câncer. Todas elas ofereceram maconha ou qualquer outro alucínogeno a deus? Se todo ser humano estar sujeito a morte por causa de uma doença, por que com Cazuza seria diferente? Por que ele era pecador inveterado? Crianças com alguns meses de idade que morrem doentes, fumam maconha, tem relações sexuais, falam palavrões, roubam, matam, ao menos sabem fala? No caso delas, o castigo é devido ao quê?
Todos os seres humanos morrem. Fato! Ao invés de deus se ofender por que oferecem maconha a ele, ele poderia agir logo e mostrar curas pra todas as doenças que assola a humanidade! Ele vai ficar mais quanto tempo olhando inocentes e indefesos (e não maconheiros, homossexuais ou roqueiros) apodrecendo nos leitos de hospitais ou morrendo na fila de espera?
O caso do Titanic, é muito citado também. O idealizador do tão famoso navio, teria dito que nem deus o afundava. Como vocês devem saber, ele afundou. E esse naufrágio, resultou em um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos! Até hoje, quando alguém escuta Celine Dion, lembra do célebre casal de braços abertos na proa do navio. Interessante que não citam muito a parte que eles disputam pra quem escarra e cospe mais longe.
Bem, aqui reside mais um castigo, mais um prova que de deus não se zomba. Ao menos é isso que muitos falam.
Talvez seja desnecessário dizer que muitas embarcações já afundaram antes e depois do Titanic. Mas vale o lembrete. E me parece que o monumental navio afundou por causa de um “simpático” iceberg. Drummond teria dito que no meio do caminho tinha um iceberb, tinha um iceberg no meio do caminho.
Mais uma vez, deve ser mostrada a relação entre o insulto e o naufrágio.
O que me chama atenção, porém, é a injustiça contida na alegação que foi deus quem afundou o Titanic. Se apenas uma pessoa insultou deus, por muitos outros pagaram po isso? Se deus queria puní-lo, era só fazer ele ter um infarto e pronto! O que todas as outras pessoas tinham a ver com isso? E muito provavelmente, morreram sem saber disso. Pessoas pagarem com a vida pelo erro dos outros, é justo? Quando alguém me fala sobre isso, ela está de forma clara, chamando deus de injusto. Você já pensou que naquele navio haviam pessoas tementes a deus e que só queriam fazer uma viagem de férias, como lazer ou diversão?
O último caso, é o mais curioso. Uma mãe diz a sua filha que vai sair com amigos: vai com deus, filha! Esta, por sua vez, responde: só se ele for no porta malas, por aqui não cabe.
Final da história, todos os jovens morrem nesse acidente e apenas um bandeja de ovos no porta malas, ficou intacta. Coincidência?
Aqui, mais um vez só obrigado e fazer o que fiz nos outros casos já citados por mim. Ninguém vai duvidar que acidentes e mortes no trânsito, são algo tristemente muito comuns, certo? E se não me falha a memória, é uma das principais causas de morte no mundo. Ou seja, nos quatros cantos do mundo, casos de acidentes e mortes (de jovens, inclusive) são coisas que viraram rotina.
Mais uma vez devem nos fornecer a relação entre a piada da jovem e o acidente.
Vocês também podem comparar esse caso ao de Jhon Lennon. Deus se ofendeu tanto com isso? Ao ponto de acabar com a vida dos outros jovens também. Alguém pode me dizer que deus não fez nada, que quem causou a morte desses jovens foram eles mesmo. Bem, nesse caso, eu concordaria, e teríamos que exlcuir esse papo de castigo.
Outra coisa curiosa, é deus se preocupar com um bandeja de ovos. Ele iria fazer um bolo? E se apenas, o porta malas ficou salvo, isso significa que deus realmente ouviu e se sentiu ofendido com a piada da adolescente. Tanta coisa séria pra ser resolvidas nesse mundo, e deus se ofendendo com coisas tão fúteis!
Imagine o sofrimento dos pais desses jovens. Que deus de poderoso e amoroso é esse? Tudo bem que dizem que deus também é justiça. Justiça? Muitos cometem atos bem piores e não são punidos dessa forma. Enquantos outros pagam com sua vida pela má conduta de outros. Deus fica de braços cruzados olhando tudo. Isso é a justiça dele?
Mas zombar de deus não é algo fútil, afirmam! No entanto, muitos fazem bem pior que isso, e morrem idosos, gozando de conforto e sáude.
Acham que todas as pessoas generosas, todas as criaças, todas as famílias que tem suas vidas tiradas por um louco que vem na contra-mão, bêbado ou em alta velocidade, estão pagando por alguma zombação contra deus?
Portanto, nesses quatro casos, devem nos mostrar explicitamente e relação entre as alegações e as mortes (todos morrem, não?) dessas pessoas, e depois mostrar onde está a justiça e amor da parte de deus.

(Carlos Wilker)

Você Não Acredita em Ateus?

Já ouvi algumas pessoas falarem que não acreditam em ateus.
Vale notar que essa alegação é um paródia da tal comum alegação dos ateus que afirmam não acreditar em deus.
Muitos religiosos, insistem que não existe ninguém ninguém ateu, que todo mundo acredita em algo, que na hora da necessidade o ateu recorre a deus.
Primeiro, afirmar que não há ninguém que seja ateu, é uma afirmação que me parece sem nenhum sentido. Como alguém pode saber que não há ninguém que não acredite em deus? Por acaso, alguém conhece o que se passa na mente e na vida pessoal das pessoas? Muitos dizem que não sou ateu. Como eles sabem? Eles podem sondar meus sentimentos e meus pensamentos?
Eu poderia afirmar que não existem cristãos, muçulmanos, budistas, hinduístas, mas eu não seria tão infantil a tal ponto! Claro, pode ser que eu ou qualquer um desses que citei possam não mesmo acreditar naquilo que afirmam, mas como eu não tenho como saber, os defino assim. Segundo os dicionários que consultei, ateu é alguém que não crê na existência de deus ou deuses. Portanto, se alguém disser que não acredita em qualquer divindade, deve ser tido como ateu. Se ele não acredita mesmo, é outra história. Estamos apenas tratando de definições, classificações. Exemplos: alguém que tem a bíblia como referência e que diz crê e segue os ensinamentos de Jesus, obviamente deve ser classificado como cristão; alguém que diz que vai ao estádio torcer, que tem camisas e bandeiras do São Paulo, deve ser classificado como são paulino; alguém que defende e apoia o PT, será classificado como petista; Agora, se essas pessoas realmente acreditam naquilo que defendem e afirmam publicamente, é outra conversa. Como já disse antes, estamos falando apenas de classificações.
Classifico muitas como pessoas como atéias, assim como classifico muitos como muçulmanos, judeus, budistas, comunistas, socialistas, marxistas, etc.
Não faria o menor sentido eu dizer que não acredito em qualquer um desses ou muitos menos afirmar que nenhum desses existe! Pelo simples fato de eu não ter como saber disso.
Inúmeros religiosos dizem que todos nós acreditamos em algo. Concordo plenamente! Todos nós temos crença. Porém, NEM TODA CRENÇA É RELIGIOSA. Eu tenho muitas crenças, mas não tenho crença em divindades. E é justamente isso que me define como ateu. Eu poderia acreditar em ET’s (não acredito) e ainda sim, ser definido como ateu. Eu poderia acreditar que o mundo será melhor daqui a mil anos (também não acredito nisso), poderia acreditar em muitas outras coisas como essas. No entanto, ainda seria ateu. Só deixaria de ser um ateu quando passassse a acreditar na existência de divindades.
Outros afirmam que os ateus na hora da necessidade, clamam por deus. Eis mais uma coisa que eu não sei como eles sabem. Provavelmente, todos os dias morrem ateus no mundo e eu não sei se eles recorreram a deus quando se encontravam a beira da morte. Como eu poderia saber? Se eles clamaram por um deus, tem como eu saber se isso foi sincero? Teria como eu saber se aquilo foi mesmo uma manifestação de reconhecimento, de fé genuína? Claro que não!
Outra coisa que é importante salientar é que incontáveis ateus já estiveram em situações de grave risco e outros morreram. Todos clamaram por deus? Se todos esses manifestaram alguma fé ou temor a um deus, tem como eu ou qualquer outra pessoa saber?
Podemos levantar questionamentos semelhantes, mas citando cristãos como exemplos. Como eu posso saber que alguém realmente acredita que deus existe, que Jesus foi concebido sem um pai biológico, que existem seres espirituais nos rodeando e que existe um céu e um inferno nos aguardando?
Muitos que denominam cristãos já estiveram em situações de risco e outros morreram. Será que todos mantiveram a fé que afirmavam ter até a última hora? Será que eles, assim como os que estão vivos, nunca tiveram sérias dúvidas quanto a veracidade da bíblia? Existe um meio de saber quais as respostas pra essas perguntas? Sinceramente, se existe, desconheço.
Por último, vale lembrar que o fato de alguém clamar ou não, de afirmar que acredita ou não, é totalmente irrelevante pra questão principal: essas coisas existem realmente? Muitos adeptos de religiões clamaram por seus deuses em momentos críticos. Alguns clamam por Padre Cícero, Frei Damião, Nossa Senhora, etc. O fato dessas pessoas clamarem significa que essas divindades ou personalidades realmente ainda existem e podem intervir? Óbvio que não!
Clamar por um deus é uma coisa, ele existir é outra completamente diferente!
Rezar pra Frei Damião é uma coisa, ele poder fazer algo, é outra bem diferente.
Caso exista um deus, isso será independente de acreditarmos ou não. Da mesma forma, se ele não existir, mesmo que o mundo todo acredite e clame, ele ainda continuará inexistente.

(Carlos Wilker)

Onde Está o Livre Arbítrio das Vítimas?

Quando confrontados com a questão do sofrimento no mundo (mais conhecida como O Problema do Mal), muitos cristãos falam que o sofrimento existente no mundo é devido as escolhas que cada um faz, é fruto do livre arbítrio. Ou seja, o mundo tem tanto sofrimento por culpa dos seres humanos que são livre pra serem e agirem como quiser. Aqui já está implícito uma defesa à favor deus.
Eu já ouvi muito essa resposta. Mas não me parece nada satisfatória.
Vamos pegar os casos de violência, que ocorrem em quantidade alarmante todos os dias ao redor do mundo.
Suponhamos que cinco homens invadem a casa onde está uma mulher, e de forma humilhante e violenta, a estupram. Os cincos estupradores que tem o livre arbítrio, poderam escolher realizar tamanha crueldade. Da mesma forma, com seu livre arbítrio, ele poderiam ter escolhido não realizarem tal ato, certo? Agora eu pergunto: onde estava o livre arbítrio da mulher estuprada? Ela escolheu ser estuprada? Ela é culpada pelo que aconteceu a ela?
Nesse exato momento, eu posso escolher entre ficar aqui escrevendo esse ensaio ou ir na casa do vizinho, roubá-lo e matá-lo. Eu posso escolher, sou responsável pelos meus atos e palavras. E claro, aqueles que são vítimas também tem sua liberdade. Mas quando alguém é vítima de um crime, onde está seu livre arbítrio? Suponho que concordamos que foi violado, certo?
Acho complicado uma explicação que resolva de forma clara, justa e sem sofismas, de como o deus amoroso dos cristãos fica assistindo tais atos, onde obviamente as pessoas são inocentes, quando elas tem sua liberdada violada.
Os nazistas foram responsáveis pelo Holocausto. A Segunda Guerra Mundial, com certeza teve seus responsáveis. Milhões de pessoas foram mortas das mais horrendas formas! Elas foram culpadas? Elas escolheram passar por aquilo? Onde estava o livre arbítrio das mães e filhos jogados nas câmaras de gás? Onde estava o livre arbítrio dos que eram obrigados a trabalhar, até serem mortos? Onde estava o livre arbítrio das crianças de colo, que não sabiam nada sobre arianismo, nazismo, questões econômicas, deus, que não sabiam ao menos falar ainda?
A guerras tem seus arquitetos, obviamente. Cidades e capitais são bombardeadas. Entre os muitos que são alvo de armas de alto poder de destruição, estão pessoas que são contra as guerras, que tudo que querem é trabalhar e viver sua vida tranquilamente com sua família. No entanto, mísseis os fazem em pedaços.
Se alguém me perguntar quem são os culpados pelo sofrimento no mundo, eu responderia que a culpa é de muitos, mas não de todos. E os que não são culpados, são atingidos mesmo assim!
Quero deixar bem claro que estou falando sobre o sofrimento no mundo e seus responsáveis. Já que muitos dizem que é culpa dos seres humanos. Eu até concordo, em partes. Muitas coisas que nos acontecem, é de nossa responsabilidade. Em muitos outros casos, somos inocentes vítimas da liberdade de outros.

(Carlos Wilker)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Céu e o Inferno: um diálogo entre o pastor e a ovelha

Ovelha: pastor, há dez anos congrego nessa igreja. Me lembro como se tivesse sido hoje o dia em que me converti. Realmente foi uma decisão que mudou definitivamente a minha vida. Não me arrependo, aceitaria de novo Jesus com meu único senhor e salvador.

Pastor: Amém, irmão. Fico feliz em ouvi isso. Mas o que o traz aqui?
Ovelha: Bem, tenho uma dúvida há um certo tempo e queria ver se o pastor poderia me ajudar com ela.

Pastor: se eu puder ajudar, ajudarei. Caso não saiba como, vamos orar, buscar uma forma de resolver sua dúvida. Mas qual é sua dúvida?

Ovelha: pastor, nesses dez anos de membro tenho ouvido que existe vida após a morte e que uns irão pra o céu e outros irão pra o inferno.

Pastor: sim, é isso o que a palavra de Deus nos diz.

Ovelha: eu quero saber como é que a gente sabe que isso é verdade. Como sabemos que realmente há vida após a morte, imortalidade da alma, céu, inferno?

Pastor: bem, nós cremos na bíblia e é isso o que ela nos diz. Cremos que a bíblia é palavra infalível de Deus, portanto, mediante isso, temos plena convicção que isso é verdade. O irmão está com dúvidas quanto a isso?

Ovelha: sinceramente, tenho dúvidas sim. Justamente por isso estou aqui. Mas veja, o pastor disse que está escrito na bíblia e que nós cremos nisso, não foi?

Pastor: Isso.

Ovelha: mas não foi isso o que eu perguntei. Eu sei que está escrito na bíblia e que nós cremos.

Pastor: então, qual é sua dúvida?

Ovelha: minha dúvida é: como sabemos que o que a bíblia diz sobre isso é verdade? Entendeu?

Pastor: sim, entendi. Veja irmão, nós cristãos temos a bíblia como nosso guia de salvação. A bíblia não tem resposta pra tudo, como muitos pensam. Ela é um meio que Deus usou pra nos guiar a salvação. Nós acreditamos que estas coisas realmente são verdadeiras por que é isso que a bíblia diz. Isso é fé.

Ovelha: mas uma vez quero deixar claro que não estou perguntando o que a bíblia diz ou no que acreditamos, ok? A minha pergunta é sobre como sabemos que o que ela diz é verdade.

Pastor: eu já respondi abençoado.

Ovelha: o pastor disse que acreditamos, mas acreditar não significa que seja verdade. Por exemplo: alguns acreditam que após se destruírem e destruírem a outros com bombas, irão pra o paraíso se encontrar com 72 virgens. Mas o fato deles acreditarem, não significa de forma alguma que isso seja verdade.

Pastor: você acredita nessa história das 72 virgens?

Ovelha: não acredito. Mas isso não vem ao caso. Estou perguntando sobre vida após a morte, imortalidade, céu e inferno.

Pastor: irmão, quando nos convertemos a Jesus, aceitamos a bíblia como a verdade absoluta. Quando você aceitou Jesus há dez anos atrás, você morreu pra o mundo e agora vive segundo a palavra de Deus. Ou sejam, a bíblia. Um crente não tem que estar questionando Deus, questionando a bíblia. A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.

Ovelha: portanto, não temos como saber se estas coisas são reais e nos resta simplesmente acreditar?

Pastor: se acreditamos piamente que a bíblia é palavra de Deus, sabemos perante ela que essas coisas são reais.

Ovelha: acreditar em algo significa que esse algo é verdadeiro?
Pastor: não. Muitos acreditam em muitas coisas, mas isso não quer dizer que sejam verdades. Você mesmo citou um exemplo, lembra?

Ovelha: sim, lembro. Mas qual a diferença entre acreditar no céu e no inferno e acreditar na história das 72 virgens?

Pastor: por que a bíblia afirma existir céu e inferno. Ela não fala nada sobre se suicidar e levar inocentes consigo, e após isso ir pra o paraíso ser bonificado com 72 virgens. A bíblia condena isso!

Ovelha: no caso, a história do céu e do inferno é verdade por que está na bíblia? É isso?

Pastor: sim. E ela é a palavra de deus.

Ovelha: mas isso nos coloca em um círculo. Eu estou perguntando como podemos saber que o que está escrito na bíblia, sobre vida após a morte, imortalidade, céu e inferno, é verdade. O pastor disse que acreditamos, mas concordou comigo que acreditar não significa que exista. Não foi isso? Por que os que acreditam diferente de nós estão errados? Por que nossa crença é mais valiosa que a crença dos demais? Por que a nossas corresponde á realidade?

Pastor: pela bíblia, pela bíblia!

Ovelha: mas pastor, isso nos coloca de novo na estaca zero. Eu quero saber sobre a veracidade da bíblia quanto a isso.

Pastor: você dúvida que a bíblia não seja verdadeira? Tantas evidências históricas existem sobre suas afirmações. Até mesmo a ciência que tanto duvida dela, ao longo do tempo vai corroborando o que ela diz.

Ovelha: não estou falando sobre ciência nem sobre história! Céu e inferno são coisas que estão fora do alcance dos historiadores e cientistas. Por acaso, o pastor poderia fornecer evidências históricas ou científicas de que realmente existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno? Se o pastor tiver, resolverá minha dúvida. Se não tiver e disser que a bíblia diz e que nós acreditamos, mais uma vez voltaremos á conversa do início, e não resolveremos nada. Pelo contrário, aumentará minha dúvida.

Pastor: acreditamos pela fé. É isso que nos move, é isso que tem mantido o cristianismo vivo e forte até hoje; é isso que tem nos dado força pra superar todas as adversidades; é isso que nos levará a Deus; é isso: fé!

Ovelha: não estou falando sobre isso. E já expliquei várias vezes.

Pastor: o irmão tá querendo saber o que está além de nós. Isso cabe a Deus. Tem certas coisas que Deus nos revela, outras não. O que a bíblia nos diz já é o suficiente. Pra que saber mais? Eu sei que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Isso me basta.

Ovelha: então, os pastores e pregadores afirmam que existe vida após a morte, imortalidade, céu e inferno, mas não sabem se isso realmente é verdade? E se eles estiverem ensinando e pregando um equívoco? E se isso for apenas uma crença como todas as outras? O fato de estar escrito não significa que seja verdade. Até por que há outros livros tidos como sagrados. Inclusive, há bíblias com diferentes traduções, versões, quantidades de livros, etc.
Estamos afirmando sobre coisas que não sabemos? E se estivermos errados?

Pastor: o que perderíamos se estivéssemos errados? Vivemos uma vida saudável, amigável, sendo bons pais, bons filhos, bons esposos, não nos envolvemos com drogas, prostituição...

Ovelha: o que perderíamos? Isso significaria que mesmo sem querer enganos a muitas pessoas; que todas ela viveram uma ilusão. Todas elas disponibilizaram tempo, dinheiro, esforços físicos e mentais por uma ilusão, uma crença como qualquer outra. Mesmo que elas vivam bem, isso não deixaria de ser uma ilusão.

Pastor: você acha que a bíblia é uma ilusão? Você poderia provar que céu e inferno são ilusões?

Ovelha: não disse que a bíblia é uma ilusão. Eu disse que se estivermos errados, vivemos e induzimos os outros a viverem uma ilusão. Não, eu não provo que céu e inferno são ilusões. O pastor pode provar que o paraíso com as 72 virgens é uma ilusão?

Pastor: sim, mediante a bíblia.

Ovelha: Não vamos ficar andando em círculos, certo?

(Carlos Wilker)



16 Perguntas e 22 Desculpas

1. Como podemos saber que quem escreveu estava inspirado Por deus? Alguns falam que foram inspirados por deus por que alguns eram analfabetos. Quais são as evidências históricas que esses analfabetos escreveram textos tão complexos?

2. Por que há tantas religiões afirmando ser a verdadeira, cada uma com seu livro ou livros divinos, com seus grandes teólogos e filósofos, com suas evidências? Por que até mesmo dentro do cristianismo vemos tantas discordâncias, tantas diferenças, tantas interpretações da bíblia?


3. Como os demônios, sendo entidades espirituais, podem interagir com um corpo físico? Exemplo: dizem que ele quando se apodera de alguém, altera sua voz, aumenta sua força física, etc. Pra isso, ele teria que agir nos músculos do indivíduo. Como uma entidade desprovida de qualquer espécie de matéria pode fazer isso?

4. O espiritual é composto de quê?

5. Deus criou Lúcifer perfeito. Como um ser perfeito pode encontrar maldoso, orgulhoso e iniquo? Alguns alegam que ele tinha o livre arbítrio. Mas como um ser perfeito faz mau uso do seu livre arbítrio? Antes de Lúcifer ser criado, já havia maldade? Se não havia, como ela brotou de um ser perfeito, puro, que não foi influenciado por nada?

6. Por que deus não ajuda os inocentes que sofrem cruelmente? Plano? Que plano macabro é esse vindo de um deus perfeito em bondade? Livre arbítrio? Crianças que são estupradas, que morrem de fome ou com doenças, que são despedaçadas por tiros e mísseis escolheram isso pra elas? Culpa de outros seres humanos? Por que deus não faz nada pra proteger os inocentes desses seres humanos malvados? Se deus nos ama incondicionalmente, se está vendo toda a fome, doenças, guerras e injustiças matando os indefesos e inocentes, se é todo-poderoso e pode resolver isso, por que ele assim não o faz?


7. Os cristãos falam que orações são ouvidas e que milagres tem ocorrido. Por que vocês não oram pra acabar a fome? Por que vocês não oram pra que surja logo a cura da AIDS, antes que matem mais incontáveis seres humanos? Por que vocês não oram pra que cessem as guerras? Pra um ser todo-poderoso, isso seria muito fácil, não acha? Se deus abre portas de emprego, arranja boas esposas, cura doentes, por que ele não atenderia pedidos como esses?

8. Como seres espirituais, como deus e o diabo, podem ter pensamentos e sentimentos, se não tem corpo ou cérebro?

9. Quando oram pedindo algo a deus e são atendidos, testemunham que deus ouviu as orações. Quando oram e não são atendidos, alegam que deus fez como achou melhor e quis. Ou seja, se dor atendido, foi deus, se não for atendido, foi deus. Isso não é um critério ingênuo? Por exemplo: se eu orar a qualquer outra divindade e for atendido, direi que ela ouviu minha oração. Se não for atendido, direi que ela fez como achou melhor e quis. Isso é uma fuga, um truque, um meio infantil de ser ver as coisas! Explique como sabemos quando é deus, por gentileza.

10. Os cristãos afirmam com certeza absoluta que existe um céu esperando os salvos e um inferno esperando os condenados. Como vocês sabem que existem essas coisas? Ou vocês apenas creem? Bem, crê é totalmente diferente de saber. Se vocês afirmam com tanta certeza é por que devem ter alguma espécie de evidência. Que evidência é essa? Ou vocês afirmam algo que não tem nenhuma sustentação, além de acreditar em algo que tá escrito? E novamente, vale lembrar que algo não pode ser afirmado como verdade só por que tá escrito. Resumindo: como os cristãos SABEM que existem céu e inferno?

11. Se alguém for generoso, honesto, trabalhador, bom pai, bom filho, bom cônjuge, vai pro inferno se não aceitar Jesus? Entre budistas, ateus, judeus, muçulmanos, hindus e outros, existem pessoas de bom coração, generosas. Todas essas pessoas bondosas passarão a eternidade (ou não, isso varia por teólogo) no inferno?

12. Muitas coisas que acontecem são defendidos como milagres. Pra muitos, milagre é uma coisa que não se explica. Ou seja, explicam algo com alguma coisa que por definição não se explica. Isso ajuda em quê no esclarecimento de algo? Exemplo: alguém se levantou do necrotério. Milagre! Dizem os cristãos. Quando perguntamos sobre detalhes de tal milagre, dizem que não se explica, que é mistério, que não podemos entender deus. Não é melhor admitir que não sabe do que mascarar a ignorância com esse inútil jogo de palavras? Desde quando mistérios e coisas que incompreensíveis explicam algo? Existem tantas coisas na natureza que não sabemos explicar. Por que não admitir quando nos deparamos com umas? Exemplo: houve descobertas sobre o átomo que contradiziam toda a ciência, mas nenhum cientista gritou: milagre!

13. Alguns cristãos dizem que se tiverem errados, não perdem nada. Vejamos: pastores e padres, que pregam durante anos, e centenas ou até milhares se convertem através de sua pregação, que passam a viver de acordo coma bíblia, com o que o que foi pregado. Se estes pregadores estiverem errados, ele ensinaram uma ilusão a todas essas pessoas. Se estiverem errados, todas essas pessoas viveram um grande equívoco. Alguns podem dizer que são felizes assim, que passaram a viver melhor. Lógico, cada um é feliz como quer. Mas isso ainda continuaria sendo uma ilusão. Todas elas disponibilizaram esforços físicos e mentais, tempo, dinheiro e passaram a mesma mensagem a outros que também fizeram o mesmo e assim sucessivamente. Eu pergunto: se um pastor ou padre que levaram muitos a essa mudança de vida, estiverem errados, eles não perderam nada? A vida de inúmeras pessoas não é nada? Ensinar um equívoco como verdade incontestável, não é nada?

14. No céu, os salvos terão livre arbítrio? Se tiverem, poderão praticar o mal? Alguns dizem que lá teremos livre arbítrio, mas que não haverá nenhuma maldade. Se é assim, por que deus não criou o ser humano com livre arbítrio aqui na Terra pra que não pudesse existir tanta maldade e sofrimento?

15. Alguns dizem que herdamos o pecado de Adão e Eva. Que por isso sofremos. Pagamos pelos os erros dos outros? Se uma criança nasce aleijada, se mulheres sofrem durante o parto, é por que Eva vivia fofocando com uma cobra falante?

16. Se eu converso com um presbiteriano sobre a doutrina, os ensinamentos, usos e costumes de sua igreja, ele diz: é bíblico, leia a bíblia, ore pra que deus lhe revele, a bíblia é clara quanto a determinado assunto, não podemos nos apegar a textos isolados, há bons e aprofundados estudos bíblicos sobre isso, etc. Se converso com um adventista, um assembleiano, uma Testemunha-de-Jeová, católico, ou qualquer outra denominação cristã, todos dizem a mesma coisa! Por que existem tantas divergência teológicas entre os cristãos? Devemos guardar o sábado ou não? Predestinação ou o livre arbítrio? A trindade? Inferno eterno ou aniquilação total? Tal passagem deve ser entendida como literal ou simbólica? Qual a interpretação correta do livro do Apocalipse? Alguns falam que isso são coisas superficiais, que o que importa é aceitar Jesus como seu salvador. Mas esses são pontos que envolvem diretamente o que deus teria dito! O mesmo deus disse coisas controversas? Se todas essas igrejas servem ao mesmo deus, por que uma julga a outra como seita, como pessoas que distorcem a palavra, que pregam heresias, falsas doutrinas? Ou todas estão erradas ou apenas uma está certa. Qual?


22 DESCULPAS

Eis aqui uma pequena lista de respostas que já ouvi quando faço essas perguntas, e que pra mim não são respostas, são pregações, demonstração de ignorância sobre as mesmas. Portanto, se for pra responder assim, é melhor nem responder. Segue as respostas que mais ouço, e um breve comentário em vermelho.

1. EU CREIO.
Em nenhum momento perguntei se você crê. Eu sei que você crê. Ao menos é o que você diz.
2. TÁ ESCRITO NA BÍBLIA.
Não perguntei se tá escrito na bíblia. Eu sei que tá! Quero saber se o que tá escrito é verdade.
3. TIVE UMA EXPERIÊNCIA COM JESUS.
Não perguntei.
4. DEUS REVELA.
Não perguntei também.
5. NÃO PODEMOS ENTENDER OS PLANOS DE DEUS. DEUS É INFINITO E NÓS SOMOS LIMITADOS.
Bem, se não podemos entender os planos de deus por que somos limitados, você também não pode entender. Portanto, você fala e afirma muitas coisas sobre as quais nem você mesmo entende!
6. É PRECISO OS OLHOS ESPIRITUAIS PRA SE VER E ENTENDER ESTAS COISAS.
Os únicos olhos que conheço são materiais. Se existem olhos espirituais, me explique como eles são. Ou isso é apenas uma metáfora? Bem, se for, explique o que realmente ela significa.
7. A BÍBLIA JÁ ANUNCIAVA QUE HAVERIAM PESSOAS QUESTIONADORAS COMO VOCÊ.
Quem perguntou?
8. DEUS PODE TUDO, SABE TUDO. PRA DEUS NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL.
Não perguntei isso. Mas se antes de dizer isso, você explicar detalhadamente, de forma clara e acessível a qualquer um, dá par relevar. Caso contrário, isso não passa de pregação. Estou pedindo respostas, não oração ou coisa parecida.
9. VOCÊ É UM CEGO, REBELDE, PERTURBADO, ATRIBULADO, COITADO, LOUCO, ETC.
Se for pra fazer acusações, ofender ou fugir das respostas com agressões, é melhor admitir que não sabe responder. A maior prova de ingenuidade, falta de educação e burrice é não responder e se desviar da pergunta com qualquer tipo de agressão.

10. VOCÊ PRECISA VER TAL DOCUMENTÁRIO, PREGAÇÃO, FILME, LIVRO, ETC.
Ok. Agradeço as dicas. Mas se você já viu ou leu algo que responde a minha pergunta, então fale.

11. ACREDITO PELA FÉ.
Quem perguntou?
12. VOCÊ NÃO SABE EXPLICAR ISSO E AQUILO.
Em nenhum momento eu disse que sabia ou não explicar algo. Isso não tem nada a ver com o assunto. Estou apenas fazendo perguntas sobre sua fé, sobre o que você afirma ser a verdade absoluta. Não mude de assunto, responda as minhas perguntas.
13. VOCÊ PRECISA LER E ESTUDAR A BÍBLIA.
Vale lembrar que existem inúmeras pessoas que já estudaram a bíblia toda várias vezes e mesmo assim não são cristãs. Se você já fez isso, melhor ainda. Afinal, assim você terá conhecimento o suficiente pra responder as minhas questões.
14. A CIÊNCIA ERROU NISSO E NAQUILO, A CIÊNCIA ISSO E AQUILO.
Não estou aqui questionando se a ciência erra ou acerta, se errou ou acertou. Estou perguntando sobre a bíblia, sobre a fé cristã, o cristianismo.
15. UM GRANDE ESTUDIOSO (CIENTISTA, FILÓSOFO, HISTORIADOR, ETC.) ERA OU É CRISTÃO.
E daí? Quem perguntou? Da mesma forma existem grandes gênios do conhecimento que são judeus, ateus, muçulmanos, budistas, etc.
16. FULANO E CICRANO NÃO ACREDITAVAM NA BÍBLIA E DEPOIS SE CONVERTERAM. INCLUSIVE, FULANO ACEITOU JESUS COMO SALVADOR EM SEU LEITO DE MORTE.
E dái? Muitos morreram protestantes, católicos, judeus, muçulmanos, budistas, ateus. Não estou pedindo a biografia de ninguém.
17. JESUS TENHA PIEDADE DE VOCÊ.
Deixe pra pregar depois que responder minhas perguntas.
18. EU VOU ORAR POR VOCÊ.
Tudo bem, ore. Mas antes, responda minhas perguntas.
19. ATÉ MESMO OS DISCÍPULOS DUVIDARAM OU NÃO ENTENDERAM.
Pra você ver que até quem viveu naquele tempo teve problemas com tudo isso. Imagina dois mil anos depois! Bem, em todo caso, isso não tem nada a ver com minhas perguntas. Se acreditaram ou não, se entenderam ou não, problema deles!
20. JESUS MUDOU MINHA VIDA. EU TAMBÉM ERA ASSIM QUE NEM VOCÊ. EU TAMBÉM NÃO ACREDITAVA, DUVIDAVA.
Se você mudou é por que encontrou respostas. Bem, me mostre ás respostas pra essas perguntas e dúvidas que eu tenho.
21. VOCÊ FAZ ESSAS PERGUNTAS POR QUE É ATEU.
Quem falou em ateísmo aqui? Estou apenas fazendo perguntas que qualquer um poderia fazer.
22. NÃO ADIANTA RESPONDER, VOCÊ NÃO ACREDITA EM DEUS. PORTANTO, NÃO ACREDITARÁ EM NENHUMA RESPOSTA QUE EU FORNEÇA.
Inúmeras pessoas já mudaram de opinião e crenças. Me fornecendo boas respostas, por que isso não seria possível? Por que você já descarta a possibilidade de eu considerar boas respostas? Você só responde a alguém quando este alguém vai concordar com você?

(Carlos Wilker)

Experiência com Deus

Muitas pessoas me falam que não acredito em deus por que nunca tive uma experiência com ele. Essas pessoas me dizem que tiveram experiências com deus e que por isso acreditam e confiam nele. Algumas acrescentam que também não acreditavam ou que não davam importância pra deus, mas que após passarem por tal experiência, mudaram.
Quando eles me falam sobre essas experiências, sinceramente não vejo nada de diferente, nada de “anormal”, nada que me faça pensar ou ver que aquela experiência realmente foge a tudo que conhecemos e vemos. Apresentarei alguns exemplos de experiências que me relatam.
Umas das mais típicas histórias que ouço das pessoas é que quando estavam em apuros, recorreram a deus pela oração ou de outra forma, e ele as ajudou. Permitam-me citar e analisar três exemplos:
1. elas mesmo, um parente ou amigo se encontravam doente, elas oraram e deus interferiu. Pessoas que estavam a beira de morte, se reergueram.
Primeiro, é válido salientar que todos os dias, ao redor do mundo, pessoas que estavam a beira de morte, se erguem. Com ou sem oração, sendo cristãs, muçulmanas, atéias, budistas ou qualquer outra crença ou filosofia. Ou seja, isso é algo muito comum, não há nada de assombroso ou diferente nisso.
Segundo, muitas pessoas são alvos de oração, e mesmo assim pioram e morrem.
Veja que todos os dias morrem inúmeras pessoas pelas quais igrejas estão reunidas em oração. Eu vivi um caso desses quando meu filho foi alvo de orações de católicos e protestantes, no entanto, ele morreu.
Quando a pessoa alvo ad oração é salva, atribuem a deus. Quando a pessoa piora ou morre, alegam que deus faz como quer, que deus sabe o que é melhor e que não cabe a nós querer questionar ou mudar isso. Assim é muito fácil! Ora, se a pessoa reage ou não, deus ainda é creditado. Eu vou orar a outro deus qualquer, se for atendido, atribuo a ele, se não for, alego que ele faz como quer. Esse raciocínio é sem sentido. Sem falar que muitas pessoas se recuperam sem nenhuma oração, apenas com a medicina. Mas se alguém insiste que as orações podem muito em seus efeitos, penso gentilmente que orem pra que as crianças aidéticas e cancerígenas sejam curadas pelo todo-poderoso e bom deus. Isso pra ele com certeza é muito simples. Mas se não der certo, não me venha dizendo que deus faz como quer, por que você mesmo me disse que a oração pode muito em seus efeitos! Afinal, tenho certeza que se der certo, você vai atribuir a deus. Pode ou não? Se pode, ore por essas crianças.
2. Suas vidas estavam caóticas, afogadas de problemas financeiros. Mas deus mostrou uma saída
Problemas financeiros é algo extremamente comum em toda parte do globo. Isso não tem nada a ver com fé, deus, Jesus, Alah ou algo parecido. Primeiro, veja que muitas pessoas arrogantes e que não ajudam ninguém, são ricas, tem uma vida financeira muito organizada e instável. Por outro lado, pessoas boas e trabalhadoras (muitas vezes cristãs) não tem o mesmo conforto financeiro. Não me venham dizendo que dinheiro não traz felicidade, que muitos ricos são infelizes e que muitos pobres são felizes, pois isso não tem nada a ver com o assunto! Estamos falando de dinheiro mesmo!
Segundo, emprego estar ligado a regiões, capacidades ou outra questão social ou profissional. Muitos gostam de citar pessoas com formação acadêmica que são garis (gari não é profissão). Eu não conheço nenhum cardiologista, neurocirurgião, clínico geral, juiz de direito ou algum filho de deputado, varrendo rua! Vocês conhecem? Se vocês encontrarem, sabem muito bem se tratar de algo raro, digno de um Cid Moreira dizer: isso é um espanto!
Se uma porta de emprego que se abre é uma intervenção divina, por que tantas pessoas ricas com mais e mais portas de oportunidades se abrindo, enquanto pessoas necessitadas com todas as portas se fechando? Alguém poderá cometer a insanidade de dizer que é por que não buscam em deus. Todos esses ricões (que todos infelizes, né?) buscaram ou buscam a deus? Todas as pessoas necessitadas não buscaram por deus? E as crianças que são filhas desses desempregados, tem que crescer, aprender a falar e a conhecer as coisas pra buscarem a deus, pra que deus possas abrir as benditas portas?
Seja qual for a crença ou filosofia, todos os dias pessoas ficam desempregadas ou são empregas por todo mundo. Não há nada de extraordinário nisso.
E se por acaso, você conhecer médicos que estão desempregados, mande-os pra municípios com carência desses profissionais, que ao invés de deus, a prefeitura vão abrir portas de emprego.


3. Tinham problemas familiares ou amorosos, mas deus mostrou uma saída, colocou alguém em minha vida, de onde menos esperava a ajuda veio, etc.
Primeiro, quem nunca problemas familiares? Eu costumo dizer que onde tem seres humanos, tem diversos tipos de pessoas e que normal divergências, desonestidades, etc. Problemas com drogas e violência, são os mais comuns penso eu. Bem, esteve que vos escreve será um exemplo bem curioso: sou ateu, não uso nenhuma droga ilícita ou lícita e nunca agredi ninguém em minha família. Aliás, nunca briguei fisicamente com ninguém. Drogas? Eu poderia citar inúmeros exemplos de pessoas que não usam, de famílias que vivem bem, mesmo sem nenhuma fé posta em prática. Conheço pessoas que eram alcoólatras e que hoje são pessoas transformadas pelo A. A., outras deixaram por conta própria, como eu por exemplo. E mais um vez, repito: isso ocorreu e ocorre muito em todo mundo. Você encontrará espíritas, ateus, católicos, protestantes, budistas e muitos outros, que tinham problemas familiares relacionados com drogas e violência, e que hoje tem uma nova vida. Claro, seria melhor que isso ocorresse mais.
4. Eram infelizes, sem ânimo, sem expectativas, se sentiam vazias, faltava algo.
Aqui é algo mais complexo. Falar sobre a felicidade de alguém é querer descrever terrenos desconhecidos. As pessoas alegam que são felizes ou infelizes, mas como saber? Mesmo assim, vou tentar mostrar resumidamente meu ponto de vista sobre o tema aqui abordado.
Primeiro, as pessoas são felizes de diversas formas e o que faz algumas pessoas felizes não faz outras. Alguns são ou se tornaram felizes após se tornarem adeptas de um determinada crença religiosa, outras após terem o perdão de alguém, outras após abandonarem um vício, outras ficarem curadas de uma doença, outras após alcançarem uma meta. Ou seja, a felicidade não parece ser pra quem acredita em deus. Todos os que não acreditam são infelizes? Parece absurdo afirma isso.
Portanto, esses relatos parecem ser coisas que acontecem rotineiramente em todo mundo e entre diversos tipos de pessoas, crenças e filosofias. São coisas que podem facilmente serem explicadas sem recorrer a alguma intervenção divina, mesmo que esta exista. Mas a questão aqui não é a existência de deus e sim as experiências que as pessoas passam. Claro, uma experiência pessoal é algo muito poderoso que pode influencias a vida e as opiniões de alguém, e disso eu não posso duvidar nem ignorar com algo sem importância.
No entanto, não me parecem ser algo sobrenatural.

(Carlos Wilker)

Você Daria Seu Único Filho?

Num tom emotivo, muitos cristãos me fazem a seguinte pergunta: você daria seu único filho pra ser cuspido, zombado, chicoteado e morto por que não merece, por ladrões, assassinos, estupradores, traficantes?
Como fica claro, essa pergunta se baseia na história que deus enviou seu filho Jesus pra morrer por nós.
Eis minha resposta: sendo eu um ser limitado e frágil, jamais faria isso!
Fim de conversa? Não mesmo!
O deus bíblico é um ser limitado e frágil ou é um ser todo-poderoso e eterno?
Se eu tivesse os atributos que o deus da bíblia tem, não veria nenhuma dificuldade em enviar meu filho pra morrer por quem não merece.
O deus bíblico foi obrigado a dar seu filho como sacrifício ou ele poderia salvar os humanos de outras formas? Eu sendo esse deus, poderia oferecer salvação de inúmeras formas! Enviar meu filho pra ser crucificado seria apenas uma entre muitas opções a qual eu poderia recorrer.
O deus bíblico sabia que seu filho venceria a morte e ressuscitaria ao terceiro dia? Se sabia, a coisa fica mais simples ainda.
Qual a dificuldade em um ser todo-poderoso oferecer seu filho sabendo que este venceria todas as dificuldades e sairia vencedor e exaltados por muitos? Nenhuma! O criador de tudo que existe, iria se chocar com cuspidas, chicoteadas, zombarias?
Alguns fazem questão de enfatizar que Jesus foi cuspido, zombado, humilhado, ferido e mesmo assim perdoo seus agressores, os ama e os aceita. Aqui eu vejo dois pontos que merecem ser colocados:

1. Muitos seres humanos passam por isso e perdoaram e amam seus agressores. Exemplo: conheço uma mulher que foi espancada e humilhada durante décadas de casamento. Mesmo assim, ela sempre amou seu esposo, sempre o respeitou e o tratou bem. Após vários anos da morte dele, ainda hoje, ela fala diariamente nele, diz que sente saudades, que o ama e que ele foi e sempre será o único homem de sua vida. Com certeza você encontrará muitos casos semelhantes. Lembrando que ela foi ferida, expulsa de casa várias vezes, ele a perseguia com armas em punho, etc. Pra muitos, ela é uma pobre coitada, uma demente. Bem, não cabe aqui julgar a atitude dela, e sim, apenas mostrar que não é algo tão anormal ser espancado e humilhado, e mesmo assim, amar e perdoar seu agressor.

2. Jesus escolheu passar por isso! Ele passou por isso por livre e espontânea vontade! Alguns de forma radiante dirão que ele fez isso por amor. Não importa o porquê dele ter feito, o que importa é mostrar que ele escolheu passar por isso.

Agora, pense em mulheres que são estupradas, torturadas e mortas na frente de seu esposo. Isso sim me parece uma humilhação bem mais grave, e levando em conta que isso é feito na presença de seu esposo. Imagine a mente dessa mulher, imagine a mente de seu esposo que assiste isso.
Pense em uma virgem de 14 anos ou uma mulher grávida passando por algo parecido, imagine um homem trabalhador que após conseguir algum bem com muito suor, sendo roubado e morto em seguida...
Com um detalhe fundamental que você não pode esquecer: ELES NÃO ESCOLHERAM PASSAR POR ISSO.

Portanto, a humilhação e o sofrimento que Jesus passou não me comove mais que nenhum desses casos que citei a cima. Alguns dirão que é diferente por que ele fez isso por amor a quem não merece, pra nos salvar da condenação. Bem, isso parte de uma crença religiosa, que não vem ao caso nesse artigo.
E pra um ser um deus todo-poderoso, enviar seu filho pra passar o que Jesus passou, também não me parece nenhuma façanha.

(Carlos Wilker)


Possessão demoníaca

Quando veem pessoas drasticamente alteradas em seu comportamento, com aumento de força física e alteração na voz, muitos cristãos atribuem isso a uma possessão demoníaca. Acho essa conclusão um pouco apressada e que ignora muitas questões que devem ser colocadas e bem esclarecidas.

Primeiro, antes de atribuirmos esses casos a demônios, devemos antes de mais nada saber se realmente existem demônios. Por mais que estranho e misterioso que seja o comportamento de uma pessoa, não devemos de forma alguma atribuir a algo sem antes sabermos se esse “culpado” existe. Por exemplo: eu poderia atribuir um caso desses a um deus grego. Isso faria sentido? Faria, se eu primeiro mostrasse que tal deus grego existe e é capaz de se apoderar das pessoas e não é apenas uma crença, um mito.
Alguém poderia atribuir essas “possessões” a unicórnios, gnomos, fênix, duendes, saci, mula sem cabeça ou qualquer outra figura folclórica e mítica. Claro, alguém que fizer isso será motivo de zombação. Afinal, tudo indica que tais seres não existem, e mesmo se existissem, deveria ser mostrado que tais seres se apoderariam das pessoas. E se por acaso alguém mostrasse que algum ou alguns desses seres realmente existem e que são responsáveis pelas possessões até o momento atribuídas aos demônios? Ainda poderíamos zombar de tal indivíduo? Óbvio que não!

Outro exemplo pra ficar mais claro: o dono de uma loja me denuncia á polícia alegando que eu roubei seu estabelecimento e fornece imagens de uma câmera de vídeo que gravou minha ação. No entanto, frente ao delegado, alego que foi meu irmão gêmeo. Minha explicação faz sentido? Se eu realmente tiver um irmão gêmeo, faz. Mas pra atribuir o roubo a meu irmão gêmeo, devemos primeiro saber se o irmão gêmeo que eu alego ter, realmente existe, concorda?
Fazendo uma investigação, a polícia descobre que não tenho nenhum irmão gêmeo. Portanto, aquele homem nas imagens da câmera, era realmente eu.
Veja que minha defesa não fez sentido por que não tenho um irmão gêmeo. Como poderia culpar alguém que não existe pelo meu roubo?

As pessoas sempre me perguntam: como você explica alguém alterar a voz, ter uma força física anormal, mudar drasticamente o comportamento e proferir palavras que nunca sairia da sua boca estando ela bem? Bem, eu acho bem mais provável que se trate de algo relacionado ao cérebro. Até por que, sabemos que existem inúmeros casos semelhantes que estão relacionados a problemas psicológicos ou psiquiátricos. Portanto, numa escala de melhor explicação, coloco esta como a mais plausível. Enquanto aos demônios, não sabemos nem se existem. Então, como poderemos atribuir algo a eles sem antes sabermos se existem? Isso é sem sentido!

Segundo, considerando a possibilidade de tais casos serem mesmo provocados por demônios, surgem algumas perguntas: se demônios são seres espirituais, como podem interagir com o mundo físico? Como podem agir sobre os músculos de alguém, se são completamente desprovidos de qualquer partícula de matéria?
Você já deve ter assistido Gasparzinho, né? Já percebeu que ele atravessa paredes? E isso é pertinente, já que sendo ele um ser espiritual, não interage com o físico, ou seja, não se choca com as paredes. Claro, mesmo o Garpazinho apresenta algumas contradições: ele emite som e imagem, o que é estranho em se tratando de um ser imaterial. Sons são emitidos por meios materiais e cores, de alguma forma devem estar relacionada á matéria. Mas vamos deixar o fantasminha camarada de lado.
Nesse caso, se afirmam que os demônios estão por trás desse aumento de força física, dessa alteração de voz, devem fornecer uma boa explicação pra essas perguntas.
Alguns alegam se tratar de coisas espirituais, inexplicáveis, que só deus conhece, que não cabe a nós saber disso, que acreditam por que a bíblia relata, que é questão de fé, etc. Tudo isso passa longe de uma explicação.
Mas se alguém insistir com você que esses mantras explicam alguma coisa, diga que quem causa as possessões é um deus (invente um) e se pedirem explicações, forneça explicações parecidas: diga que é questão de fé, que só seu deus explica, que não cabe a nós sabermos disso, e por aí vai.

Portanto, pra sabermos que essas pessoas realmente estão, estiveram ou estarão possessas por demônios, devem percorrer o seguinte caminho:
1º) Demonstrar de alguma maneira que demônios realmente existem e que não são apenas crenças, mitos.
2º) Que podem realmente causar o que atribuem a eles. Afinal, eles podem existir e não serem os responsáveis por esses casos!
3º) Demonstrar que tal pessoa estar realmente possessa por demônios. Digo isso por que até mesmo os cristãos admitem que muitos casos não se tratam de possessões demoníacas.
Seguindo esses “três passos”, me parecerá racional acreditar piamente que existem possessões demoníacas. Caso contrário, me parece plausível colocar os demônios na mesma prateleira que os demais seres míticos e folclóricos.

(Carlos Wilker)